Páginas

segunda-feira, junho 27, 2011

O Militante

Se Lucky Luke tivesse existência real não duvido que seria militante do PSD!
Porque é generoso, dedicado e esforçado.
Porque não receia adversários, inimigos ou "amigos".
Leva a cabo as tarefas de que é incumbido, seja qual for o grau de dificuldade das mesmas ,sempre convicto de que está a trabalhar para a comunidade almejando o bem comum.
Tem inimigos tenazes, e perversos, mas consegue sempre vencê-los quer através da esperteza quer disparando mais rápido que a própria sombra.
Mas não tem sorte nenhuma.
As miúdas giras ficam para os outros, os cargos das suas "Daisy Town" ficam para os "amigos", e a recompensa é a satisfação do dever cumprido.
Até á próxima tarefa que lhe seja pedida.
Que cumprirá com a eficiência e dedicação habituais.
Sabendo que no fim da história ficará a falar sozinho na companhia do seu fiel Jolly Jumper.
Digam lá se não dava um típico militante do PSD?
Depois Falamos

17 comentários:

  1. Anónimo10:48 p.m.

    Prefiro comparar o militante do PSD à figura criada pelo Herman José, o "Zé Desgraçadinho". Porque é isso que dele fazem, de facto. Basta olhar o quadro de novos "ajudantes dos ministros", como diria Cavaco, e ver que os propostos pelo PSD são todos independentes. De duas uma: ou no PSD não há militantes competentes, ou se há os responsáveis não confiam neles. Andar anos a trabalhar para chegar à vitória, e depois constatar que os da casa não servem, é desmotivador...

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo:
    Eu sei que há quem critique esta maneira de pensar acusando-me de estar a defender "jobs for the boys".
    Não é nada disso.
    Embora ache que em igualdade de circunstâncias( competência por exemplo) deve ser dado o lugar ao militante e não ao independente.
    Vivemos num sistema de partidos e as coisas tem de ter lógica.
    Quando olho para um lote de 35 secretários de estado e constato que são 19 independentes,8 do PSD e 8 do CDS é evidente que algo não bate certo.
    Pelo menos para mim.
    Porque não sendo contra os independentes(embora não saiba muito bem o exacto significado do conceito)acho que tudo que é demais,ou de menos,é erro.
    E há demasiados independentes no governo e de menos militantes do PSD.

    ResponderEliminar
  3. Luisa Magalhães9:54 a.m.

    Caro Cirilo,
    O que penso é que há milhares de independentes neste país que são PSD sem cartão...
    Era preciso actualizar os cadernos_ ver-se-ia então quem são estes senhores.
    Tenho dificuldade em ver independentes como gente sem cartão de outro partido qualquer - todos eles fazem gala dos seus militantes e o seu período de ''recruta'' deixa-lhes marcas terríveis. A tal ponto que, se quisessem passar por independentes, nunca o conseguiriam.
    Estes independentes do governo, são ''nossos'', não duvido: só não possuem cartão, nem decoram cassettes...
    LM

    ResponderEliminar
  4. E o fim das histórias do Lucky Luck é sempre em direcção ao laranja.

    Quanto ao que diz tem razão, e já houve tempos em que os militantes 'fizeram greve' e foi o que se viu. Eu já tinha dito que havia veneno na CPN, e esse veneno é que traz os 'independentes' -«penso eu de que».

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1:29 p.m.

    Os partidos da forma como estão são um dos males deste país. Vá deitando "pãozinho nos grelos", porque os partidos tal como os conhece vão levar boia.
    Os independentes são o maior tesouro do Pedro Passos Coelho e um grande sinal ao país.
    Pena ter poupado nos ministros e abusado nos sec. estado.

    ResponderEliminar
  6. Cara Luisa:
    Há independentes que são "nossos" não duvido.
    Aqueles que colaboram com o partido e o apoiam no tempo em que estamos na oposição.~
    São os tais militantes sem cartão de que falas e de que ambos conhecemos vários exemplos.
    Depois há os outros.
    Os que só aparecem quando há poder para distribuir. E com esses não quero nada.
    Cara il:
    A minha amiga sabe sempre mais do que aquilo que diz. Nomeadamente sobre o tal "veneno".
    Caro Anónimo:
    Por muito que lhe custe são os partidos que disputam eleições e formam governos.
    Porque os independentes de que tanto gosta muitos deles nem eleições para o condominio ganhavam.
    O sinal que espero deste governo, em que votei e que apoio, é competência.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5:59 p.m.

    Surreal... o Lucky Luke militante do PSD... a mim parece-me que seriam mais os Dalton, o LUKE não seria como aqueles antigos ministros que presidem empresas, que ganharam contratos negociadosenquanto o mesmo era ministro (Ferreira do Amaral), o PSD e o PS são os principais responsavéis pelo estado do pais, a agricultura que foi destruida, as pescas no tempo do Sr. Presidente. Não se alguém do imaginário das histórias do Luke seriam os Dalton...

    Miguel

    ResponderEliminar
  8. Sabonetes pra Tosse10:57 p.m.

    Esta "gentinha" da politica, continuam a acreditar que o Pai Natal existe...
    Enfim,perdoai-lhes Senhor, eles continuam a não saber o que dizem...

    Amen !

    ResponderEliminar
  9. Caro Miguel:
    Nos partidos há um pouco de tudo.
    Lucky Luke,Daltons,Rantanplan,juiz Roy Bean,Calamity Jane,Ma Dalton,Jess Jamis,Billy the Kid,etc. Não podemos é mete-los a todos no mesmo saco.
    Caro Sabonetes:
    Nem vou comentar.
    Já agora use um verdeiro sabonete que é capaz de lhe dar jeito.

    ResponderEliminar
  10. Bem, este seu texto está mesmo muito bem apanhado!:)

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo10:59 a.m.

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:00 a.m.

    totalmente de acordo com o texto que traduz a realidade. Há gente no psd que não tem respeito nenhum pelos militantes do partido. Quando são precisos (para trabalharem e arrecadarem votos) são os melhores do mundo. Quando ganham eleições e se trata de escolher lugares parece que os militantes tem lepra! E quem o diz é o dr nogueira leite que parece já ter experimentado a receita. Quando era independente andavam com ele nas palminhas desde que se filiou puseram-no de lado. De facto para fazer politica e militar neste psd começa a ser preciso usar avental!! E não é por causa de algumas nódoas que por lá andam...

    ricardo barros (ainda militante)

    ResponderEliminar
  14. Fui sempre muito impressionado pelas semelhanças que aproximam o trabalho do militante e a actividade religiosa. Encontramos as mesmas atitudes psicológicas : espirito de sacrifício mas também intransigência , a mesma vontade de converter e espirito de submissão.

    O problema para os militantes é que acima deles existem sempre os Chefes. E que os Chefes não têm obrigatoriamente o mesmo estatuto. Nem as mesmas reacções! Nem exactamente o mesmo objectivo dos militantes.

    Os Chefes, qualquer que seja a sua sensibilidade política, nunca têm razão.

    E mesmo quando têm razão, os Chefes não têm razão, uma vez mais. A falta irreparável dos Chefes é ...de serem Chefes.

    Mesmo quando admitem que não têm razão, os Chefes não têm razão de o confessar.

    Os Chefes, personagens mais nefastos, nunca chegam atrasados, porque alguém não está apressado de os ver chegar.

    Enquanto houver Chefes, haverá a miséria da sedução e da manipulação. E enquanto houver pessoas para obedecer, haverá ... Chefes. Novos Chefes!

    E quanto mais se criticam os Chefes, mais eles se desagregam. Todas as ocasiões são boas para prejudicar os Chefes !

    Os Chefes que se derrubam, não fazem mais sombra no debate!

    Freitas Pereira

    ResponderEliminar
  15. Caro Ricardo Cândido:
    Obrigado. Ás vezes há determinadas situações que aguçam o engenho e a vontade de escrever. Mas este foi dos posts que escrevi sem alegria nenhuma.
    Caro Ricardo Barros:
    Vamos ter alguma esperança de que as coisas sejam melhores do que aqui e ali parecem.
    E deixe-se estar como militante que está bem. Apesar de tudo...
    Caro Freitas Pereira:
    Sobre "Chefes" só lhe digo uma coisa.
    Ser "Chefe" é fácil.
    Dificil é saber ser "Chefe".
    E nos partidos politicos quantas vezes o problema está aí.
    Quer nos "Chefes "Supremos" quer nas chefias intermédias.

    ResponderEliminar
  16. Gostei particularmente deste post...Divertido! E disse tudo!

    ResponderEliminar
  17. Cara Marisa:
    E bem preferia não ter de o escrever.
    MAs há silêncios que são quase cumplicidades

    ResponderEliminar