O caso é público !
Noticiado nos jornais,amplamente divulgado por mail,narrado em inúmeros blogues sob um sentimento comum de indignação.
Fernando Charrua,ex deputado do PSD e director de serviços dos Recursos Humanos da DREN,terá dito no gabinete de um colega uma piada sobre a licenciatura do primeiro ministro.
Denunciado pelo "colega", na melhor tradição pidesca,a´directora geral foi por esta de imediato suspenso de funções por ,na sua(dela) opinião, ter insultado sua excelência o primeiro ministro.
Nem no estado Novo !
Lembro-me,a idade já dá para isso,de nos ultimos anos do regime ditatorial circularem incontáveis anedotas acerca do almirante Américo Thomaz,e não me recordo de nenhum caso como este.
E se houve a comparação não é benéfica para o actual.
Pois o Fernando Charrua recorreu para o tribunal,ganhou como é evidente,e o Ministério numa pura acção de vingança cessou a sua requisição (estava desde 1988 na DREN) e mandou-o para a escola de origem.
Onde foi prontamente colocado na biblioteca.
O que me lembra qualquer coisa que não é chamada para esta postagem..
Em suma,no Portugal democrático pós Abril,continuam a existir portugueses punidos por delito de opinião,continua a existir censura á livre expressão.
Ninguém tem culpa que o caso da licenciatura do Sr Sócrates seja uma anedota nacional.
A não ser o próprio e a Universidade Independente.
Mais valia assumirem que precisavam do lugar para um pobre "boy" ou uma pobre "girl".
É muito preocupante que na vigência de um governo democráticamente eleito se assistam a aberrações destas perpetradas por gente que tem do poder uma concepção totalitária.
Ainda por cima com cobertura ao mais alto nivel do Estado e do PS.
Como o deputado e presidente da federação do PS/Porto Renato Sampaio.
Para ele,e para o PS até desmentido formal,é um "procedimento absolutamente normal" sanear pessoas por delito de opinião.
É preciso recuar ao PREC para encontrarmos,na esquerda totalitária,semelhante forma de pensar.
Coitado do ministro Mário Lino se um dia cai debaixo da tutela de gente desta...
Com aquele jeito tão próprio para ironizar acerca de inscrições na Ordem dos Engenheiros...vai passar mal !
Depois Falamos
Caro Luis:
ResponderEliminarEscusado será dizer que estamos totalmente de acordo com o seu post...
Aliás também nós já tinhamos comentado a mesma situação no nosso espaço, daí que nos escusámos a comentar mais...
Não vá a PS (Polícia Socrática) estar também a vigiar os blogs...
Como sou funcionário público - mas não dependo do mário lino - não posso comentar. Bem hajam!
ResponderEliminarA culpa é do Marques Mendes. Se soubesse fazer oposição, nada disto acontecia. Por exemplo, se o Menezes fosse lider do PSD a DREN não tinha coragem de chatear o Charrua. Ia ter medo da reacção fortíssima do lider da oposição. E posso dizer que mais ninguém seria capaz de meter a DREN na ordem
ResponderEliminarPodem ter a certeza que estão a ser observados e nem os anónimos estão a salvo, pois a polícia detecta o servidor de cada um de nós.
ResponderEliminarQuanto ao caso em questão, só há um comentário: e depois o 'tio' António é que era fascista...
Também me lembrei de alguém que foi colocado num arquivo, e mais não digo senão vou presa. Afinal não se elogiam mutuamente'
Pois, sobre isto, estou como o outro, que é como quem diz: depois falamos.
ResponderEliminarEssa do servidor é engraçada! Uma vez que tenho banda larga portátil, e sendo esta mais difícil de identificar, prefiro identificar-me por livre iniciativa.
ResponderEliminarE cá vai uma piada sobre o PM (ele que não venha cá processar-me, é que eu sou loira e também tive de aprender a lidar com anedotas!):
P: Se o Durão Barroso era o Cherne, o nosso PM que peixe é?
R: A pescada, porque antes de o ser já o era.
Hehe
Depois da piadinha sobre o título do senhor PM, vem a concordância com o tom deste post e a estupefacção perante tanta censura.
Segundo me pude aperceber, a malta do Gato Fedorento já fez um sem número de sketchs sobre o tema da licenciatura de Sócrates. E toda a gente se riu. Além de não terem sido sujeitos ao "controle" inquisitório (tanto quanto sei) prestam serviço público na televisão do Estado. Isto é estranho...
Das duas, uma, ou o Sr. Charrua já era "personna non grata" na DREN, ou então resta-nos esperar que se disponibilize um "Limoeiro" para lá meter os "Ricardos Araújo Pereira" deste país.
O Sr. Dr. Charrua devia estar a mais na DREN!!!
ResponderEliminarAinda por cima, já tinha sido deputado pelo PSD...
É preciso acrescentar mais alguma coisa?
Quanto aos "Gato Fedorento", ainda não foram calados porque dava muito nas vistas...o mesmo acontecendo com o "Contra Informação"...
Se se calassem certos ministros e políticos...isso é que era!
Por falar em políticos, alguém ouviu ontem o Paulo Portas???Isso é que é ser líder da oposição! Cuidado "Micro Machine" (leia-se Marques Mendes), que o seu partido está a perder protagonismo para o PP!!!
Está visto que o director da DREN é militante do PSD
ResponderEliminarpodia aprender a escrever... Socratezinhos não leva assento, como se sabe... Somente as três últimas sílabas podem levar assento. Enfim. São os ex-deputados que temos.
ResponderEliminarNaturalmente que a expressão "assento" era a gozar com próprio título do post... Na verdade, queria escrever acento :)
ResponderEliminar