Páginas

domingo, outubro 08, 2006

Guimarães 2012


A escolha,ontem anunciada pelo governo,de Guimarães para capital europeia da cultura em 2012,é um facto que deve merecer o justificado júbilo de todos os vimarnenses e ,mais ainda, de todos os portugueses que a Guimarães reconhecem um papel impar na história de Portugal.
Aqui nasceu D.Afonso Henriques,aqui nasceu Portugal !
É certo que a proposta ainda vai ser formulada junto do conselho de ministros da cultura,em Bruxelas,mas cabendo a Portugal escolher uma das duas cidades capitais europeias da cultura(a outra será eslovena) pode dar-se como facto consumado.
Guimarães é assim,depois de Lisboa e do Porto,a terceira cidade portuguesa a merecer tão relevante distinção,batendo as candidaturas de Coimbra e...Braga esperando-se,sinceramente,que tenha agentes politicos á altura da responsabilidade.
Importa apreender com outros municipios que ja tiveram essa distinção e pela lista que adiante se publica se vê que não falta por onde escolher:

1985- Atenas (Grécia)
1986- Florença (Itália)
1987- Amesterdão (Países Baixos)
1988- Berlim (Alemanha)
1989- Paris (França)
1990- Glasgow (Escócia/Reino Unido)
1991- Dublin (Irlanda)
1992- Madrid (Espanha)
1993- Antuérpia (Bélgica)
1994- Lisboa (Portugal)
1995- Luxemburgo (Luxemburgo)
1996- Copenhaga (Dinamarca)
1997- Salónica (Grécia)
1998- Estocolmo (Suécia)
1999- Weimar (Alemanha)
2000- Avinhão (França), Bergen (Noruega), Bolonha (Itália), Bruxelas (Bélgica), Helsínquia (Finlândia), Cracóvia (Polónia), Reykjavik (Islândia), Praga (República Checa), Santiago de Compostela (Espanha)
2001- Porto (Portugal), Roterdão (Países Baixos)
2002- Bruges (Bélgica), Salamanca (Espanha)
2003- Graz (Áustria)
2004- Génova (Itália), Lille (França)
2005- Cork (Irlanda)
2006- Patras (Grécia)
2007- Luxemburgo (Luxemburgo), Sibiu (Roménia)
2008- Liverpool (Reino Unido), Stavanger (Noruega)

E apreender tambem significa não repetir erros como ,por exemplo,no Porto 2001 com o seu principal equipamento cultural (Casa da Musica) a ficar pronto apenas em...2006 !
Guimarães 2012 deve ser um grande momento de unidade e exaltação de todos os vimaranenses.
As questões politicas tem palco próprio,ocasião oportuna,protagonistas conhecidos.
Devem ser derrimidas nos palcos e tempos próprios.
Ninguem compreenderia que á volta desta distinção se procurassem motivos e pretextos para combates politicos sem sentido e de resultado conhecido.
Transmitiria uma imagem de insustentável...parolice.
Depois Falamos

8 comentários:

  1. Como seria extraordinario que a noticia se confirmasse. E como seria excelente que todos os partidos politicos esquecessem durante um ano as divergências para se unirem na tarefa imensa que consiste em transmitir ao mundo ,através da cultura, uma outra imagem da nossa terra. Diferente daquela do futebol, que trouxe muitos estrangeiros a Portugal e consequentemente a Guimaraes, mas que foram embora sem saber que "Aqui nasceu Portugal", que Mario de Andrade foi o primeiro europeu a visitar o Tibete, que S.Francisco Xavier e os seus companheiros foram os primeiros europeus a chegar ao Japao, e os primeiros supliciados do Xogun de Nagasaky, que Vasco da Gama descobriu o primeiro, o caminho maritimo para a India, que em Malaca, Macau e Goa ainda soa o nome de Portugal, sem falar da Africa, das Molucas, de Timor e da China.
    Que os Portugueses nao sejam so conhecidos como bons trabalhadores no estrangeiro, mas que alguns foram Prémios Nobel em Portugal. Enfim, que se aproveite esta oportunidade para que todos saibam a través da Televisao, que Portugal é um pais independente desde hà muitos séculos, e que as televisoes estrangeiras devem aprender a delimitar bem a fronteira de Portugal no mapa quando falam da Espanha.
    Que "Os Maias" ,agora traduzido, que amigos meus no estrangeiro apreciaram muitissimo, Eça, assim como Pessoa nao sao os unicos escritores de génio Portugueses.
    Em 40 anos de viagem profissional no mundo inteiro, depois de ter explicado um pouco da Historia do meu pais, a reacçao era sempre a mesma: "Ma

    ResponderEliminar
  2. Como seria extraordinario que a noticia se confirmasse. E como seria excelente que todos os partidos politicos esquecessem durante um ano as divergências para se unirem na tarefa imensa que consiste em transmitir ao mundo ,através da cultura, uma outra imagem da nossa terra. Diferente daquela do futebol, que trouxe muitos estrangeiros a Portugal e consequentemente a Guimaraes, mas que foram embora sem saber que "Aqui nasceu Portugal", que Mario de Andrade foi o primeiro europeu a visitar o Tibete, que S.Francisco Xavier e os seus companheiros foram os primeiros europeus a chegar ao Japao, e os primeiros supliciados do Xogun de Nagasaky, que Vasco da Gama descobriu o primeiro, o caminho maritimo para a India, que em Malaca, Macau e Goa ainda soa o nome de Portugal, sem falar da Africa, das Molucas, de Timor e da China.
    Que os Portugueses nao sejam so conhecidos como bons trabalhadores no estrangeiro, mas que alguns foram Prémios Nobel em Portugal. Enfim, que se aproveite esta oportunidade para que todos saibam a través da Televisao, que Portugal é um pais independente desde hà muitos séculos, e que as televisoes estrangeiras devem aprender a delimitar bem a fronteira de Portugal no mapa quando falam da Espanha.
    Que "Os Maias" ,agora traduzido, que amigos meus no estrangeiro apreciaram muitissimo, Eça, assim como Pessoa nao sao os unicos escritores de génio Portugueses.
    Em 40 anos de viagem profissional no mundo inteiro, depois de ter explicado um pouco da Historia do meu pais, a reacçao era sempre a mesma: "Ma

    ResponderEliminar
  3. "Mas porque é que os Portugueses nao fazem melhor conhecer esse pequenino pais que tem uma Historia assim tao grande?"

    Enfim, pretendo que todos os partidos politicos portugueses nao sao demais para aproveitar devidamenet esta oportunidade..eventual.

    ResponderEliminar
  4. Grande notícia! Confesso que ficou pasmado quando a vi num escaparate de jornais. É uma oportunidade de uma vida: espero que os Vimaranenses estejam à altura das gestas do passado e que a agarrem com ambas as mãos. Viva Guimarães!

    ResponderEliminar
  5. Vamos lá a ver se pelo menos aqui o meu comentário, a minha antevisão de algo desagradável, não é removida, ou não aceite, apenas por não ser da "corrente" do rumo que esta cidade está a tomar.

    Não sou Vimaranense. Sou Portuense de nascença e sou cidadão do Mundo desde sempre.

    O que eu antevejo, para esta Cidade que tem de facto alguns encantos, é que se torne apenas numa Capital da Pedra tal irracional caminhada que está a ser imprimida a esta Cidade.

    O Toural, como o vemos hoje, com jardins que propiciam aos seus visitantes sombras acolhedoras e reconfortantes, passará a ser apenas um Jardim de Pedra onde estar será um martírio!

    O Jardim da Alameda de Resistência ao Fascismo, que resistiu ao dito regime pouco democrático, tombará aos pés aos Arquitectos e Arquitectas ávidos(as) de protagonismo e tornar-se-á também um explendoroso Jardim de Pedra.

    O Jardim do Campo da Feira, aos pés da Igreja de S. Gualter, passará também a fornecer ao visitante uma pedra para andar e outra para se assentar e talvez uma para se abrigar.

    A Alameda da Muralha, já é um Caminho de Pedra onde custa calcorrear aqueles espaços.

    A Avenida D. João IV, onde outrora dáva gosto percorrer aquela avenida pelas sombras sumptuosas que conferiam ao local um ar aconchegador, é hoje uma rua despida de sombras onde o seu percurso se tornou doloroso.

    O Centro Histórico, por força das imposições absurdas impostas, a troco não se sabe de quê, está cada vez mais despido de Gente. Correm com os residentes a troco de uns comerciantes.

    É! Capital Europeia da Cultura!!!

    Capital Europeia da Pedra, despida de Gentes e de Vida.

    Para alguns, apenas interessa as aparências, as fachadas mais ou menos ajeitadinhas, mesmo que lá dentro não hajam condições de habitabilidade e muito menos Condições de Vida!!!

    Impõem-se o ruido nocturno dos bares e discotecas, impõem-se a violência gratuita das ruas desertas noite dentro por falta de residentes.

    É! É esta a Capital Europeia da Cultura que gente sem dois dedos de testa vai deixar aos filhos desta cidade.

    E ninguém faz nada!!!

    E ninguém diz Nada!!!

    Incrivel como podemos seguir caminho como se não fosse nada connosco!!!

    Fiquem bem!

    Fiquem com a Capital da Pedra que está para chegar em 2012.

    Lá para 2015 ou 2020 virá outra governação para esbanjar os nossos recursos financeiros para reparar os erros do passado!!!

    Pelo menos assim o espero!!!

    Não sei se serei vivo, mas...

    JG

    ResponderEliminar
  6. Caro JG:
    Achei curioso o facto de ter comentado um post que escrevi vai para quatro anos.
    Num tempo em que a CEC 2012 era apenas uma ideia que se projectava no tempo.
    Quatro anos passados devo dizer-lhe que estou muito de acordo co o que escreveu.
    Porque a "Pedra"domina e porque as pessoas vão faltando.
    Nomeadamente nos espaços que refere.
    A que acresce uma outra circunstância:
    Duvido que os equipamentos,pelo menos parte deles,estejam prontos em 2012.
    Oxalá me engane.

    ResponderEliminar
  7. Caro Luis Cirílo,

    Não queria voltar ao tema!

    No fundo, não é a minha Terra!

    Nem sei mesmo se estarei aqui quando esta Inauguração for presente!

    Comentei quatro anos depois, mas não com atraso!

    Apenas o fiz públicamente quatro anos depois porque há gente que se recusou ver atempadamente o Futuro, num Passado não muito distante.

    Há cidadãos que apenas com os factos consumados se apercebem da gravidade desses mesmos actos.

    Não estão ainda todos consumados!

    Se-lo-ão todos consumados?

    Não sei!

    Só acredito ser lamentável o que cetros "técnicos", ditos superiores, se arrogam no direito de fazer colocando em causa os próprios direitos dos cidadãos!

    Esbanjam-se recursos financeiros imensos a troco de umas reportagens televisivas, de uns segundos de falsa fama!!!

    Pena que não possam ser devidamente responsabilizados por esses erros, que considero grosseiros!

    Mas como lhe disse, Caro Luis Cirilo, não sou de cá!!!

    Estou apenas de passagem e com outro destino em mente. Bem longe daqui, que francamente, já me repugna!!!

    Desculpe o desabafo mas...

    JG

    ResponderEliminar
  8. Caro JG:
    Já tive oportunidade de escrever que estava muito de acordo consigo.
    Estava e continuo a estar.
    Mas também eu tenho duvidas onde estarei nessa altura.
    Porque sendo vimaranense, e gostando imenso da minha Terra, cada vez acho mais que nalguns aspectos é uma "Causa" que deixou de valer a pena.
    Mas isso era conversa que nos levava mais longe do que um comentário deste género permite.

    ResponderEliminar