Páginas

Cobardia

Pedir desculpa por dizer a verdade?
Ou um homem deve ter vergonha e pedir desculpa por dizer que não casava com outro homem?
A atitude do JAC foi um acto de cobardia perante as agendas LGBTI cujo peso na comunicação social é desmesurado face ao que são as suas realidades e a sua importância.
Mais que não seja estatística.
Mas nesta matéria concordo com ele numa coisa sem jamais pedir desculpa por ela.
Também não casava com o Miss/ Mister Portugal.
Livra!
Depois Falamos.

https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/jose-alberto-carvalho-pede-desculpa-por-atitude-irrefletida-durante-rubrica-de-comentario-de-miguel-sousa-tavares?fbclid=IwAR2KTNoucgCBVL5SZ9M6cT3MWap46MTgei6g3K_ptA45i_fvTO7jbxU40Zk

segunda-feira, outubro 30, 2023

Bola de Ouro

Messi não merecia.Não merecia esta Bola de Ouro e menos ainda a sua brilhantissima carreira merecia que a FIFA e France Football desvirtuassem completamente o sentido do prémio numa obsessão que apenas interesses comerciais explicam em lhe dar sucessivas Bolas de Ouro.
Porque das oito Messi mereceu, sem qualquer dúvida, cinco mas as três restantes foram benesses de quem atribui o prémio.
Porque com justiça teriam sido ganhas uma por Cristiano Ronaldo e outra por Lewandoski e a deste ano só podia ser ganha por Haaland face à extraordinária época que fez.
Messi ganhou o Mundial, é verdade, mas o troféu não é suposto premiar quem ganha mundiais mas sim quem faz a melhor época.
E Messi não integrou o onze do ano na Liga francesa, nem na Liga dos Campeões e nos Estados Unidos fez um percurso discreto com a sua equipa a classificar-se em décimo quarto lugar na MLS.
Lionel Messi ficará na História do futebol por ter sido um dos mais extraordinários jogadores de sempre mas não pelas Bolas de Ouro.
Porque tendo vencido justamente cinco, mas tendo-lhe sido dadas três, elas graças à FIFA e ao France Football correm o risco de serem mais cadastro que curriculo no seu brilhante palmarés.
De resto quando em 2017 a Bola de Ouro foi dada a Modric e não a Messi ou Ronaldo, e qualquer um deles a teria merecido amplamente, isso foi o seu canto de cisne.
A partir daí não é um prémio mas sim uma encomenda.
Paz à sua alma.
Depois Falamos.

domingo, outubro 29, 2023

Canalha

Este canalha trocou valores,princÍpios,sentido de Estado e património histórico do PSOE pela manutenção no poder a qualquer preço.
Negociando com herdeiros da ETA que nunca se demarcaram dos crimes do grupo terrorista, prometendo a amnistia a criminosos catalaes, abrindo a possibilidade de um referendo ( que a Constituição espanhola não permite) sobre a independeência da Catalunha, integrando no futuro governo defensores do Hamas e anti sionistas primários que odeiam Israel.
Tal como os seus camaradas do lado de cá da fronteira vale tudo para ter poder.
Ainda que seja com o apoio de quem defende o terrorismo, pratica crimes e põe em causa a unidade do seu país.
Próprio de um sujeito amoral e que acha que o fim justifica todos os meios.
Um sujeito asqueroso e um perigo para a democracia e para Espanha.
Como infelizmente a História rapidamente se encarregará de demonstrar.
Basta conhecer as razões que em 1936 despoleratam a Guerra Civil.
Depois Falamos.


https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/primeiro-ministro-espanhol-defende-aprovacao-de-lei-de-amnistia-na-catalunha

sábado, outubro 28, 2023

Excelente

Quem hoje em tarde de invernia e com aviso laranja em termos de mau tempo decidiu ir ao D. Afonso Henriques de certeza que tomou uma excelente decisão.
Porque assistiu à melhor exibição do Vitória desta época e, arrisco dize-lo, dos últimos dois ou três anos.
Uma primeira parte demolidora fazendo três golos e desperdiçando outros tantos com base numa excelente exibição individual e colectiva que entusiasmou os adeptos.
Futebol de primeira água.
Na segunda parte com o triunfo garantido e o adversário em inferioridade numérica o Vitória geriu o jogo sem problemas fazendo mais dois golos como podia ter feito três ou quatro.
Com os mesmos jogadores desde o início de época ( apenas Ricardo Mangas é trunfo recente depois de superada a lesão) a verdade é que a equipa joga agora bem melhor.
Mérito indiscutível de Alvaro Pacheco.
Destaques individuais?
Jota Silva em grande forma e que é uma autêntica gazua a abrir defesas, Tomás Handel que recuperados os índices físicos dá imensa classe ao meio campo na posse e circulação de bola, Bruno Gaspar livre de lesões e a jogar ao seu melhor nível dando enorme profundidade ao flanco direito e Jorge Fernandes muito seguro a defender e integrando-se bastas vezes no ataque.
Mas a equipa vale essencialmente como...equipa.
Creio que estamos no bom caminho e a disputar os primeiros lugares.
Que tem de ser sempre o nosso objectivo.
Fábio Verissímo fez um bom trabalho sem margem para reparos.
Depois Falamos.

sexta-feira, outubro 27, 2023

Interessante

O jogo de amanhã , entre Vitória e Chaves, tem tudo para ser muito interessante.
O Vitória está num bom de momento de forma demonstrado pelas duas vitórias nas jornadas anteriores sobre Estoril e Famalicão e pelo cumprimento da sua obrigação na Taça vencendo o Moncarapachense e apurando-se para a próxima eliminatória da Taça de Portugal.
Regista ainda a curiosidade de ser a estreia de Álvaro Pacheco no D. Afonso Henriques como treinador do Vitória.
O Chaves depois de um mau início de campeonato, com cinco derrotas consecutivas, mudou de treinador e consequentemente parece ter mudado também de vida com um empate e duas vitória nas três últimas jornadas.
É certo que na Taça teve um insucesso ao ser eliminado pelo Canelas mas não é isso que ensombra a sua trajectória ascendente.
Regista também a curiosidade de ser a primeira visita de Moreno Teixeira ao estádio D. Afonso Henriques como treinador da equipa visitante depois de a sua ainda curta carreira de treinador ter sido feita toda ela ao serviço do Vitória.
Estão pois reunidos os consimento para um bom jogo entre dois clubes que mantém desde sempre um excelente relacionamento extensível aos respectivos adeptos.
Resultado?
Acredito no triunfo do Vitória que tem melhores jogadores e melhor equipa.
Mas tem de o provar em campo nunca esquecendo que o treinador adversário conhece muito bem a equipa que treinou a época passada e até à primeira jornada desta.
Depois Falamos.

Em tempo: A nomeação do árbitro Fábio Verissimo e do VAR Hugo Miguel podem bem ser dificuldades acrescidas para o Vitória face ao que tem sido ao longo dos anos as actuações em jogos do clube. 
Esperemos que não mas é melhor a equipa estar preparada para isso também.

"Indústria"

Jorge Fernandes não é seguramente um dos melhores centrais da nossa História ao nível de Joaquim Jorge, Manuel Pinto, Geromel ou Rui Rodrigues.
Mas está muito longe de ser tão mau como uma "indústria de arraso" típica de alguns adeptos vitorianos quer fazer crer.
É um excelente profissional, que dá tudo em campo, e cujas exibições tem de ser analisadas de forma mais consistente do que o golpe de vista proporciona.
E estas duas estatísticas ajudam a compreender a realidade.
É o jogador do campeonato que mais duelos aéreos ganhou e o terceiro em duelos individuais ganhos.
O que para um defesa é excelente.
E contribui, seguramente, para que o Vitória seja com dez golos a quarta defesa menos batida do campeonato atrás do Porto (6) , Casa Pia, Sporting e Benfica (7) e Famalicão ( 8 ).
E não fora aquela noite desastrada na Luz e os números seriam ainda melhores.
E eles, números, não mentem!
Depois Falamos.

"Coincidências"

Três jogos de castigo por um cartão vermelho directo não é comum no futebol português.
Normalmente é um jogo sendo muito raro castigo superior. 
Mas o douto conselho de disciplina descobriu um empurrão ao árbitro (se calhar foi o vento...) que valeu os dois jogos a mais e Tiago Silva foi punido com três jogos. 
Que abrangem as partidas com Chaves, Moreirense e...Porto. 
Adoro estas " coincidências" tão típicas do nosso futebol.
Depois Falamos.

Em tempo: Não estou nada preocupado com a ausência porque no meio campo não faltam boas soluções ao Vitória. Mas não deixo de registar mais esta "coincidência" que nos tocou em sorte. De há muito que para o Vitória há regulamentos especiais tipo fatos à medida.

ZeroZero

Já por várias vezes escrevi o quanto aprecio alguns programas do Canal 11.
Especialmente o "Cândido on Tour", "O Sagrado Balneário" e o " Futebol Total" embora este último me pareça aqui e ali a ficar cada vez mais com umas colorações comuns noutras televisões e que não existiam tempos atrás.
Ainda assim vejo com gosto especialmente quando participam o Cândido Costa e o Flávio Meireles.
Ontem o primeiro não esteve mas o segundo sim e o programa contou com a participação como convidado do director do zerozero.pt Luís Paulo Rodrigues a propósito dos vinte anos da plataforma zerozero.pt.
Foi uma conversa muito interessante na qual ficou bem claro o papel que o zerozero representa hoje no contexto da informação desportiva quer na vertente jornalística quer com a sua fantástica base de dados que é de consulta obrigatória não só para todos os profissionais de informação desportiva como também por toda a gente que se interessa por futebol e não só.
E por isso os muitos milhões de consultas anuais que regista.
Por mim espectador do programa e colaborador há uns dez anos do zerozero.pt, quer com artigos de opinião quer no inovador programa" 4àGrande" onde tem assento comentadores do Vitória, Boavista e Braga, gostei de ver um canal televisivo de que sou seguidor dar o merecido destaque a uma plataforma da qual me orgulho de ser colaborador.
Um está de parabéns pelos vinte anos de actividade e o outro por olhar a realidade com olhos de ver e não com as palas comuns noutros canais televisivos.
Depois Falamos.

2 Factos e 1 Dúvida

Factos são factos!
Em 7 de Outubro de 2023 o movimento terrorista Hamas entrou em Israel e assassinou, torturou, violou, degolou, queimou, mais de mil cidadãos civis (homens , mulheres e crianças) em suas casas, em festas onde se encontravam, num festival de música , nas ruas, fosse onde fosse.
Uma barbárie e um terror inenarráveis e que apenas podem merecer a mais severa condenação por parte de todos quantos respeitam a vida humana.
É um facto.
No parlamento europeu foi apresentada uma moção de condenação dos crimes do Hamas.
500 eurodeputados votaram favoravelmente a moção
24 abstiveram-se como se na condenação de crimes houvesse lugar a abstenções.
E 21 votaram contra recusando-se assim a condenar os crimes dos terroristas tornando-se cúmplices morais da barbárie. 
É outro facto.
Entre os que cometeram essa infâmia estava, por ordem do PCP que lá nada se faz sem ordem do Comité Central, o eurodeputado João Pimenta Lopes.
Um biólogo que deve respeitar mais outras formas de vida que a humana!
A duvida é como será possível em futuros actos eleitorais um eleitor português votar num partido que se recusa a condenar os crimes horrendos do Hamas.
Eu sei que há gente capaz de tudo e este voto do eurodeputado é a prova disso.
Espero é que sejam cada vez menos até este vestígio anacrónico de ideologias anteriores à queda do Muro de Berlim desaparecer de parlamentos democráticos por manifesta desadequação com a realidade dos tempos.
Depois Falamos.

Escola

Que o Hamas é o sucessor das SS nazis não há dúvida.
São tão bárbaros e genocidas como eles e ainda refinaram algumas das patifarias.
Que o cabo austriaco deixou escola nos dirigentes do Hamas também não porque tal como ele também estes terroristas tem como objectivo último exterminarem o povo judeu.
Ou como dizem os dirigentes do grupo terrorista " a guerra só acaba quando o último judeu for atirado ao mar".
Mas a relativa novidade está em que os esquerdistas, e alguns que sendo do centro e da direita tem complexos de esquerda, perfilham desse fanático anti semitismo e juntam-se por acção uns e por omissão outros no apoio aos terroristas.
E se na esquerda radical e extrema esquerda isso não admira, porque sempre preferiram ditaduras e regimes medievais a paises democráticos como Israel, já nos que na área democrática estão contra Israel e portanto a favor do Hamas (face ao terrorismo não há meio termo ou se é a favor ou se é contra) há que lhes lembrar que nos anos 30 do século passado também havia os que vitoriavam Chamberlain pelo acordo de Munique e criticavam Churchill pela sua posição firme contra qualquer entendimento e qualquer tolerância face ao ditador e às suas posições belicistas.
No fim viu-se quem tinha razão.
Depois Falamos.

Champions II

Com o devido respeito pela Matemática, que no fim tem sempre razão, parece-me que tal como Benfica e Braga tem nela a derradeira esperança o Porto terá nela o maior obstáculo para não se considerar já apurado para a fase seguinte.
É certo que perdeu em casa com o adversário mais forte do grupo mas tendo ido ganhar aos dois mais fracos terá no Dragão todas as possibilidades de resolver o apuramento sem problemas de maior.
Hoje em Antuérpia esteve a perder mas depois esmagou.
A Liga dos Campeões é assim o que conta são os pontos e não as declarações de intenções repletas de boa vontade.
Depois Falamos.

Partidarite

Já se sabe que o ministro João Cravinho não tem pingo de vergonha porque caso contrário já há muito se teria demitido face ao que aconteceu no ministério da Defesa no tempo em que era ministro da pasta. Mas esta vergonhosa posição não é só dele mas sim de todo o governo português liderado ao que dizem por António Costa.
E ao manifestarem apoio a um Guterres completamente desacreditado fazem-no por uma questão de solidariedade partidária que contraria por completo o que até aqui vinha sendo defendido por Portugal e continua a ser defendido pela União Europeia ,pelos Estados Unidos e por muitas dezenas de países. Uma posição que envergonha Portugal e indigna todos quantos se horrorizam com as barbaridades do Hamas.
Mas para estes pequenos homens, Costa, Cravinho e afins, o partido está primeiro que o país.
Sempre esteve.
Afinal é o partido que lhes garante o sustento.
Depois Falamos.

Em tempo: Percebe-se cada vez melhor que não convidaram o fóssil ideológico e cadastrado que preside ao Brasil para vir ao 25 de Abril por acaso. Nesta, e suspeito que noutras matérias, pensam como ele! São vinho da mesma pipa.

Burro

O Ten Hag  e não só...
Depois Falamos.

https://www.ojogo.pt/82837975/cristiano-ronaldo-continua-a-marcar-e-a-fazer-ten-hag-parecer-ainda-mais-burro/

quarta-feira, outubro 25, 2023

Taça

Vitória- Lank Vilaverdense.
É evidentemente um bom sorteio sem esquecer que eliminaram o Farense.
Agora há que o comprovar no relvado e seguir em frente.
Depois Falamos.

Fraco

O Carlos Abreu Amorim tem toda a razão quando escreve que António Guterres não é a favor nem contra Israel mas apenas um ser fraco, volúvel e permeável a pressões.
Como o Luís Paixão Martins também tem toda a razão quando diz que com estas declarações o secretário geral da ONU se auto excluiu da mediação do conflito.
Afinal é o António Guterres que todos conhecemos.
O mesmo que em 2001 criou o pântano e fugiu dele.
Adivinha-se um final penoso deste seu segundo mandato na ONU.
Como, afinal, penoso foi o seu segundo mandato como primeiro ministro.
E ainda dizem que a História não se repete.
Depois Falamos.

terça-feira, outubro 24, 2023

Champions

O resumo da noite europeia das esquipas portuguesas, neste duplo duelo ibérico, é muito fácil de fazer. Os dois jogos foram ganhos pelos espanhóis pela simples razão de que são melhores.
Com a nuance de o Braga ter perdido embora merecesse empatar e o Benfica ter perdido por um quando merecia perder por mais.
Para ambos, Braga e Benfica, o objectivo é agora apurarem-se para a Liga Europa.
Depois Falamos.

Stones

No clássico do próximo fim de semana, frente ao Real Madrid, o Barcelona vai usar estas camisolas com o logotipo dos Rolling Stones.
Que para os adeptos do Barça e fãs da banda serão uma peça de coleção inestimável.
A questão está no preço.
Cada uma custa 400 euros.
Mas será mesmo um problema?
O Barcelona estima vender cerca de 2000 que lhe vão gerar uma receita próxima do milhão de euros. Claro que estas camisolas, de edição limitada, valerão no futuro muito mais.
Se algum feliz proprietário as quiser vender é claro.
Depois Falamos.

Em tempo: 22 camisolas assinadas pelos planteis masculino e feminino e pelos Rolling Stones também esgotaram. A 3000 euros cada.

Jeito

Aí está um conjunto de rapazes com algum jeito para o futebol.
Todos eles mas as duas filas da frente...arrasam.
Depois Falamos.

De cima para baixo:
Bobby Charlton, Buffon, Kaká, Baresi, Best, Rummenigge, Garrincha.
Iniesta, Xavi, Matthaus, Sócrates, Gerd Muller, Romário.
Di Stefano, Maldini, Puskas, Eusébio, Zico, Gullit.
Ronaldinho, Platini, Cruyff, Zidane, Van Basten, Baggio.
Cristiano Ronaldo, Beckenbauer, Messi, Pelé, Maradona, Ronaldo.

Conquistadores

Nesta época em que se comemoram os 35 anos da conquista da Supertaça nada como deixar aqui os homens que com a camisola do Vitória a trouxeram para Guimarães.
Foi a primeira mas não será, seguramente, a última.
Depois Falamos.

segunda-feira, outubro 23, 2023

A Bola

Aí esta uma capa decente do jornal " A Bola" sem as habituais promoções aos do costume.
Será que os novos proprietários já estão a corrigir a linha editorial ou será uma vez sem exemplo?
Era bom que fosse a primeira mas desconfio que é a segunda.
A ver vamos...
Depois Falamos

domingo, outubro 22, 2023

Taça

Obrigação cumprida com mérito e sem nunca estar em causa o apuramento mesmo jogando com dez durante muito tempo.
As pequenas dificuldades sentidas vieram apenas do estado do tempo na primeira parte e da tradicional antipatia do árbitro Tiago Martins pelo Vitória.
A entrada de Tiago Silva é imprudente e desnecessária mas o vermelho parece forçado e o penalti deixa muitas dúvidas.
Venha o próximo.
Depois Falamos.

Sande

Já referi o assunto mas passadas 24 horas volto a ele.
O David Matos, atleta de kickboxing do Vitória, participou no Mundial da modalidade disputado na Alemanha em representação de Portugal.
Conseguiu uma medalha de bronze que é uma proeza de assinalável significado.
Normal em qualquer clube seria ser felicitado pela direcção e ser dado conhecimento nos espaços oficiais do clube (site, facebook, twitter, etc) do feito que enriquece o palmarés do atleta mas também do Vitória.
Não sei se recebeu algum telefonema do presidente ou do vive presidente responsável pelas modalidades, um SMS que fosse, mas sei que nos espaços oficiais do clube não foi até agora feita qualquer menção ao assunto.
Azar do David e azar de um clube que nem as poucas conquistas que faz publicita devidamente.
Fosse o David uma sande do "Rei dos Leitões" e teria certamente mais espaço num facebook oficial do clube do que aquele que teve que até agora foi nenhum!
Mas é triste que uma sande de leitão mereça mais atenção que um atleta medalhado num Mundial.
Depois Falamos.