Páginas

sexta-feira, dezembro 30, 2022

2023

 A todas as leitoras e a todos os leitores do "Depois Falamos" desejo um Feliz Ano Novo.
Que  2023 seja  a dobrar tudo aquilo que cada um deseja para si e para a sua Família.
Depois Falamos.

quinta-feira, dezembro 29, 2022

Complicado

Um jogo entre o Vitória e o Vizela não pode ser considerado um derbi nem sequer um jogo entre rivais porque não há qualquer comparação possível entre ambos os emblemas com os vitorianos a terem mais 75 (setenta e cinco) presenças na divisão maior do que o Vizela.
E é bom que isto fique claro muito em especial para quem pensa o contrário e se arroga de pergaminhos que não tem.
É, isso sim, um jogo entre dois clubes vizinhos com um passado comum dado terem pertencido durante muitos anos ao mesmo concelho (até à criação do concelho de Vizela) o que leva a que em Vizela exista um razoável número de adeptos vitorianos a par dos adeptos vizelenses e dos adeptos dos chamados "grandes" que por lá existem em número com algum significado e com as respectivas "feitorias coloniais".
Amanhã as duas equipas encontram-se, poucas semanas depois de o Vitória ter eliminado o Vizela da Taça de Portugal, num jogo com algumas preocupações para ambos os lados.
Para o Vitória que vai a Vizela tentando não se atrasar em relação ao... Casa Pia na luta pelo quinto lugar depois de uma paragem de campeonato em que os jogos de preparação efectuados se saldaram por empates face a equipas da II liga e após uma eliminação muito difícil de digerir num grupo perfeitamente acessível da taça da liga.
Para o Vizela porque precisa de pontos para subir na classificação mas essencialmente porque depois do traumático despedimento de Álvaro Pacheco, que tanto indignou os adeptos, um resultado negativo ainda incendiará mais os ânimos contra a nova SAD e contra o treinador por esta escolhido.
Que foi aliás muito infeliz na forma como abordou o jogo trazendo á colação assuntos que em nada tem a ver com futebol, como foi a criação do concelho de Vizela, dando provas de uma insensatez que ao contrário do que pensa em nada o vai ajudar.
É um jogo entre vizinhos, entre equipas que precisam de pontos por razões diferentes e isso dará á partida um ambiente muito próprio que exigiria do conselho de arbitragem uma nomeação sensata e que não contribuisse para o exaltar das partes.
Mas qual quê.
Dificilmente podiam ter escolhido pior.
Porque Rui Costa além de ser um árbitro sem qualidade protagonizou em Outubro uma péssima arbitragem no Vitória-Benfica sonegando aos vitorianos dois pontos e permitindo que ainda hoje bastantes gabarolas andem a falar de uma invencibilidade falsa como Judas.
E por isso a sua nomeação é um disparate.
Porque cada erro a favor do Vizela será visto pelos vitorianos como o continuar dessa má arbitragem e cada erro a favor do Vitória será visto pelos vizelenses como uma compensação tardia desse jogo.
Claro que pode dar-se o caso de Rui Costa protagonizar uma boa arbitragem como ambos os clubes certamente desejarão.
Infelizmente não há memória disso alguma vez ter acontecido num jogo do Vitória!
Em suma esperemos que apesar do árbitro se assista a um bom jogo, bem disputado e sem casos, que termine com o triunfo do Vitória consolidando a sua luta por um lugar europeu.
Que espero que consumando-se no final da época seja também acompanhado pela manutenção do Vizela na primeira liga.
Sinceramente sou daqueles que gosta de ganhar aos vizinhos mas também gosta de jogar com eles.
Depois Falamos.

Recordação

Pelé teve o azar, e os que gostam de futebol um azar ainda maior, de ter jogado num tempo em que o fenómeno mediático em torno do futebol não tinha nada a ver com o que hoje acontece e que permite que até os apenas bons jogadores sejam conhecidos em todo o mundo ou quase.
Porque hoje a televisão traz-nos a casa jogos dos principais campeonatos da Europa e da América do Sul mas nesse tempo para vermos os grandes jogadores sul americanos só nas transmissões dos mundiais e mais nada.
E que bom teria sido poder ver o "Brasileirão" dos anos 60 e 70 com os grandes jogadores que nele actuavam.
Por isso a minha memória de Pelé prende-se essencialmente com o Mundial de 1970, no México, em que o Brasil ganhou o tri campeonato com um contributo decisivo daquele que era, e de longe, a sua maior estrela.
Numa equipa onde existiam jogadores de outra galáxia (Tostão, Jairzinho, Gerson, Rivelino, Carlos Alberto) mas Pelé era...Pelé.
Tenho uma vaga memória, também, do Portugal vs Brasil do Mundial de 1966 mas aí, sinceramente, as minhas memórias vão muito mais para Eusébio do que para Pelé.
Mas a minha recordação mais forte de Pelé é mesmo do dia em que o vi jogar ao vivo!
É verdade,vi Pelé jogar.
Em 1965, com seis anos de idade, fui às Antas com o meu pai e um tio ver um Portugal vs Brasil que se inseria numa digressão do escrete pela Europa antes do Mundial de Inglaterra que se disputaria no ano seguinte.
Um estádio das Antas  completamente lotado, num tempo em que ainda não tinha a arquibancada nascente que viria a ser construida anos depois mas apenas a pequena bancada que se vê na foto, um grande ambiente, a selecção nacional com um equipamento "estranho", mas as minhas memórias para lá do momento em que Eusébio e Pelé tiraram a foto e que foi muito aplaudido vão mais para o entusiasmo do público cada vez que Nóbrega ( extremo esquerdo de Portugal e jogador do Porto) pegava na bola do que para qualquer jogada mais especial de Pelé ou de Eusébio.
E ironia do destino, com aquele humor tão próprio do futebol, um jogo em que Pelé e Eusébio se defrontavam terminou com um quase inacreditável zero a zero!
Depois Falamos.

Pelé

É um lugar comum mas a verdade é que o futebol está de luto. 
Partiu aquele que foi o maior do seu tempo e para muitos o maior de todos os tempos. 
O único da História a sagrar-se tri campeão mundial. 
O homem que fez do "10" o número mais carismático do mundo do futebol. 
A primeira estrela a nível planetário do desporto rei. 
Deixa um legado e uma memória magníficos por tudo que fez nos estádios e pelos serviços prestados ao futebol. 
Hoje, lá junto a S.Pedro, há uma equipa que foi extraordinariamente reforçada. 
Maradona, Eusébio, Cruyff, Di Stéfano, George Best , Lev Yashin tem agora com eles o "Rei".
Depois Falamos.

Próximo

 Fernando Medina diz que desconhecia indemnização paga a Alexandra Reis.
Por acaso nem acredito que não soubesse. 
Há demasiadas ligações entre ele, a mulher e Alexandra Reis para não saber. 
Mas façamos de conta que acreditamos que não sabia. 
A questão não está na sua responsabilidade no pagamento porque nem era ministro nessa altura. 
Está em saber se mente se é incompetente. 
Porque se sabia está a mentir. 
E a mentira tem perna curta e tudo acaba por se saber. 
Se não sabia é incompetente. 
Porque convidou uma amiga da família para presidir à NAV e depois para uma secretaria de estado com a importância da do Tesouro sem se informar devidamente sobre quem estava a convidar. 
E isso é, no mínimo, incompetência. 
E para quem já traz o lastro de "informador" de Putin e do caso "Sérgio Figueiredo" esta duvida entre saber se é mentiroso ou incompetente(quiçá ambos) será fatal mais dia menos dia. 
E levará a uma inevitável demissão.
Depois Falamos.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/fernando-medina-diz-que-desconhecia-indemnizacao-paga-a-alexandra-reis?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&utm_campaign=BotoesSite&fbclid=IwAR1FZsOSBQv9MVb0wAmn8uZFgZjmZ3DsP3UXgoZykwPsz0TaEqg65stLMbM

Dez

 Da maioria á crise: Duas mãos cheias de demissões no governo de Costa.
Em menos de oito meses ( a primeira foi em 2 de Maio) são já dez as demissões no governo de António Costa. 
Dois ministros e oito secretários de estado. Dez! 
É insólito e mostra bem a falta de critério com que o governo foi formado. 
Em que a preocupação maior parece ter sido equilibrar as lutas internas pela sucessão e dar um ministério a cada um dos potenciais sucessores. 
A partidarização do Estado a níveis nunca dantes vistos. 
Em tempos já remotos por causa da demissão de um ministro titular de pastas pouco relevantes e com nulo peso político no govermo, e de dois ou três "casinhos" (esses sim foram "casinhos") que uma imprensa persecutória transformou nos escândalos que nunca foram, foi o Parlamento dissolvido e caiu o governo liderado por Pedro Santana Lopes ao fim de meia dúzia de meses de governação. 
E ao contrário do que dizia há pouco na CNN a comentadora Mafalda Anjos querendo estabelecer diferenças entre a legitimidade desse governo e do actual, esse governo liderado por PSL, que funcionava de forma perfeitamente normal, também tinha uma maioria absoluta no parlamento.
Absoluta, coesa e estável. 
Agora em menos de oito meses saem dois ministros e oito secretários de estado de um governo assolado por escândalos desde o primeiro dia, das decisões erráticas à violação da lei das incompatibilidades por vários dos seus membrs passando pelo estado do país em tantos sectores e pelo desbaratar de dinheiros públicos, e não se passa nada? 
Não se avalia se há um regular funcionamento das instituiçoes? 
Em qualquer democracia europeia o Parlamento já teria sido dissolvido e convocadas eleições antecipadas. 
Nalguns, como o Reino Unido, foram-no por bem menos em várias ocasiões. 
E em Portugal? 
Será que estamos mesmo condenados a ser a Venezuela da Europa? 
Pelo menos um "Maduro" a Presidente da República já temos. 
Quando tanto o país precisava de ter ,neste grave momento, tudo que Marcelo não é em termos de rigor, exigência, independência do governo e sentido de Estado. 
Aguardemos pelos próximos capítulos de uma crise que está para durar. 
E muito admirado ficarei se o próximo a cair não for Fernando Medina que está atolado neste assunto até ás orelhas por mais que afirme que nada sabia. 
No dia, que não virá longe, em que se provar que sabia, então também ele irá á vida e talvez aí o PR resolva merecer o ordenado que todos os meses leva para casa. 
O ordenado e o resto.
Depois Falamos.

https://www.tsf.pt/portugal/politica/da-maioria-a-crise-duas-maos-cheias-de-demissoes-no-governo-de-costa-15565874.html?fbclid=IwAR2OwE_frWHEdXxY4iKFKDZrtQGLr86lTtNmKF6qf5LXshEssufvps9Lm28

Rangel

O discurso de Paulo Rangel, traduzindo a posição do PSD sobre a crise política , é excelente e fácil de subscrever. 
Falta, contudo, um parágrafo. 
Aquele em que o PSD devia anunciar, mas não anunciou, a apresentação de uma moção de censura. 
Se não o faz num cenário destes vai fazê-lo quando? 
Estão à espera que seja o Chega a fazê-lo e depois ficam entalados? 
É este o salto qualitativo no endurecimento da oposição que o PSD ainda não foi capaz de dar.
 Mas convém que dê.
Depois Falamos.

Em tempo: Não foi o Chega, foi a Iniciativa Liberal a anunciar a apresentação de uma moção de censura.

Demissão

 Pedro Nuno Santos demite-se
A demissão apenas peca por tardia.
Há muito que devia ter deixado o governo tantos os erros cometidos.
Nomeadamente quando quis decidir sozinho a localização do novo aeroporto.
Mas a nona saída de um governo que nem um ano tem apenas mostra a fragilidade de que ele se reveste.
E a incapacidade de António Costa em escolher de forma capaz os seus ajudantes.
Depois Falamos.

quarta-feira, dezembro 28, 2022

Catavento

As sucessivas e diferentes posições de Marcelo sobre este caso da já ex secretaria de estado demonstram, uma vez mais, a razão que teve Pedro Passos Coelho quando numa moção de estratégia a um congresso do PSD rejeitou um perfil tipo catavento para candidato presidencial a apoiar pelo partido. 
Infelizmente não o ouviram com a atenção devida. 
O resultado está à vista. 
E de dia para dia pior
Depois Falamos.

Trapalhada

 Fernando Medina demite secrestária de estado do tesouro (SIC)

Mais uma trapalhada num governo que é largamente recordista delas. 
Com um Presidente da República a sério colocar-se-ia a questão de saber se existe um regular funcionamento das instituições face a um governo que tem maioria absoluta e no qual entram e saem membros a uma velocidade alucinante. 
Por menos, incomensuravelmente menos, foi um dia dissolvido o parlamento com um governo que funcionava normalmente e uma maioria parlamentar de dois partidos coesa e em perfeito entendimento. Mas sendo o PR quem é a única coisa que se pode esperar dele é que ajude o governo a branquear mais esta vergonha. 
E assim se vai degradando o regime e as suas instituições.
Depois Falamos.

P.S. Menos mal para Alexandra Reis. Com um bocado de jeito ainda deita mão a mais uma indemnização. E, quem sabe, a mais uma nomeação daqui por algum tempo.

https://sicnoticias.pt/pais/2022-12-27-Fernando-Medina-demite-secretaria-de-Estado-do-Tesouro-61ac2965?utm_source=site&fbclid=IwAR3QPMLp3LvSp96K9JNt0-dsyMgpM3zsEdaUtWo_LLWbggGPZhZOnRR2hlA

terça-feira, dezembro 27, 2022

Maioria

Esta vergonhosa história da secretária de estado Alexandra Reis, que trabalhou oito meses na TAP e se demitiu com direito (?) a meio milhão de euros de indemenização pagos por uma empresa falida e autêntico sorvedouro dos impostos dos portugueses, é apenas mais uma confirmação de algo que já se sabia. 
Dar uma maioria absoluta ao PS foi como dar a chave da casa forte do Tio Patinhas aos Irmãos Metralha.
Depois Falamos.

P.S. O Governo, numa de show off, diz que vai pedir explicações à TAP sobre o enquadramento jurídico do acordo com a senhora. Não vale a pena fazerem-no com grandes formalismos. Basta o ministro das Finanças perguntar à mulher o que se passou. Afinal ela era a directora jurídica da TAP no tempo em que o acordo foi feito.

segunda-feira, dezembro 26, 2022

Discurso

Não ouvi o discurso natalício do primeiro ministro António Costa. 
Por absoluta falta de interesse e por não entender porque razão há um discurso de Natal de alguém que em todos os seus discursos homenageia o primeiro de Abril. 
Não ouvi. 
Mas imagino que não se terá referido ao facto que o DN reporta. 
Que é verdadeiro e que os portugueses sentem na pele todos os dias e de dia para dia a piorar. 
Esse é o Portugal real. 
O dos discursos de AC é um Portugal que apenas existe na sua vasta , e despudorada, imaginação.
Depois Falamos.

domingo, dezembro 25, 2022

Prendinha

Querido Pai Natal que rica prendinha deixaste no sapatinho do Vitória. 
Então nesses monos que tens lá pelos teus armazéns não arranjaste um boneco mais arranjadinho que o Rui Costa para arbitrar o nosso jogo em Vizela? 
Ó Pai Natal então tu não sabes o que esse apitador de contrafacção fez no nosso jogo com o clube que veste da tua cor? 
Não sabes que nos levou dois pontos que deviam ser nossos mas ele fez desaparecerem? 
Não conheces a gabarolice que por aí anda à boleia de uma invencibilidade falsa como Judas? 
E depois disso ainda o metes pela nossa chaminé abaixo como se fosse uma prendinha quando não passa de um pacote armadilhado? 
Ó Pai Natal... 
O quê ? Ninguém se queixou? Ó Pai Natal mas queixo-me eu. 
Mas desculpa ter-te incomodado porque bem sei que andas muito ocupado. 
Bom Natal para ti e para as renas. 
O mundo está cada vez mais para elas.
Depois Falamos.

sexta-feira, dezembro 23, 2022

Feliz Natal

E em apenas duas palavras se sintetiza tudo aquilo que desejamos de bom à nossa família e aos nossos amigos. E quando assim é está tudo dito.
Depois Falamos.

Engraçado

Não deixa de ser engraçado que a "final" do mundial da Cristina Pirosa tenha tido o mesmo resultado    (3-3) da verdadeira final do Mundial do Catar.
Menos engraçado é que em quatro jogos consecutivos o Vitória não tenha conseguido vencer equipas da II Liga. 
Depois de Vilafranquense e B SAD agora Benfica B e Estrela da Amadora. 
Eu sei que são jogos treino. 
Mas que não é muito animador isso não é.
Depois Falamos.

Selo

Mais uma iniciativa que se insere nas comemorações do Centenário. 
O Natal é uma altura em que tradicionalmente (mais tradicionalmente do que presentemente é verdade) se enviam cartões de Boas Festas. 
Que ainda darão mais gosto em enviar se levarem um selo do Vitória. 
Então para algumas localidades vizinhas...
Depois Falamos.

terça-feira, dezembro 20, 2022

Porquê ?

Antonin Cortés recusou jogar pela equipa B em Canelas.
Não o porquê de se ter recusado a jogar porque isso não me interessa para nada. 
O que vi dele ao longo destes meses deixa clara sensação de que nem na equipa B acrescentava fosse o que fosse. 
E a equipa B, como é sabido, arrasta-se no último lugar da sua série pese embora a mudança de treinador semans atrás.
 O porquê é por isso outro. 
É o porquê de gostar de saber porque foi contratado? 
Que relatório de scouting aconselhou a sua contratação? 
Quem foi o treinador que deu o ok à sua vinda? 
Vale que é emprestado. Porque em bom rigor como jogador vale muito pouco. 
Pena o dinheiro que com ele se gastou. 
Foi deitado fora.
Depois Falamos.

https://www.guimaraesdigital.pt/index.php/informacao/desporto/77954-antonin-cortes-recusou-jogar-pela-equipa-b-do-vitoria-em-canelas?fbclid=IwAR1UcBNPMken7PvABqsiNC5iT0FnkE-Rm84g22HPCLX11epQqwcT9rKOObg

segunda-feira, dezembro 19, 2022

Futebolzinho

Depois de um mês de grande futebol, daquele que nos prende às televisões, que foi fantástico mas acabou é chegado o tempo de voltarmos ao nosso futebolzinho. 
O das pequenas questiúnculas, pequenas mentalidades, pequena verdade desportiva, pequena (hoje estou generoso...) isenção da generalidade da comunicação social, pequena dimensão face ao que podia ser mas não é.
E enquanto não chega o campeonato temos esta semana a taça da liga que é uma prova que também ela devia ser o que não é porque tem um regulamento que é uma vergonha e que mostra bem que foi criada para ser ganha sempre por um dos três da vida airada embora felizmente nem sempre isso aconteça. Mas como os outros aceitam passivamente nada a fazer. 
E por isso esta semana teremos os quartos de final que vão apurar os quatro semi finalistas para a "final four" de Leiria. 
E que apontam para que esses quatro sejam Sporting, Boavista, Porto e Moreirense embora Braga, Académico de Viseu, Gil Vicente e Arouca estejam longe de estarem antecipadamente derrotados porque todos os oito venceram com enorme mérito os seus grupos e muito particularmente Moreirense e Académico de Viseu que estando na II liga se superiorizaram aos clubes da I liga dos respectivos grupos. 
Veremos se o prognóstico se confirma.
Depois Falamos.

Nota: Olhando para este quadro não posso deixar de pensar que nesta edição da taça da Liga o Vitória podia bem ter encontrado a forma de festejar o seu Centenário com um troféu. 
Mas chorar sobre leite derramado é coisa que não vale mesmo a pena.

Datas

Fui dos muitos ( mas a quantidade não importa para nada) que estranhou e criticou um Mundial disputado nestas datas tão insólitas entre meados de Novembro e meados de Dezembro. 
Nunca tinha acontecido. 
Mas agora que aconteceu e reflectindo sobre os jogos que vimos, especialmente a espantosa final de ontem que foi um verdadeiro hino ao futebol, interrogo-me se estas não serão mesmo as datas certas para se jogar um Mundial. 
Porque os jogadores estão fisicamente muito melhores que no final da época e isso reflecte-se na qualidade dos jogos. 
Como o de ontem por exemplo que foi a melhor final que me lembro de ver num Mundial. 
Acho que é um assunto que mereceria a reflexão da FIFA pese embora alguns transtornos causados às provas nacionais
Depois Falamos.

Inveja

A Argentina teve hoje a sua tarde de merecida glória e Messi conquistou o título que lhe faltava. 
Estão de parabéns.
Mas não deixarei nunca de pensar que se a equipa de Portugal tivesse um país unido em seu torno, a selecção unida em torno do seu melhor jogador, a imprensa nacional mais preocupada em puxar para o mesmo lado do que em bisbilhotar qualquer coisa que desse notícia ainda que falsa, alguns adeptos mais focados em Messi e Eusébio ( imagine-se...) do que naquele que devia ser a nossa bandeira , se tivéssemos um treinador com a filosofia e a competência de Scaloni, então a tarde que a Argentina e Messi viveram hoje podia ter sido vivida por Portugal e Ronaldo. 
Porque em valor e em capacidade não vi nenhuma selecção a que não pudéssemos ganhar incluindo Argentina e França. 
Mas no Catar não foi Marrocos quem nos derrotou. 
Foi o mais velho dos pecados portugueses. 
A inveja!
Depois Falamos.

domingo, dezembro 18, 2022

Argentina

E há um novo campeão mundial de futebol. 
A Argentina. 
Que depois de uma emocionante final que durou duas e terminou empatada a três golos foi mais competente no desempate por grandes penalidades e venceu por 4-2 o campeão em titulo. 
Creio que com justiça. 
Porque foi ao longo das duas horas a melhor equipa e aquela que mais mereceu vencer embora um triunfo francês não se pudesse considerar como injusto. 
Seria, isso sim, menos justo. 
Importa, e é isso que fica, que foi um grande jogo e uma das melhores finais de que há memória. 
Podia ter sido melhor arbitrada, isso sim, porque o juiz polaco não tendo influência no resultado tomou ainda assim várias decisões polémicas nomeadamente assinalando três grande penalidades das quais apenas a segunda a favor da França me pareceu indiscutível. 
Messi foi escolhido como melhor jogador do mundial, Emiliano Martinez o melhor guarda redes e Enzo Fernandez o melhor jogador jovem decisões que me parecem justas. 
Quanto a Mbappé, que fez um hat trick na final, foi o melhor marcador da competição o que é uma espécie de prémio de consolação para um jogador que tem pela frente uma década que se prevê brilhante.
Foi um grande Mundial. Venha o próximo.
Depois Falamos.

Final

Hoje o Mundial do Catar vai conhecer o campeão. 
Numa final inédita entre Argentina e França mas comum entre uma selecção europeia e uma selecção sul americana. 
Ambas em busca do seu terceiro título com a Argentina a procurar repetir 1978 e 1986 enquanto a França quer renovar o título conquistado em 2018 depois de já o ter conquistado em 1998. 
Será seguramente um grande jogo entre duas das mais fortes selecções mundiais que tem como figuras de proa, e num aliciante despique à parte que se estenderá para depois do próprio jogo, Messi e Mbappé. 
Prognósticos ? Só no fim. 
Mas a certeza que vença quem vencer, e se não houver daqueles "colos" em que a FIFA é pródiga, o título ficará muito bem entregue a quem o ganhar. 
Foram, de facto, as duas melhores equipas deste Mundial.
Depois Falamos.

sábado, dezembro 17, 2022

Facto

 Não é uma derrota mas sabe a isso (zerozero.pt)
Havia duas equipas de Guimarães na Taça da Liga. 
Agora resta uma. 
Mas já lá vamos. 
O Vitória tinha no seu grupo o Boavista , o BSAD e o Vilafranquense. 
O Moreirense (na II liga) tinha Benfica, Penafiel e Estrela da Amadora. 
Um grupo acessível para o Vitória e um grupo, para o Moreirense, com duas equipas do seu escalão e o Benfica para quem a imprensa nacional já não consegue encontrar mais elogios e louvaminhices. 
Então qual é a equipa de Guimarães que continua em prova? 
O Vitória? 
Não! 
O Moreirense. 
Há alturas em que os factos são por si só o melhor comentário.
Depois Falamos.

https://www.zerozero.pt/news.php?id=427807

Ciclo

Num país propenso ao pequeno drama, à pequena coscuvilhice, à pequena insinuação já se andam a debater aqueles que nas redes sociais se pronunciaram ou deixaram de o fazer quanto à saída de Fernando Santos. 
Uma miséria de mentalidade. 
Como se um telefonema ou uma mensagem privada não fossem bem mais importantes que este permanente " Big Brother" on line. 
Por mim que não o conheço pessoalmente de lado nenhum agradeço como português os dois títulos da nossa selecção para que contribuiu decisivamente.
 Cumpriu um ciclo de oito anos, o mais longo de sempre de um seleccionador, e sai quando esse ciclo se revelou completamente esgotado. 
O mais normal que há no futebol. 
Espero agora que o seu sucessor seja escolhido ao arrepio de influências da Gestifute e de qualquer um dos três clubes que se acham donos disto tudo. 
Mas aí , infelizmente, duvido que isso seja possivel. 
A ver vamos...
Depois Falamos-

Goleador

Já noutras oportunidades aqui falei do goleador brasileiro Pedro Raul que teve passagem discreta pelo Vitória B e regressou ao Brasil sem qualquer proveito para o Vitória.
Depois de um excelente " Brasileirão"( segundo melhor marcador com 19 golos em 34 jogos), ao serviço do Goiás, acaba de se transferir para o Vasco da Gama e não falta quem ache que pode estar às portas da selecção brasileira.
Em dois anos que esteve cá ( 2017 a 2019)pelos vistos nunca houve treinador que nele visse potencial para a primeira equipa.
E mesmo depois de ter voltado ao Brasil tinha no contrato de empréstimo uma cláusula que permitia ao Vitória reintegra-lo.
Não foi exercida.
É cada mistério...
Depois Falamos.

https://www.netvasco.com.br/n/304203/pedro-raul-jogou-com-raphinha-atacante-da-selecao-no-vitoria-de-guimaraes-por

sexta-feira, dezembro 16, 2022

Aversão

É impressionante a aversão que alguns portistas (não sei se muitos mas espero que poucos) tem a Cristiano Ronaldo. 
Sempre tiveram e não a esconderam ou se esconderam foi com pouca habilidade. 
Nunca percebi qual era o problema e ainda hoje não percebo. 
Será por ele ser um execepcional jogador? 
Será porque o Porto nunca teve um jogador da sua categoria? 
Será por ter sido formado no Sporting? 
Será porque um dia marcou no Dragão um dos mais espectaculares golos da sua carreira ao serviço do Manchester United? 
Não sei. 
Mas que não gostam isso não. 
E não me venham com a desculpa de que cada um tem a liberdade de gostar de quem quiser. 
Se num ou noutro caso a razão até pode ser essa na maioria não é. 
E, mais do que isso, não gostar é uma coisa e negar-lhe o valor que todo o mundo lhe reconhece é outra.
Depois Falamos.

Sucesso

 Andreia Garcia será curadora do Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza

Uma jovem arquitecta vimaranense com uma carreira de sucesso e êxitos no exigente mundo da arquitectura. 
E seguramente que o melhor ainda está para vir. 
Um orgulho para Guimarães.
Depois Falamos.

https://www.publico.pt/2022/12/15/culturaipsilon/noticia/andreia-garcia-sera-curadora-pavilhao-portugal-bienal-arquitectura-veneza-2031639?fbclid=IwAR0kslRp_C2MPBYfysJIacN86tdUjJ8Mnxey42IPyQIyM71Vbj5UqupNTG0