Páginas
quarta-feira, abril 30, 2008
O melhor clube
terça-feira, abril 29, 2008
Um Optimismo Preocupado
Ciente de que o partido vive um dificil momento, desorientado e confuso, e que os militantes tem uma tremenda dificuldade em escolherem o novo caminho.
E se quisermos ser rigorosos constataremos que a instabilidade interna tem sido uma constante do partido desde que em 1995 se desfez o célebre tabu de Cavaco Silva.
A liderança meteórica de Nogueira,a sobressaltada de Marcelo e a contestada de Barroso fizeram a história do partido até á vitória nas autárquicas de 2001.
Daí até a partida súbita de Barroso para Bruxelas viveram-se os únicos tempos de acalmia interna e de unidade frente aos adversários.
Pela simples razão de estarmos no poder.
O único bálsamo para a crónica agitação laranja nos períodos em que está arredada do governo.
A maior preocupação com a actual situação advém, como é óbvio, da multiplicidade de candidaturas, da consequente fragmentação do partido e da possibilidade de o próximo líder ser eleito por um resultado tão escasso que não lhe roubando legitimidade vai, pela certa ,reduzir-lhe a autoridade para pôr a casa em ordem.
Ou seja corremos o risco de daqui a seis meses estarmos na mesma.
Mas existem também motivos de optimismo.
Sendo certo que duas das candidaturas aparecem apenas para defender ideias próprias,mas são tão legitimas como as que podem exibir substanciais apoios,ainda assim um partido que tem a concorrer pela liderança um ex primeiro ministro, uma ex ministra das finanças, dois ex secretários de estado e um dos melhores (senão o melhor mesmo) presidentes da história da JSD tem motivos para estar optimista.
Um partido que é claramente maioritário no universo autárquico, que governa a Madeira, que tem um militante como presidente da república e outra da comissão europeia, entre outros exemplos é um partido que tem razões para estar optimista.
Um partido em que os militantes,todos os militantes, tem o direito de escolherem o líder por voto livre e secreto independentemente dos tradicionais aspirantes a donos dos votos,é um partido onde existem um enorme espaço para o optimismo.
Acredito que entre a estabilidade da candidatura de Manuela Ferreira Leite,a inovação da de Pedro Passos Coelho e a combatividade de Pedro Santana Lopes os militantes saberão escolher a melhor solução para o actual momento do partido.
Que não passará,certamente, por soluções messiânicas vindas de aquém e além mar !
S(ó) L(ucilio) B(atista) ?
Há imagens que metem medo.
Esta,a duas jornadas do fim,aterroriza dirigentes e adeptos do clube mais ridiculo da Bwin Liga !
Ridiculo por causa do sr vieira,do sr chalana e infelizmente do sr rui costa.
O primeiro,incapaz de reconhecer a monstruosa incompetência que o caracteriza como gestor desportivo,passa o tempo a encontrar bodes expiatórios.
O sujeito que inventou a máxima segundo a qual mais vale ter gente na Liga que jogadores no relvado,queixa-se continuamente das arbitragens.Talves sejam saudades do sr cunha leal,talvez seja a crónica incompetência para fazer escolhas.Seja de treinadores,de jogadores ou de dirigentes da liga...
O segundo,ainda há pouco técnico adjunto do paços de ferreira,á falta de capacidade para treinar um candidato á terceira pré eliminatória da Champions passa o tempo,monocordicamente,a lamentar-se que andam a puxar o slb para baixo.
E andam.
Ele,o sr vieira e os jogadores.
O sr rui costa é diferente;ainda o melhor jogador do slb está num fim de carreira penoso continuamente a protestar com os árbitros,a protagonizar polémicas,a desesperar-se com os resultados.
Talvez porque a crónica incompetência do sr vieira lhe atirou para cima das costas (além da responsabilidade de carregar a equipa) o peso de gerir o plantel da proxima época.
Tudo isto teria piada (ver o slb assim é um gozo) se não configurasse uma inaceitável pressão sobres os árbitros.Com queixas,queixinhas,pressões e mais pressões.
E é neste contexto,de a duas jornadas do fim um orçamento modesto sustentar uma equipa que vai á frente dos milhões desperdiçados pela incompetência do sr vieira,que leva ao pressing final para tentar arredar o Vitória do acesso,quiçá directo,á liga milionária.
Prejudicados em Coimbra,prejudicados no jogo com o Porto por uma arbitragem habilidosa,o Vitória tem de resistir á pressão dos ridiculos vieira,chalana e rui costa sobre os árbitros das duas ultimas jornadas.
De que a queixa apresentada contra lucilio baptista é apenas a parte visivel do iceberg.
Porque,á cautela,mais valia queixarem-se já dos árbitros todos.
Assim estavam todos pressionados,por igual,para nas duas ultimas jornadas estarem atentos aos interesses do sr vieira,do sr chalana e do sr costa.
Será que o slb nunca mais ganha vergonha ?
Depois Falamos
segunda-feira, abril 28, 2008
sábado, abril 26, 2008
A "Obamamania"
quarta-feira, abril 23, 2008
Transparência !
segunda-feira, abril 21, 2008
PSD
sábado, abril 19, 2008
Papagaios e afins
Bwinliga » Jornada 27 » Académica 0 - Guimarães 0
Árbitro
Expulsão e penálti
O árbitro Pedro Henriques teve dois erros graves. Aos 57 minutos não expulsou Kaká, que agrediu Miljan, e aos 59 minutos não assinalou uma grande penalidade contra a Académica, num lance em que o argelino Ghilas foi empurrado por Kaká.
quinta-feira, abril 17, 2008
terça-feira, abril 15, 2008
Viagem a Pombal - O Dia Seguinte
Geromel
Para mim o melhor central a jogar em Portugal.
Aos 22 anos tem a maturidade de um veterano,joga com a limpeza dos eleitos (raramente faz faltas) e a categoria dos grandes naquela posição.
Num futebol que não fosse dominado em termos de comunicação pela fobia dos chamados grandes,seria uma primeirissima figura.
Assim,exceptuando os comentários de Luis Freitas Lobo um confesso admirador da sua categoria,vai recebendo os elogios normais para um grande jogador que não jogue num dos tais três.
Como aconteceu no passado com Paulinho Cascavel ou Ademir Alcântara que só quando se transferiram para Sporting ou Benfica é que passaram a ter o estatuto de grandes jogadores.
No Vitória eram apenas...promessas.
É o jornalismo que temos !
No passado domingo,aleluia aleluia,Geromel esteve na RTP/N.
Com a mesma classe que demonstra nos relvados.
"...O Vitória é um grande,só penso no segundo lugar,se houver propostas no final da época logo se vê...."
Isto a propósito da disparatada insistência do jornalista em tentar saber se Geromel tinha propostas do slb.
De quem havia de ser para merecer tanta preocupação ?
Geromel,com a souplesse que exibe nos relvados,escapou bem á parvoice.
Espero,se tiver de sair do Vitória,que vá para um grande clube europeu á medida da sua categoria.
Muitos são os que tem acompanhado as suas actuaçoes esta época.
E afinal,se assim não for,porque razão Geromel preferiria jogar pelo slb na Taça Uefa ao invés de se exibir com o Vitória nos grandes palcos da Champions ?
Só se fosse tolo.
E ele de tolo nada tem !
Depois Falamos
segunda-feira, abril 14, 2008
Viagem a Pombal - O Congresso
Reflexões Vitorianas
1) Foi um grande fim de semana.
No voleibol,quarto jogo,depois de estarmos a perder por 0-2 a equipa fez das fraquezas forças e ganhou os três ultimos sets obrigando á realização do quinto jogo.
É em Espinho mas nada está perdido.
Com o querer daqueles últimos sets o titulo será nosso.
No futebol uma vitória mais tranquila do que o marcador indica sobre um boavista que se limitou a pôr o autocarro em frente á baliza.
A quatro jogos do fim dependemos de nós para o acesso directo á Champions.
Finalmente no basquetebol,a amodalidade coqueluche do momento,uma vitória folgada sobre o Seixal e a liderança isolada da Proliga.
Os vitorianos bem mereciam um fim de semana assim.
2) Tenho aqui denunciado a forma como a sportv se está a intrometer na verdade da Liga através da forma como procede ao agendamento das transmissões televisivas.
Colocando o Vitória a jogar em dias de semana á noite e dificultando o apoio dos sócios que é uma das nossas grandes armas.
Pois agora também Paulo Bento se veio insurgir,e carregado de razão,contra estas artimanhas que visam apenas e só proteger o benfica.
Que ao contrário do que diz o seu ridiculo presidente está a ser ,ele sim slb,levado ao colo.
Só que são tão fracos que não conseguem aproveitar !
Desta vez a habilidade foi simples: Puseram o Vitória a jogar um sábado á tarde(depois de três noites de sexta feira consecutivas) o benfica a uma sexta á noite e o Sporting na noite de domingo.
O slb numa noite de sexta ?
Claro,joga quarta feira em Alvalade a meia final da Taça de Portugal e com esta artistice da sportv vai ter mais dois dias de descanso que o Sporting !
O que nesta altura da época faz bastante diferença.
Ma o patético Vieira disto não se queixa.
Porque estão a ser puxados...para cima.
Claro que não lhes vai valer de nada mas isso são outros contos.
O que importa relevar é que, com total silêncio da Liga e da FPF, a sportv também "joga" neste campeonato e nesta Taça.
O que é totalmente inaceitável !
3) Excelente a presença de Geromel,de longe o melhor central do campeonato,no jornal das 23 da RTP N.
Personalizado nas respostas,convicto na motivação da equipa,ambicioso na aspiração ao 2º lugar.
Enorme nas respostas á pergunta,várias vezes repetida,se no fim da época se ia transferir para um grande.
"Já estou num grande e só penso na conquista do 2º lugar" !
Grande dentro e fora dos relvados este Geromel que um dia vai deixar imensas saudades em Guimarães.
Depois Falamos
sábado, abril 12, 2008
Muito me Ri
sexta-feira, abril 11, 2008
Viagem a Pombal - A Campanha
quinta-feira, abril 10, 2008
Citaçao
2 Anos
quarta-feira, abril 09, 2008
Pontos nos is
P.J. 2
O sr Vieira,hoje por hoje a figura mais ridicula do futebol português,quer meter a Judiciária no futebol.
Provavelmente porque os jogadores do benfica não metem tantas bolas na baliza quanto deviam.
Hoje a imprensa noticia que o presidente do boavista,Joaquim Teixeira,foi ao balneário acusar Jorge Ribeiro de ter falhado deliberadamente a grande penalidade contra o benfica !
Querem melhor motivo do que este para a Judiciária meter mãos á obra ?
Depois Falamos
Viagem a Pombal - A Decisão
segunda-feira, abril 07, 2008
Viagem a Pombal - O Contexto
P.J.
Um Senhor
domingo, abril 06, 2008
Cá está ela
Democracia e Qualidade
Multiplicando-se casos de abuso de poder,de pressões ilegitimas do Estado sobre os cidadãos,de concentração bancária extremamente preocupante,parece claro que o partido que é alternativa ao actual poder mostrasse a sua preocupação com o estado a que isto vai chegando.
O ministro dos Assuntos Parlamentares,Santos Silva,ao invés de responder ás que tões colocadas resolveu com a habitual falta de respeito pelo Parlamento e pelo cargo que ocupa,dizer umas graçolas boçais (alguém lhe deve ter dito que tinha piada mas foi a gozar com ele seguramente...) sobre o PSD.
Quando o que todos gostariam era de o ter visto pronunciar-se,explicando,sobre coisas tão graves como:
- Visitas de policias a sedes de sindicatos em dias anteriores a manifestações.
- A ida de Jorge Coelho para presidente de uma grande construtora,á qual enquanto ministro já tinha adjudicado grandes obras,candidata á construção do novo aeroporto,das linhas de TGV,do plano nacional de barragens,etc.
- A atribuição de um programa semanal na RTP,serviço público de televisão recorde-se,á namorada de José Sócrates.
- A forma como o governo tem vindo a gerir a atribuição do novo canal de televisão,configurando uma inaceitável pressão sobre concorrentes e actuais operadores.
- Atribuição de mais um subsidio (600.000 €) pelo governo á Fundação Mário Soares,useira e vezeira em beneficiar da generosiade dos governos socialistas.
- A forma "generosa" como a empresa pública CGD ajudou a resolver a crise do BCP.
Sobre estes,e infelizmente muito mais exemplos possiveis,é que gostariamos de ver o governo dar explicações.
Mas a falta de qualidade da democracia,e dos governantes que vamos tendo,não o permite.
Pode ser,quem sabe,que alguns comentadores tão preocupados com o congresso do PSD/Madeira não ser aberto á comunicação social ou com a liderança do PSD,possam fazer um exercicio de verdadeira independência e denunciarem este estado de coisas.
Por mim esperarei sentado !
É mais seguro.
Depois Falamos
sábado, abril 05, 2008
E esta ...
Brilhante
Um pouco á sombra da notável carreira da equipa de futebol,e já agora de um voleibol que parece teimar em falhar no ultimo momento,o basquetebol vitoriano tem vindo a fazer uma carreira excelente na Proliga discutindo o titulo com o Benfica.
Empatados no topo da classificação,a vantagem pertence aos encarnados por um só ponto dado que venceram em Guimaraes por nove pontos e o Vitória foi agora á Luz vencer por ...oito !
Mas é na Taça de Portugal que o Vitória assinou o seu maior feito da presente época.
Apurado para a fase final a oito,conseguiu hoje apurar-se para a final vencendo o campeão da liga profissional.a Ovarense,de forma clara e convicente.
Independentemente da final que disputará amanhã com o o vencedor do F.C.Porto-Ginásio Figueirense,o basquete vitoriano tem sobejas razões para estar satisfeito.
E quem sabe se não serão mesmo eles a dar-nos,este ano,um troféu nacional.
Depois Falamos