Páginas

sexta-feira, junho 29, 2007

Guarda Nacional Rotundas ?


Não sou especialista em trânsito,em vias de comunicação ou em fluidez de tráfego.
Como qualquer automobilista minimamente experiente tenho alguns conhecimentos sobre circulação,engarrafamentos,código de estrada,segurança,enfim o necessário para circular nas estradas .
E sei que as rotundas se destinam a disciplinar o tráfego,a melhorar a sua fluência e a contribuir para que em pontos delicados exista uma maior disciplina.
Por isso me surpreende que cada vez mais a GNR escolha precisamente as rotundas,muito em especial nas saidas das auto estradas,para as suas operações de fiscalização.
Reconheço que dada a falta de alternativa dos eventuais prevaricadores são excelentes locais para os apanhar.
Mas em contrapartida empecilham,diminuem a em segurança,criam demoras em sitios que existem precisamente para as evitar.
Não estará a faltar algum bom senso,e moderação,nesta permanete presença da GNR nesses locais ?
Depois Falamos

"Censuralismo"...


Já era conhecido o caso de José Sócrates que enervado com o blog "Do Portugal Profundo" resolveu processar judicialmente o seu autor.
"Apenas" porque o homem teima em insistir que Sócrates não é licenciado e,pior teimosia ainda,persiste em apresentar documentos que parecem apontar nesse sentido.
Se o caso for para tribunal,o que duvido,logo se verá quem vai ser julgado...
Depois o escândalo da DREN; no qual estão presentes os piores tiques de um regime totalitário.A censura,a denúncia pidesca,a prepotência,a arrogância parola,o "posso quero e mando",a evidência de alguém que ocupa o cargo sem a minima preparação intelectual e civica para o desempenhar.
Qualquer governo democrático,com respeito pelas pessoas e instituições e vergonha na cara teria demitido sumariamente a directora da Dren.
Por uma questão de higiene democrática.
Este governo renovou-lhe o mandato.
Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és !
Agora Vieira do Minho.
Em que a directora do centro de saude é demitida porque um médico afixou uma fotocópia com uns dizeres criticos sobre o ministro Correia de Campos.
Rápida e convenientemente substituida por um boy do PS !
São exemplos(estes como podiam ser muitos outros)dispersos mas que indiciam,não tenhamos medo das palavras,uma tentação totalitária.
Que do meu ponto de vista começa a por em causa o regular funcionamento das instituições e a confiança dos cidadãos na qualidade da democracia que vamos tendo.
Interrogo-me o que faria,em ciscunstâncias idênticas,um presidente socialista perante um governo PSD que tivesse este tipo de comportamentos.
E até sei a resposta...
Depois Falamos

terça-feira, junho 26, 2007

Rigor


O "Povo Livre" é,como todos saberão,o orgão oficial do PSD.
Desde 1974.
Durante muitos anos em versão de papel,que inclusivè se vendia nos quiosques,e desde algum tempo atrás apenas em formato electrónico.
Naturalmente que sendo o orgão oficial traduz as posições da direcção nacional do partido,do seu lider e daquilo que quem manda entende como mais conveniente.
Sempre assim foi.
De Sá Carneiro a Marques Mendes.
Poderiamos gostar que fosse de outra forma,que as posições de quem discorda fossem divulgadas no jornal,porque afinal o PSD somos todos e não apenas aqueles que apoiam as direcções.
Sejam elas quais forem.
Mas a prática é outra.
E por isso em relação á noticia nele publicada sobre o ultimo Conselho Nacional,ninguém esperaria que o" Povo Livre" traduzisse as duvidas e reservas da presidente da mesa sobre o método de votação,a contestação de número significativo de conselheiros relativamente ao boletim de voto,o facto de a votação ter começado com mais de uma hora de atraso por causa de toda a contestação ou o facto de ter sido entregue na mesa um requerimento subscrito por número significativo de conselheiros pedindo para em futuras votações ser antecipadamente conhecido e fundamentado o critério a seguir.
Ninguém esperava por isso,é verdade,mas esperava-se que ao menos o Povo Livre publicasse correctamente o resultado da votação.
Infelizmente nem isso.
Votaram 48 a favôr e registaram-se 24 votos nulos e 15 brancos.
Pois no Povo Livre vem ao contrário: 48 a favôr (vá lá que nisso não se enganaram...) 24 brancos e 15 nulos !!!
Dir-me-ão que não tem grande importância.
Talvez,mas para quem tanto prega o rigor para os outros não seria pior dar o exemplo.
Afinal o tal rigor que já tinha faltado ao esquecerem-se de incluir Pedro Santana Lopes na galeria fotográfica dos antigos lideres.
Depois Falamos

domingo, junho 24, 2007

Que sabes tu Marcelo ?


Na altura achei um pouco excessivo o conteúdo das declarações mas hoje dou total razão ao Rui Gomes da Silva na denuncia que fez ,em 2004, das pregações dominicais do professor Marcelo.
É uma vergonha que um politico no activo,com ambições que o próprio não esconde,tenha direito a 45 minutos semanais de tempo de antena (ainda para mais no serviço público de televisão) sem contraditório nem incómodo visivel por parte de jornalistas que visivelmente se deixam ir na onda...
Hoje,uma vez mais,Marcelo fez da perfidia arma,da manipulação argumento e da politica do facto consumado escapatória para quem ele entende que deve manter-se na liderança até ele,Marcelo,achar que é tempo de avançar.
Com base numa noticia do "Povo Livre a cores" ,a que alguns chamam "Sol",de que muito provavelmente conhecerá bem o inspirador(da dita noticia),Marcelo prevê o antecipar das directas para Outubro de 2007 e anuncia ao país que delas Marques Mendes sairá legitimado.
A isto se chama intrujice pura e dura.
Mas como nos meses anteriores ao congresso de Pombal,Marcelo todas as semanas vaticinava a Luis Filipe Menezes um resultado de 10 a 15% (viria a ter 45 %) e é um homem reconhecidamente inteligente,não é de crer que voltasse a cair no erro de vaticinar catástrofes a Menezes e depois se espalhasse ao comprido perante o resultado.
Por iso me apetece perguntar:
Será que o professor Marcelo já contou os votos das próximas directas ?
Ou os boletins de voto,numa doutrina seguramente cara ao actual poder e ao querido conselho de jurisdição,só permitem o voto em Marques Mendes ?
Como nenhuma das hipóteses é admissivel (não é que alguns não gostassem...) pergunto,muito a sério,que sabes tu Marcelo que nós não sabemos ?
Que sabes tu,Marcelo,que nós não sabemos sobre a forma como se vai desenrolar o processo eleitoral das próximas directas ?
Que sabes tu Marcelo ?
Depois Falamos

O Cântaro e a Fonte


Mais um Conselho Nacional.
Em que houve convergência no externo,questões europeias,e divergências insanáveis no que é interno.
A democraticidade,a participação a livre expressão de opiniões.
É completamente inaceitável e violador das mais elementares regras da democracia que numa votação só seja permitido o sim,o branco ou o nulo.
Para quem manda hoje no PSD não há o direito de discordar,de ser contra,de votar não ao que a direcção entende votar sim.
Com uma cumplicidade que envergonha do orgão jurisdicional do partido sempre atento ,venerador e obrigado aos "diktat" da CPN.
Com a honrosa,mas infelizmente minoritária,oposição do Rui Gomes da Silva.
Não é verdade que seja essa a jurisprudência e a tradição do partido.
A dos boletins de voto que nos envergonham.
Ainda há pouco tempo,quando o conselho nacional votou a substituição de Durão Barroso por Santana Lopes ,o procedimento adoptado foi bem diferente.
Mas agora estamos no tempo do vale tudo.
Mesmo com a oposição da presidente da mesa, Manuela Ferreira Leite ,também ela discordante de semelhante aberração.
E quando a prática de votações nominais,por exemplo num orgão de soberania como a Assembleia da República,prevê o sim,o não e a abstenção.
Mas para as doutas cabeças que mandam no conselho de jurisdição nacional isso pouco importa.
Um orgão de soberania faz diferente ?
Prevê uma verdadeira democraticidade ?
Dá expressão ás trs posições possiveis sobre uma eleição ?
Pouco importa.
Interessa é fazer a vontade a quem manda.
É de tanto "pensar em grande" que o PSD está a ficar cada vez mais pequeno.
Pequeno em democraticidade interna,em credibilidade e em ser uma verdadeira alternativa.
Mas não há mal que sempre dure...
Depois Falamos

Irradiem-nos


A Comunicaçao Social traz ecos da milésima polémica entre Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira.

Cada vez mais ordinárias,mais desprestigiantes mais reveladoras da falta de nivel dos personagens.

Não sou portista nem benfiquista (livra !) mas acredito que deve haver milhares de adeptos dos dois clubes envergonhados com estas tristes cenas dos dois presidentes.

Podem a FPF e a Liga gastarem o que quiserem em campanhas de fair play que cada entrada em cena destes dois deita por terra muito do trabalho feito nessa área.

São as calúnias,os insultos,as insinuações e provocações que desprestigiam os clubes,prejudicam o futebol e contribuem para acender rastilhos perigosos.

Não será possivel a Liga expulsar os dois clubes das competiçoes profissionais e irradiar para sempre os dois figurões ?

O verdadeiro futebol agradeceria.

Depois falamos

quinta-feira, junho 21, 2007

Il Divo


Sim.
São Fantásticos !
Depois Falamos

terça-feira, junho 19, 2007

Só faltava mais este...


Quem vai lendo este blog sabe que não gosto do Benfica !
Não gosto,nunca gostei, nunca gostarei.
Tenho a certeza disso.
Mas tal não impede que respeite a instituição e muitos dos atletas que por lá passaram e que fazem parte da hiostória do clube e da própria história do futebol em Portugal.
Como Eusébio,Coluna,Néné,Chalana,Humberto,Shéu entre tantos outros.
E naturalmente como Rui Costa um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos.
Que tendo feito boa parte da sua carreira em Itália (Fiorentina e Milan),porque é profissional e lá pagavam bem melhor,nunca deixou em todas as oportunidades de reiterar o seu amor ao Benfica.
Como Pedro Mendes e Fernando Meira o tem feito relativamente ao Vitória.
Sendo desejável que como Rui Costa também eles venham terminar as carreiras ao "seu" clube.
Pois Rui Costa que regressou ao Benfica quando entendeu ser tempo de o fazer,e ainda a tempo de mostrar o seu magnifico futebol,foi agora alvo de um ataque inacreditável por parte de quem não tem moral,sequer benfiquista,para o fazer.
O sr Berardo que literalmente de repente se descobriu grande benfiquista resolveu ,no âmbito de uma OPA mais que suspeita sobre a SAD do SLB,vir dizer que se Rui Costa queria ajudar o Benfica devia ter regressado ao clube com 25 anos.
Já nem vou comparar o que Rui Costa fez pelo SLB,pelo futebol português e pela imagem de Portugal no mundo,com o que o sr Berardo terá feito.
Interrogo-me apenas onde estava o sr Berardo quando tinha 25 anos,30,40,50,60 .
Podia estar em muitos sitios,a ajudar o Benfica é que não estava seguramente !
O futebol português e o Benfica já tem problemas suficientes para se entreterem.
Dispensavam bem a aparição de mais este "pato bravo".
Depois Falamos

domingo, junho 17, 2007

A valsa das medalhas


O titulo desta postagem não tem a ver com a excelente música de Rui Veloso, e letra de Carlos Tê, com o mesmo nome.
Terá quando muito a ver com a ironia nela retratada de um país prolixo no oferecer de medalhas,seja o PR,o governo,as autarquias ou as instituições.
Raras começam a ser as personalidades públicas que não tenham lá as suas medalhinhas,ofertadas numa qualquer cerimónia sob qualquer pretexto.
Vem este introito a propósito de ao passar os olhos pela imprensa de Guimaraes deste fim de semana ter constatado que na habitual entrega de medalhas do dia do municipio vai tocar um desses penduricalhos ao industrial Vitor Magalhaes.
Que não por acaso,mas seguramente por desdita vitoriana,foi até poucos meses atrás presidente do Vitória.
Do qual alias saiu pela porta do fundo e com o imorredouro rótulo de pior presidente da história do clube.
Não discuto o valor do referido cavalheiro enquanto emérito fabricante de cuecas e camisas entre outros negócios.
Sendo certo que conheço muitos outros industriais deste concelho,com brilhantissimos curriculuns na sua area de actividade mas também em areas associativas e outras,que nunca viram a sua actividade distinguida pelo maioria socialista do municipio.
Constato apenas que depois do referido senhor ter chegado á presidência do Vitória,ao colo do bloco central local(quanta inocência meu Deus...)e com a benção do poder camarário,fez a "lindissima" obra que se conhece e teve de desaparecer á pressa perante a indignação dos adeptos.
E na primeira oportunidade a câmara socialista,eternamente grata pelos serviços prestados e pela municpalização do clube no seu tempo iniciada,vem atenta e pressurosa dar-lhe uma medalha de ouro ao mérito industrial(o tal pretexto das cuecas e afins) tentando lavar a face e restaurar uma imagem que anda pelas ruas da amargura.
Por mim , e dando a esses galardões o valor zero que dou,está muito bem.
Sempre soube que Câmara,PS e Vitor Magalhaes,com o beneplácito dos inocentes habituais,eram "Amigos Para Sempre" parafraseando a célebre música dos Jogos Olimpicos de Barcelona cantada por Montserrat Caballé e Freddy Mercury.
Tenho é pena de ver Guimarães e o Vitória enredados nestas valsas...
Depois Falamos

Batota ?


Não sei bem porquê,mas cada vez que ouço falar da Ota cheira-me a ...batota !
Não vale a pena fazer história,recuar no tempo e lembrar todo o processo,porque ao longo dos anos já foi tal a controvérsia,tantos os protagonistas(alguns dos quais foram mudando de posição) tantas as posições pró e contra que mais vale atentarmos no presente.
E o presente diz-nos que o governo Sócrates tomou uma decisão,defendeu-a com unhas e dentes,desdenhou de qualquer outra opção,anunciou a abertura do concurso público e ,enfim,pareccia que nada mais havia a fazer.
É certo que o presidente da república manifestou duvidas,a oposição protestou (no terreno como Luis Filipe Menezes ou num salão alcatifado do Tivoli como Marques Mendes)os especialistas dividiram-se quanto á opção.
Mas de repente dá-se um fenomeno novo;cai a Câmara de Lisboa,é aberto um processo eleitoral e o candidato socialista fica sozinho a defender o fim da Portela e a ida para a Ota(que aliás aprovara enquanto ministro) perante todos os outros candidatos fortes defensores da opção Portela + 1.
Coincidentemente a CIP aparece com um "misterioso" estudo a defender a solução Alcochete,de que nunca ninguém se lembrara o que mostra bem o rigor com que o novo aeroporto foi equacionado,e perante a surpresa geral o governo recua e aceita avaliar a nova opção.
É concedida uma moratória de seis meses para o LNEC comparar estudos,aparecem noticias a realçar a mais valia de Alcochete até em fundos comunitários,e o ministro que dissera ..."Jamais...",que afirmara a margem sul como um deserto e que considerara a Ota uma questão de honra pessoal fica muito caladinho,mete a viola ao saco e nem sequer tem a digna atitude de se demitir !
Até Almeida Santos fica em silêncio e esquece o perigo das pontes dinamitadas...
Claro que a oposição de salão canta vitória e parte para nova cruzada.
Mas isso são outros contos.
O que importa aqui é avaliar quem fica a ganhar com este aparente recuo do governo ainda que há custa da temporária ridicularização de Mário Lino.
Desde logo Sócrates que ganha paz em véspera da presidência portuguesa da União Europeia e pelo caminho ainda "amansa" Cavaco com esta aparente cedência aos seus avisos.
Sem se ter comprometido a nada que não fosse adiar(?) uma decisão por seis meses.
Mas essencialmente António Costa.
Quem em plena campanha eleitoral se vê livre do assunto que mais o embaraçava.
Lá para Janeiro,ultrapassada a presidência portuguesa e com presidente de camara eleito,se saberá se em todo este processo há ,ou não,batota !
Vai uma apostinha sobre qual vai ser a decisão final ?
Depois Falamos

sábado, junho 16, 2007

sexta-feira, junho 15, 2007

Voltei


Depois de três longas semanas sem poder aceder ao blog,por força de uma inexplicável desactivação da conta do gmail que lhe dava acesso,e após variadas reclamações junto do Google eis que de repente chega,por mail,a boa nova.
A conta está reactivada.
Espero que definitivamente.
Claro que a chatice de durante este periodo não ter podido escrever no blog,o transtorno de uma base de dados de e-mail que teve de ser refeita,os contactos perdidos,nada disso tem solução.
De qualquer forma o assunto está resolvido.
E gostaria de deixar um público agradecimento ao Miguel Leal pelo enorme contributo que deu para a solução.
Depois Falamos