Páginas
quinta-feira, dezembro 28, 2006
Bond...James Bond
"Habemus Bond " !
Tal como um cardeal anuncia á Praça de S.Pedro,e ao mundo,cada vez que é eleito um novo Papa,também os fans de James Bond podem suspirar de alivio e acreditar que o novo 007 (Daniel Craig) está á altura dos seus antecessores.
É que a questão da transição de actor ,na história com mais de 40 anos dos filmes do 007, não é nada pacifica.
A saga começou com Sean Connery(7 filmes incluindo o não oficial "Nunca mais digas nunca"),para muitos o melhor Bond de todos,mas logo a seguir George Lazenby foi um enorme fracasso ,razaõ pela qual interpretou a personagem apenas num flme.
Chamava-se "Ao Serviço de Sua Majestade",tinha curiosamente um dos melhores argumentos de toda a série,mas Lazenby,de facto,tinha pouco de Bond.
Mais adiante falarei de uma curiosa semelhança entre este filme e o ultimo,até á data,já interpretado por Daniel Craig.
Sucedeu-se Roger Moore,popularizado pela série televisiva "O Santo" e que interpretou o agente secreto em 7 filmes,compondo um James Bond mais descontraido,menos dramático e com um humor muito britânico.
A seguir outro semi fracasso,Timothy Dalton,interprete em dois filmes que se ...viam ,mas não mais do que isso.
Dalton,excelente actor de outros palcos nunca foi um "verdadeiro" James Bond.
Aparece então em cena aquele que ,para mim,compôs o mais equilibrado de todos os Bond:Pierce Brosnan.
Com o carisma de Connery e o humor de Moore,interpretou James Bond em quatro memoráveis filmes,numa fase de transiçao do personagem para o pós "Guerra Fria".
Iniciado em 1962,com 007-Agente Secreto interpretado por Sean Connery,o ultimo Bond,pré queda do Muro de Berlim,tinha sido 007-Licença para Matar com Timothy Dalton..
Com a queda do Muro,cairam também os tradicionais inimigos e os argumentistas tiveram de se virar para outros alvos.
Traficantes de armas em "GoldenEye" ou magnatas da imprensa em "O Amanhã Nunca Morre",o quadro de perigos a combater era já bem diverso.
Talvez demasiado cedo,e por razões nunca esclarecidas,Brosnan afasta-se do personagem e o novo 007 é Daniel Craig,um actor relativamente desconhecido,loiro e de olhos azuis (bem ao contrario dos anteriores ) que desde a escolha suscitou duvidas,interrogações e até protestos.
Pois visto o filme,penso que Craig responde por cima,bem por cima aliás,e compõe um magnifico Bond,susceptivel de a ter continuidade o transformar no melhor de sempre.
Num filme de espionagem puro e duro,violento quanto baste,sem devaneios ou "Bond girls" em excesso assiste-se a uma história muito bem contada,com ritmo,emoção e suspense até ao fim.
Curiosamente,Craig que compõe um Bond duro,na melhor tradição de Connery,apaixona-se (o que apenas tinha acontecido ao inditoso Lazemby no filme atras citado) pela mulher errada (acontece aos melhores) vive um curto idilio,equaciona abandonar a carreira para ficar com ela,é abandonado e num final dramático assiste á morte da amada que afinal não era a má da fita como chegara a parecer.
Um James Bond no seu melhor.
Venha o próximo.
Depois Falamos
Ultima Etapa
Aos 34 anos o melhor jogador português pós Eusébio,e um dos melhores do mundo da ultima duzia de anos,parece estar a caminho da sua ultima etapa como profissional de futebol
Com um percurso recheado de êxitos,na selecção nacional,Barcelona,Real Madrid e Inter de Milão,Figo parece ter decidido terminar a sua carreira na Arábia Saudita.
A exemplo do que fizeram ao longos dos anos outras grandes figuras do futebol mundial.
Consciente de que o seu tempo como futebolista de eleição está a esgotar-se,e não querendo(nem precisando)seguramente arrastar-se pelos relvados,conseguiu ainda assim a proeza de aos 34 anos se ir tornar no futebolista mais bem pago do mundo durante os seis meses de contrato com o clube saudita.
Um milhão de euros/mês é de facto uma quantia que explica tudo,a troca de Italia pela Arabia Saudita,do Inter por um clube desconhecido,do futebol do país campeão do mundo por um futebol de quinta categoria.
E Figo,grande profissional de futebol,foi sempre um grande gestor financeiro da sua carreira.
O que uma vez mais comprova.
Contudo,e compreendendo plenamente a sua opção,não deixo de ter alguma pena (ok,futebol e sentimento tem cada vez menos a ver) de ver tão genial jogador dar os ultimos toques num futebol sem expressão e num clube sem história.
Mas o profissionalismo é isso mesmo.
Como o próprio Luis Figo já tinha demonstrado ao trocar o Barcelona pelo Real Madrid por uma "simples" questão de dinheiro.
Muito dinheiro no caso.
Depois Falamos
quarta-feira, dezembro 27, 2006
Cronologias...
Leio na ultima edição do Expresso que o presidente da câmara de Lisboa,Carmona Rodrigues,pretende homenagear com a medalha de ouro da cidade o ex Presidente da República Jorge Sampaio.
Independentemente da simpatia pessoal que Sampaio possa,ou não,merecer estamos a falar de um acto politico e é nessa perspectiva que aqui deixo uma pequena memoria cronológica:
- Carmona Rodrique "não existe"
- Santana Lopes faz de Carmona vice presidente da Camara de Lisboa
- Santana Lopes(com Durão Barroso) faz de Carmona ministro das obras públicas
- Santana Lopes ocupa o cargo de primeiro ministro e Carmona é presidente da câmara
- Sampaio dissolve uma maioria estável na assembleia da Republica com base em argumentos inconsistentes e falacciosos
- Sócrates ganha as eleições ,com maioria absoluta,marcadas de acordo com o calendário eleitoral que mais lhe interessava
- Santana volta á Camara e Carmona aceita ser vice presidente de novo
- Santana abandona a liderança do PSD e é substituido por Marques Mendes
- Marques Mendes veta a recandidatura de Santana a Lisboa
- Carmona aceita ser o candidato de Mendes a Lisboa,"passando a perna " a Santana
- Carmona governa Lisboa em sintonia total com Marques Mendes (vidé caso Pedro Portugal Gaspar/SRU do Chiado) conforme ele proprio admite e Azevedo Soares confirma nas entrevistas citadas no post anterior.
- Carmona quer homenagear Sampaio,o homem que dissolveu o Parlamento,atirou o PSD para a oposição e "deu" o poder absoluto a Sócrates !
- Ah,é verdade e não é irrelevante,também "deu" a liderança do PSD a Mendes.
Perante tudo isto só falta a confirmação (formal é claro) se Marques Mendes também concorda com a homenagem.
Seja como fôr,este "branqueamento" do comportamento hostil de Sampaio em relação ao PSD,é uma vergonha.
Que não pode deixar de ter consequências.
Depois Falamos
terça-feira, dezembro 26, 2006
É a vida...
No ultimo Conselho Nacional do PSD aguardava,admito que fosse o unico mas enfim,uma eventual intervenção do primeiro (sim é o primeiro) vice presidente do partido Azevedo Soares.
Sempre tão prolixo a pronunciar-se nos jornais e afins sobre a vida interna do partido,e em especial sobre os que cometem o pecado mortal de discordarem do querido lider,era de esperar que aproveitasse a oportunidade de,cara a cara com alguns desses "pecadores",dizer o que lhe ia na alma sobre todas as matérias acerca das quais debita teoria nos jornais.
Afinal entrou mudo e saiu calado !
Estaria afónico,pensei eu,de tão pouco habituado que estou,ao longo dos anos,a ver primeiros vice presidentes do partido não terem nada para dizer em tão importante orgão.
Afinal não estaria,porque esta semana na "Sábado" e no DN (de 24.12) lá aparece afoito,e com a coragem do costume,a atacar os tais criticos.
Numa entrevista de uma pobreza intelectual e de uma argumentação tão fraquinha que causa dó !
Com a vantagem de demonstrar bem o estado a que chegou a direcção do partido.
Quando Marques Mendes não tem mais ninguém que não seja Macario Correia ou Azevedo Soares,para o secundarem no combate politico,a situação é de facto complicada.
Depois Falamos
segunda-feira, dezembro 25, 2006
sexta-feira, dezembro 22, 2006
Comparações
Este post é dedicado aqueles que gostam de comparar "Curriculuns Vitae"
Novas Habitações Sociais entregues por Luís Filipe Menezes
Foi já num profundo espírito natalício que esta manhã trinta e cinco famílias carenciadas do Concelho de Vila Nova de Gaia receberam das mãos do Presidente da Câmara Municipal, Luís Filipe Menezes, o que provavelmente será o melhor presente das suas vidas: as chaves das suas novas habitações. Para Luís Filipe Menezes "este momento, o que assinalamos hoje aqui, simbolicamente, deverá ser o início de uma nova fase das vossas vidas", referiu, dirigindo-se às largas dezenas de pessoas presentes na cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. "Todos se deverão debater por uma grande qualidade de vida, no local onde irão viver. Tomem conta do que é agora vosso e do que é de todos para que todos possam viver em harmonia", disse. De acordo com Luís Filipe Menezes, as opções estratégicas em matéria de investimento na Câmara de Gaia não passam por apostar em "obras de fachada", mas sim no "construir humanamente e, sobretudo, dar qualidade de vida às pessoas". O Autarca aproveitou a ocasião para anunciar que o próximo ano será de grande desenvolvimento para Vila Nova de Gaia, nomeadamente com novas vias de comunicação, investimento estrangeiro e subsequente criação de postos de trabalho, na construção de complexos desportivos, novas vias rodoviárias, entre muitos outros. As famílias que esta manhã receberam as chaves das suas novas habitações ficarão instaladas nos empreendimentos sociais localizados nas freguesias de Serzedo, Arcozelo, Vilar de Andorinho, Canidelo, Sermonde e Avintes.
Depois Falamos
quinta-feira, dezembro 21, 2006
Reflexão
quarta-feira, dezembro 20, 2006
Um Mundo Demasiado Rápido
É hoje comum dizer-se que se vive demasiado depressa.
Muitos compromissos,muita agitação,muita falta de tempo para coisas essenciais como,por exemplo,cultivar amizades
Telemoveis,sms,mails,msn,tantos meios de comunicação que o contacto pessoal,o dar dois dedos de conversa,o simples tomar café e falar estão a ficar vertiginosamente desactualizados.
Fazem-se negocios por telemovel,namora-se por sms,fala-se de tudo no messenger e os contactos pessoais,a personalização dos assuntos,o simples gesto de escrever pelo próprio punho uma simples carta,parecem coisas dos século passado.
Quanto mais meios de comunicação existem mais as pessoas se isolam,se fecham no seu mundo,deixam de ser personalidades próprias e passam a ser numeros de telemovel,endereços de mail,sites e blogues !
Vem tudo isto a propósito da quadra que atravessamos (pois,o Natal...) e que é verdadeiramente propicia á chamada febre SMS.
São aos milhões.
Tenho o hábito,e um telemóvel que o permite,de guardar os sms que recebo e a que atribuo um significado especial.
Quantas vezes ao relê-los recordo situações,pessoas,momentos bons,enfim tudo aquilo que da Vida vale a pena lembrar.
Pois faz agora um ano,criei no telemovel uma pasta para guardar os sms de Boas festas,dos amigos ,da familia,das pessoas que me são queridas,dos simples conhecidos .
Todos os sms que recebi e que tivessem a ver com o Natal de 2005 e os votos para o 2006 então a aproximar-se.
Guardei trezentas e tal mensagens.
Um destes dias fui relê-las.
Recordar quem mas tinha mandado e fazer um pequeno balanço de como ao longo do ano que passou tinham evoluido os meus relacionamentos com todas essas pessoas.
Constatei tristemente que com algumas,muitas mais do que gostaria,ao longo de 2006 não estive,nao falei ao telefone,nao troquei um simples sms ou um mail !
Um ano de silêncio,
Não por zangas,não por amuos,nada de especial.
Apenas porque o mundo está a girar cada vez mais depressa e,nessa vertigem,vamos perdendo oportunidades de estreitar relações,de reforçar amizades,de darmos e recebermos um pouco mais.
Agora,quando a febre sms voltar (está eminente) vou procurar mandar um sms a todos os que me mandaram ( e respondi naturalmente) em 2005,assumindo perante mim mesmo o compromisso de ao longo de 2007 procurar falar,nem que seja por sms ou mail,com todos eles.
Sei que não vou conseguir totalmente o objectivo,mas também sei que vou recuperar algum do tempo perdido.
Até porque a vida são dois dias e,na minha provecta idade,desconfio que já passou mais de um...
Depois Falamos
José Mourinho
José Mourinho é daquelas personalidades que não deixa ninguém indiferente.
Desperta paixões,gera ódios,provoca invejas.
Tenho uma enorme admiração por ele.
Considero-o um dos melhores treinadores do mundo e aquele que tem todas as condições para se tornar no técnico mais vitorioso da história do futebol.
Penso que liderada por ele a selecção nacional teria vencido o Euro 2004 ,e no Alemanha 2006 talvez a história fosse bem diferente.
Dá-me um enorme gozo um treinador português ter chegado a Inglaterra,a pátria do futebol,e ter desatado a ganhar,ganhar,ganhar !
Diverte-me o ar dos ingleses,a sua indignação,a irritabilidade que o irreverente Mourinho lhes provoca.
Quis o destino que o Chelsea volte a encontrar o Porto na Liga dos Campeoes.
Se é verdade que Josè Maria Pedroto foi o ideólogo da "desprovincianização" do Porto,Mourinho foi o brilhante maestro do mais espectacular ciclo de vitórias do F.C.Porto ao longo da sua história.
E também,já agora,aquele que potenciou o maior encaixe financeiro de sempre de um clube luso em transferencias de jogadores.
Ricardo Carvalho,Deco,Paulo Ferreira,Maniche,Costinha,Derlei nunca teriam valido o que valerem sem o trabalho de Mourinho.
Merecia bem uma estátua no átrio principal do Estádio do Dragão !
Ao invés,no ano em que ganhou a Liga dos Campeões (apetecia-me fazer aqui uma profecia á Bella Guttman,mas enfim...) na gala anual de atribuição dos prémios "Dragão" deram o prémio de treinador do ano ao técnico do...basquetebol !
Depois disto,e doutras coisas que se sabem,ainda se admiram de nunca mais ter dirigido a palavra a Pinto da Costa.
De facto a ingratidão,para não chamar pior,é um defeito terrivel.
Em Fevereiro,aqueles que gostam do futebol e sabem ser gratos para além das cores clubistas,lá estarão a prestar mais um tributo a Mourinho.
Aplaudindo-o como merece.
Os outros,os ingratos,podem assobiar á vontade.
Se quiserem até em apitos multicolores...
Depois Falamos
terça-feira, dezembro 19, 2006
Marcelo RTP
Temos já há demasiados anos também o "Marcelo RTP" !
Num caso,como noutro,dois "entertainers" em fim de ciclo,sem graça,sem folêgo,com piadas gastas e que já só fazem rir os fanaticos dos programas.
Com a agravante,no caso de Marcelo,de se pronunciar sobre coisas sérias e ser susceptivel de influenciar opiniões.
Pelo menos as opiniões de quem não o conhece !
Razão,e muita,teve o Rui Gomes da Silva quando se insurgiu, de forma indignada , contra o formato do programa (ao tempo na TVI) que permitia a um politico no activo,com evidentes,confessados e legitimos desejos de ocupar determinados cargos,ter uma hora por semana de tempo de antena.
Sem contraditório,dizendo o que quer e lhe apetece sobre o que quer e lhe apetece.
Pois Marcelo,talvez por má consciência,talvez por lhe recordar um dos maiores fracassos de previsão politica da sua carreira,continua a arremeter ciclicamente contra Luis Filipe Menezes naquilo que não duvido em considerar como uma autentica perseguição politica e pessoal.
Com a vantagem de saber que uma eventual resposta não tem o mesmo espaço,tempo e periodicidade.
Assim não custa !
Mas é feio,muito feio...
Desta vez resolveu acusar Menezes de inconsistência nas suas estratégias politicas.
Menezes esse que nunca se atirou ao Tejo,nem guiou taxis ou camiões de lixo no âmbito de grandes estratégias politicas.
Mas que ganhou Gaia,por três vezes,enquanto Marcelo perdeu Lisboa.
Que nunca afirmou num dia querer ser primeiro ministro,noutro dia presidente da republica e no dia a seguir não querer ser ...nada.
Que afirmou ,no tempo certo, a sua motivação para ser lider do PSD e nunca disse que não o seria"...nem que Cristo descesse á Terra..." !
Que nunca aceitou convites para conselheiro de Estado para vir,num programa de televisão,criticar verrinosamente o Presidente da República que o tinha convidado.
Que soube potenciar uma coligação com o CDS para ganhar Gaia em AD e nunca estourou uma AD por se deixar enrolar por Paulo Portas.
E tantos,tantos,tantos outros exemplos que podiam ser dados da famosa "consistência" do professor Marcelo.
Mas não vale a pena.
Quando alguém deixa de ser alternativa seja para o que fôr e se limita a criticar quem ainda é alternativa para muita coisa,e o faz da forma que conhecemos,sem rigor nem objectividade,isso diz tudo das motivações com que o faz.
E da pessoa que o faz.
Enfim,não tarda nada e está no" RTP Memória"...
Depois Falamos
segunda-feira, dezembro 18, 2006
Siempre
Gosto imenso deste grupo,das musicas que cantam,de uma sonoridade muito própria que emana dos seus trabalhos.
Gosto também,numa visão muito pessoal,da forma como a audição das suas musicas nos transporta a um plano de envolvimento muito especial.
"Il Divo","Ancora","Cançoes de Natal" e agora o recém editado "Siempre".
E o fabuloso DVD "Encore".
Pois agora os três primeiros cd (e o Canções de Natal era inédito em Portugal até á data,embora para os verdadeiros fans não haja impossiveis...)e o dvd foram editados numa colectânea intitulada "Il Divo Collezione" que aconselho vivamente .
Curiosamente,e até porque os cd deles são musica quase obrigatória no meu carro,tenho encontrado alguma divergência de opinião acerca do grupo.
Tenho encontrado "passageiros" que gostam tanto como eu,outros que simplesmente gostam,e ainda os que não apreciam ou não gostam mesmo.
Enfim,gostos não se discutem !
Ultimamente ,virado para outros géneros de musica, não vinha ouvindo os "Il Divo" .
Claro que a saida do album "Siempre",que comprei logo no dia em que foi posto á venda,me levou de regresso á audição frequente do grupo.
Ouvindo-os de outra maneira,é certo,mas ouvindo.
Sem o encantamento de outros tempos mas com o prazer de sempre.
Continua a faltar o espectáculo ao vivo,de preferência em Portugal (mas também pode ser em Espanha) porque há tanto tempo espero.
Com o grupo em longuissima digressão pelos EUA e pelo Extremo Oriente,com um 2007 carregado de concertos pela Europa (sou visitante assiduo do www.ildivo.com) estava longe de imaginar que passassem por Portugal.
Eis senão quando,num dos zappings televisivos de domingo á noite,os descubro,surpresa das surpresas,ao vivo no "Dança Comigo" da RTP 1 !
É certo que cantaram apenas uma musica e foram embora.
Mas não gostei.
Não gostei de ver aquele grupo naquele programa foleiro !
Mas...é a vida.
As vezes até a desilusão anda a par com os "Il Divo"...
Depois Falamos
domingo, dezembro 17, 2006
Conselho Nacional
Há mistificações que já nem valeria a pena combater se não fosse por causa do direito á verdade que está constitucionalmente consagrado e que como tal deve ser inteiramente respeitado.
A propósito do ultimo conselho nacional do PSD,no DN e na "pregação" de domingo da RTP1, foram feitos comentários tão maliciosos quanto desrespeitadores da verdade acerca do teor da intervenção de Luis Filipe Menezes(LFM) na referida reunião.
Como os jornalistas não tem acesso á sala onde se desenrolam os trabalhos naturalmente que tem de se valer das suas fontes,o que é legitimo,mas nos dois casos referidos sem cuidarem de ouvir a pessoa cujas declaraçoes supostamente transmitem,o que revela,no minimo,falta de profissionalismo.
Como estive lá e ouvi,duas coisas posso asseverar:
LFM disse lá dentro o que tem dito cá fora (nem outra coisa seria de esperar),ou seja,elogiou o que merece elogio e criticou tudo quanto acha errado na orientação politica e estratégica do partido.
E reiterou que qualquer militante tem o direito de criticar,dentro e for dos orgãos,porque isso faz parte do património genético do partido.
Mas não se limitou a criticar:deu ideias e apontou caminhos,o que aqueles que o criticaram se esqueceram de fazer.Provavelmente por não terem a minima ideia sobre o assunto.
Não deixando de lembrar,aos mais esquecidos,que neste ultimo ano contribuiu para várias e importantes vitórias do PSD.
Em Gaia,terceiro municipio do país,em varias dezenas de campanhas eleitorais autarquicas em todo o Portugal onde esteve a convite dos varios candidatos e até nas eleições presidenciais organizando em Gaia um mega almoço (é... mais um,por sinal o maior da campanha) em que o candidato Cavaco Silva fez uma das raras apariçoes ao lado de um autarca e dirigente do PSD.
Em segundo lugar é redondamente mentira que LFM tenha usado o Conselho Nacional para atacar Rui Rio.
Bem sabemos que alguns actuais e outros futuros "sem abrigo" da politica lisboeta adoram criar intriga entre os dois.Pensam,pobres diabos,que vão dividir para reinar.
O que LFM disse,na sequência dos ataques que lhe foram dirigidos por Marques Mendes (sui generis estratégia para um lider...) e por essa divertida figura,felizmente peça unica,chamada Macário,foi que nunca tinha afirmado que era inevitável a vitória de Sócrates em 1999 ou que MM não tinha possibilidades de chegar a primeiro ministro.
Se isto são ataques a Rui Rio vou ali e já venho...
O problema,é que para alguma imprensa e para alguns talibans do direcção do partido,a uns tudo é permitido,a outros tudo merece censura.
Mas como felizmente nem uns(certa imprensa) nem outros(alguns dos actuais dirigentes) vão ser decisivos nos caminhos do futuro não haverá grandes razões para preocupação.
Depois Falamos
Vitória,Vitória...
Mais uma derrota.
Desta vez com o Gondomar !
No fundo,não há grandes motivos para admiração.
Quem ja tinha perdido com o Mafra,o Olivais e Moscavide,o Penafiel e levado uma "cabazada" do Rio Ave porque não havia de perder com o Gondomar ?
Uma equipa sem classe,um treinador perdido nos seus equivocos,o pior presidente na história de 84 anos do clube só podia mesmo dar nisto !
Um 2006 a acabar da pior forma.
A unica alegria da semana acabaram por ser as declarações de António Salvador,presidente do Braga,dizendo que ainda tinha de vir para Guimarães.
Claro que qualquer vitoriano se divertiu imenso com estas declarações.
O problema é quando nos lembramos que houve um presidente do Moreirense que quis vir para Guimarães e...veio mesmo.
O resultado está á vista...
Depois Falamos
sexta-feira, dezembro 15, 2006
Literaturas...
As três personagens retratadas publicaram ,nos ultimos dias, livros de memórias.
Ainda não li nenhum.
Lerei o de Santana Lopes,não lerei o de Carolina Salgado e talvez leia o de Jose António Saraiva.
Santana justifica-se,Carolina vinga-se,Saraiva coscuvilha.
São três especialistas cada um na sua matéria.
Santana,qual "Calimero", ainda acha que foi uma grande injustiça o que lhe fizeram.
Foi parcialmente injustiça,é verdade,mas ele também se pôs bastante a jeito.
Carolina,armada em virgem púdica (que imagem fui arranjar meu Deus...) vem chorar baba e ranho de pseudo arrependimento,não disfarçando que a unica motivação visivel do seu lixo impresso é a vingança.
Talvez haja outras,mas ainda estão ocultas...
A propósito: a senhora (força de expressão é claro...) não devia estar já em prisão preventiva ?
Saraiva esse,por seu turno,faz aquilo de que tanto gosta.
Conta em público conversas privadas.
Não sei como há neste país um unico politico que ainda lhe faça confidências..
O homem é um caso perdido de incontinência...escrita.
De facto o nosso panorama editorial se se restringisse a estes autores estaria um bocado para o fraco.
Felizmente há muitas eboas obras a sairem todos os dias.
O problema,cultural,é que se calhar vendem menos que as dos citados.
Depois Falamos
Mera Curiosidade
Nas vésperas das eleições para a secção de Algés,o secretário geral do PSD,o responsável pelos ficheiros do partido e o presidente cessante da referida secção terão estado longamente reunidos no gabinete do primeiro.
Porquê ?
Para quê ?
Seria para "Pensar em Grande" ou para fazerem "contas em pequeno" ?
A avaliar pelos resultados...
Depois Falamos
Momento Sublime
A vida,por vezes,reserva-nos surpresas agradáveis,momentos sublimes,pequenas alegrias quando menos as esperamos.
Depois de rever na televisão,após ver no cinema, "A Guerra das Estrelas-A Vingança dos Sith",e a meio de um zapping desinteressado,eis que na Sic-Noticias ,no jornal da meia noite, vejo o presidente do S.C.Braga com ar indignado a fazer uma declaração espantosa.
Recordemos que esta noite o Braga tinha conseguido,pela primeira vez na sua história,o apuramento para os 1/16 avos de final da Taça Uefa.
Pois Antonio Salvador,indignado por ter apenas 9000 espectadores no jogo com o Grassophers(menos que em qualquer jogo do Vitória na II Liga !!!) declarava que assim não valia apena andar a trabalhar,que Braga e os adeptos não gostavam do clube e que a continuar assim mais valia mudá-lo para...Guimarães !
Terá também referido "ou para Barcelos..." mas confesso que nessa altura já tinha dado tal gargalhada que mal ouvi.
O presidente do Sporting de Braga a reconhecer,perante o país,que Guimarães tem melhores adeptos,que apoiam mais o clube e que despertam natural inveja na cidade vizinha.
Delicioso !
Depois Falamos.
quarta-feira, dezembro 13, 2006
De Pombal a Algés
Regresso de Algés,madrugada dentro,depois de assistir á esmagadora vitória da lista encabeçada por Helena Lopes da Costa,sobre a lista afecta á anterior comissão politica de secção e claramente apoiada por Marques Mendes e Miguel Macedo.
Foi uma vitória histórica,e que vai fazer história.
Como nas emotivas celebrações do triunfo muitos militantes diziam,foi uma vitória contra tudo e contra todos.
Contra a expulsão de militantes sem motivo,contra a não admissão de novos militantes por recusarem responder a interrogatórios vergonhosos,contra a "desaparição" á ultima hora de eleitores dos cadernos eleitorais,contra o inacreditável facto de militantes ao irem votar constatarem que já alguém tinha votado em seu nome.
Mas também contra a existencia de dezenas de militantes na mesma morada,contra a filiação de pessoas sem as próprias autorizarem,contra as moradas falsas de membros da outra lista,contra a inclusão,á ultima hora e por despacho do secretario geral,de 40 nomes nos cadernos eleitorais.
Tudo isto são factos.
Provados.
Os susceptiveis disso,e são vários,já alvo de atempada participação ás entidades judiciais.
Foi uma grande vitória.
De uma grande Mulher e da sua equipa.
Não foi em vão que ao conhecer-se o resultado se ouviu gritar "PPD,PPD".
Foi a vitória do que o PPD tinha de melhor contra o que o PSD tem de pior.
As bases contra o aparelho !
Passamos a a saida da A 1 para Pombal.
Pela primeira em vez em muito tempo sorrio,politicamente,naquele nó da auto estrada.
Will Be Back.
Depois Falamos
domingo, dezembro 10, 2006
Boa Musica Sim Senhor !
Já uns dias atrás escrevi sobre o concerto de André Sardet ,no Multiusos de Guimarães, a que tive oportunidade de assistir.
Confesso que não conhecia o musico,as canções,letras e melodias.
Fui um pouco ás "escuras" a ver no que aquilo ia dar.
Sou,como tenho escrito noutras ocasiões,um entusiasta da boa música portuguesa.
Claro que á cabeça,Luis Represas e os Trovante !
"Companheiros" de tantas viagens de carro,de tantas horas de reflexão,"testemunhas" de bons e maus momentos.
A eles volto sempre.
Especialmente quando preciso de me reencontrar comigo próprio.
Mas também aprecio Rui Veloso,Zeca Afonso,Vitorino,Madredeus,Dulce Pontes e vários outros que não importa aqui citar.
Do André Sardet é que,até ir ao concerto...nada !
Ja aqui escrevi sobre a agradável surpresa que constituiu a descoberta deste músico,tão agradável que dai a adquirir o CD foi um pequeno passo rápidamente dado.
E tenho ouvido.
Com um prazer e uma sensação de permanente descoberta que muito me tem agradado.
Especialmente,gostos não se discutem,as faixas 1,2,4 e 8 que me parecem as mais bonitas de todas.
Então as duas primeiras são...fantásticas.
Mas o CD vale pelo todo.
Depois Falamos
Centro Esquerda
Nomeadamente afirmando-se como de centro esquerda.
Um dos pitorescos semanários que nos alegram os fins de semana,dá conta da perturbação causada junto de dirigentes e deputados do PSD por esta posição,ao ponto de nenhum se disponibilizar para qualquer comentário.
Não sei a que dirigentes,não sei a que deputados,se referia essa folha de sábado que as vezes sai á sexta.
Também não importa.
Quando a ignorância campeia,melhor se torna nem querer discriminar os ignorantes.
Porque o PSD é um partido de centro esquerda,é essa a sua matriz ideológica,sempre o foi, e o rótulo de partido de direita que ás vezes lhe querem colar advém do sectarismo dos partidos da esquerda não democrática,das conveniências do PS sempre guloso desse espaço e da falta de rigor com que muitos jornalistas se referem ao partido desde sempre.
Não duvido que a dra Maria Cavaco Silva,embora não sendo militante nem precisando de o ser para o efeito,é uma social democrata.
Tal como o marido.
Que mais do que o ser,demonstrou que o era,nos dez anos em que governou Portugal.
Os tais dirigentes até deviam agradecer a clarividência da entrevistada,mas a propensão para a asneira começa a ser avassaladora para os lados da S.Caetano...
Depois Falamos
sábado, dezembro 09, 2006
Somos Unicos
Já em várias ocasiões me tenho referido á ligação unica entre vitorianos e Vitória.
Em Guimaraes.a paixão com que o clube é seguido,é verdadeiramente exemplar em termos nacionais.
Mesmo na II Liga o Mantém médias de assistência,em casa e fora,superiores ao de todos os clubes da I Liga á excepção daqueles a que se convencionou chamar grandes.
As imagens deste video,recolhidas no D. Afonso Henriques e em vários outros estádios deste país,demonstram tudo isso.
O Vitória é uma paixão !
Para toda a vida.
Há poucas assim...
Depois Falamos
Pelos caminhos de Portugal
A Secção de Cacém (Sintra) organizou o seu jantar de Natal na melhor tradição do PSD.
Festa,musica,boa disposição e alguma intervenção politica.
Da JSD,do PSD,dos dirigentes concelhios e do convidado especial Luis Filipe Menezes.
Saliência para a excelente intervenção do presidente da concelhia,e vice presidente da Câmara de Sintra,Marco Almeida;curto,conciso,claro e afirmativo.
Mas essencialmente momentos de convivio ,de distracção e de excelente confraternização.
E de empatia,muita empatia.
Algo que o partido bem necessita nos tempos que correm.
Depois Falamos
sexta-feira, dezembro 08, 2006
Giro e Rico
Um destes dias almoçava,sozinho,num restaurante em Gaia,e por força do volume de voz não pude deixar de ouvir um excerto da conversa da mesa ao lado.
Nela,duas jovens na casa dos trinta anos,falavam sobre o futebolista do Real Madrid , David Beckham.
Não sobre os seus dotes futebolisticos,os golos marcados,as jogadas vistosas,nada que tivesse a ver com a sua profissão.
Apenas numa perspectiva: o jogador em causa era,nas suas opiniões,um homem giro e rico !
E manifestavam o profundo desejo,ambas,de casarem com um homem assim.
Giro e rico.
Qualidades pessoais,educação,profissão,qualidade do relacionamento nada disso lhes interessava.
Importava era a aparência (giro) e o volume da carteira (rico) !
Não as conhecia (nem fiquei com vontade porque nao gosto daquela forma de pensar) mas não deixei de ter alguma pena delas.
Pena de quem valoriza o acessorio e rejeita o essencial.
De quem prefere as aparências aos conteudos,de quem valoriza o material em detrimento do espiritual.
Nunca saberão,por esse critério,o que é uma relção de partilha,de sentimento,de cumplicidade e paixão.
Nunca saberão a importância de numa relação pensarem sempre "nós" e o menos possivel "tu" e "eu".
Talvez um dia encontrem o seu "Beckham" .
Mas serão,apenas, mais duas pobres raparigas ricas.
Depois Falamos
quinta-feira, dezembro 07, 2006
Portugal Merece Melhor ?
Claro que sim.
Foi essa a mensagem que as três mil pessoas presentes no pavilhão de Gaia,muitas delas oriundas de vários pontos de País,quiseram afirmar com a sua presença.
Essencialmente que Portugal Merece Melhor governo.
Um governo que conflitue menos e resolva mais.
Um governo que aposte menos na imagem e propaganda e faça o nosso crescimento económico acompanhar,pelo menos,o dos restantes paises da União Europeia.
Um governo que governe para hoje,para amanha e para o futuro.
Um governo que faça reformas mas não se esqueça das pessoas.
Um governo a pensar nas próximas gerações,mas que não se esqueça da qualidade de vida das actuais.
Mas Portugal também merece melhor oposição.
Construtiva e dialogante,sem duvida,mas firme,inovadora e consistente.
Uma oposição com ideias diferentes.
Que saiba afirmar claramente as suas diferenças,e a diferença do seu projecto,em relação ao PS e ao governo.
Uma oposição anti Bloco Central,contra os "negócios" do Bloco Central,e que afirme claramente que nunca pela via do "Bloco Central" irá.
Uma oposição com posição.
Na lei das finanças locais,das finanças regionais,na cumplicidade entre governo e governador do Banco de Portugal, no sistema de segurança social, nas prioridades da politica externa,no respeito pelas competência e opiniões do Presidente da República, na descentralização e em tantas outras coisas em que é possivel e desejável marcar as diferenças.
Portugal Merece Melhor ?
Sem dúvida !
Todos Merecemos Melhor.
Todos ?
Há quem já tenha o que merece...
Depois Falamos
quarta-feira, dezembro 06, 2006
terça-feira, dezembro 05, 2006
segunda-feira, dezembro 04, 2006
Francisco Sá Carneiro
Completam-se hoje 26 anos sobre a morte de Francisco Sá Carneiro.
Crime ou acidente ?
Convicto de que se tratou de atentado,(desde a primeira hora) tenho pena de nestes 26 anos decorridos o País ainda não ter sabido resolver esta questão.
Apurar a que deveu a morte do seu então primeiro ministro.
Mas não é disso que quero falar hoje.
Prefiro recordar o estadista de excepção,o lider visionário,o homem livre,o politico que orientou a sua vida pública no sentido de conseguir o melhor para Portugal.
Porque sabia que Portugal merecia.
A ele,ao seu carisma,ao fascinio que exercia sobre quem contactava,se deve boa parte das razões porque aderi á JSD em Janeiro de 1975.
Numa sociedade portuguesa em ebulição,com o esquerdismo na moda,com pesados anátemas sobre quem não fosse de esquerda,desde logo senti profunda admiração por quem,não só pensava diferente,como tinha a coragem de o dizer.
Incompreendido e rejeitado por muitos dos barões do partido,vitima de cabalas,insultos e invenções,sujeito a cisões no PPD,nunca se desviou do seu caminho,nunca abdicou daquilo em que acreditava.
Tenho ainda hoje uma profunda admiração por Francisco Sá Carneiro.
Como português tenho imensa pena que tenha partido tão cedo.
Tenho a certeza que com ele no governo durante muito mais tempo,Portugal estaria hoje bem melhor do que está.
Tive a felicidade politica de poder assistir,ao vivo,a alguns comicios em que Francisco Sá Carneiro foi orador.
Ainda hoje recordo,com alguma emoção,como uma pessoa de pequena estatura podia "preencher" tão grandes espaços.
Depois a vida ensinou-me que há pessoas assim...
Mas na altura foi uma surpresa,uma descoberta,uma revelação.
Acredito que hoje,neste Portugal do século XXI,vale a pena continuar a seguir o exemplo de vida,de pensamento e de acção de Francisco Sá Carneiro.
No País,e no PSD,ainda não vi melhor.
Depois Falamos
domingo, dezembro 03, 2006
O F.D.S.
Por razões antigas e variadas nunca fui grande adepto de fins de semana,muito menos de fins de semana prolongados como este,talvez por achar que proporcionam inacção a mais,que nada acontece,que é uma...chatice.
Então este que passou foi exemplar.
Nem começou mal,com o mega almoço de Gaia em que foi possivel ver milhares de militantes do PSD mobilizados na melhor tradição do partido.
Mas depois,bem depois,uma verdadeiro...nada.
Atente-se nas noticias e acontecimentos ,de que saliento a titulo de exemplo,após um verdadeiro zapping informativo:
- A televisão passou pela centésima vez o filme "As Palavras que Nunca te direi"
- O D.N. continua,esforçadamente,a editar a sua colecção de moedas "Os Monumentos Portugueses". Este f.d.s. tivemos "direito" ao Castelo de Almourol e ao Templo de Diana.
- O Vitória levou 5 (cinco é verdade !!!) do ...Rio Ave.
- Foi editado um novo CD dos Il Divo
- A Eurodisney anunciou que os felizes visitantes do seu parque,na ultima semana do ano,terão a honra de serem recebidos pelo capitão "Jack Sparrow" em pessoa,ou seja,o actor Johnny Deep.
Entre muitos outros exemplos possiveis.
Vá lá,digam-me,como é possivel não gostar destes fins de semana ?
Depois Falamos
sexta-feira, dezembro 01, 2006
O Macário de serviço...
O PSD/Gaia resolveu,em boa hora,fazer uma grande manifestação de oposição ao governo e ás politicas por ele seguidas.
Para o efeito vai juntar hoje milhares de pessoas,num mega almoço,dispostas para dizerem não ao caminho seguido pelo executivo de Sócrates.
Qualquer direcção do partido,disponivel para a abrangência e com uma cultura democrática razoável,sentir-se-ia feliz por existir uma secção do partido capaz de meter ombros a uma iniciativa deste cariz.
Porque é o PSD que vai aparecer a fazer oposição.
Mas os "entrincheirados" na S.Caetano á Lapa (de onde aliás só saem para as alcatifas de hoteis de 5 estrelas ou para a Barra da Tijuca !) veêm o mundo de outra maneira.
Para eles é mais importante atacar Luis Filipe Menezes do que criticar Josè Sócrates.
Vai dai,e convencido que assim desvaloriza o seu companheiro de partido,Marques Mendes escala Macário Correia para atacar Menezes,o mega almoço e a vontade de fazer oposição.
Para além do surrealista desta forma de fazer politica,MM não percebeu que pôr Macário a atacar Menezes,apenas o ridiculariza a ele próprio.
Porque Macário é uma figura que só dá para rir,porque obviamente não tem dimensão sequer para beliscar quanto mais para incomodar,e porque os militantes não perceberão nunca que uma direcção incapaz de promover iniciativas populares de massas ainda critique quem o faz.
Continuem entretidos nas cómodas alcatifas dos 5 estrelas,continuem a fazer Universidades de Verão (e ja agora de Primavera,Outono e Inverno),continuem ,em suma,a...Pensar em Grande.
Depois não se queixem de que o mundo real não quis esperar por quem vive no mundo da fantasia.
Depois Falamos
quinta-feira, novembro 30, 2006
terça-feira, novembro 28, 2006
Formas de Grandeza
Já neste blog, noutras oportunidades,tive ensejo de escrever sobre o futebol em Portugal,suas verdades,suas mentiras e essencialmente suas ilusões.
Que vão de uma estrutura federativa ultrapassada,a um Madail a caminho de vitalicio e passando por uma liga de clubes em descredibilização acelarada.
São os "apitos dourados",são os "casos Mateus",sao os inumeros conflitozinhos que minam a credibilidade e a confiança dos adeptos no futebol.
E,claro,a falta de nivel da esmagadora maioria dos dirigentes que, ao invés de darem as mãos para rentabilizarem a industria futebol,preferem degladiar-se nas suas guerrinhas pessoais feitas de vaidades e da mais absoluta ausência de decoro.
E depois,a continua mentira que é o escalão máximo do futebol,onde qualquer clube pode jogar sem a exigência de critérios minimos de acesso.
Veja-se este exemplo tirado á sorte:
A ultima jornada da I Liga,teve as seguintes assitências nos jogos disputados por todo o país.
Benfica - Maritimo 34.377 espectadores
Vitoria - Trofense 12.220 " "
Académica - Beira Mar 5.581 " "
Belenenses - Porto 4.000 " "
Naval - Sporting 2.577 " "
P.Ferreira - Aves 2.500 " "
Boavista - Amadora 2.230 " "
Nacional - Leiria 2.000 " "
Setúbal - Braga 1.783 " "
Eu sei !
O segundo jogo mais visto em Portugal no passado fim de semana não é da I Liga,é da II.
E teve menos gente do que é habitual naquele estádio.
O futebol português é isto.
O Vitória e os seus adeptos é que não são manifestamente "deste" futebol.
E saliente-se que o Trofense,estreante como o Vitória (mas por percursos bem diferentes)na II Liga,ainda levou a Guimarães uma pequena mas aguerrida claque que também contribuiu não só para o numero de espectadores como também para a animação do desafio.
E que terminou o jogo a aplaudir,e a ser aplaudida,pelas claques do Vitória.
Coisa rara naquele estádio...
Mais gente da Trofa do que normalmente levavam a Guimarães a generalidade do clubes da I Liga .
E isso quer dizer de facto uma coisa muito simples:
As regras de acesso ao topo da competição profissional tem de ser revistas,quiçá num modelo tipo NBA,sob pena de falência a curto prazo.
Depois Falamos
Dúvida
A determinado passo ,da já célebre entrevista de Carmona Rodrigues,lê-se que a retirada do nome de Pedro Portugal Gaspar(PPG) da votação dos administradores da SRU se deveu a pressão de Marques Mendes.
Sob o espantoso argumento (Carmona dixit) de que no partido queriam falar com ele,PPG,pese embora as afirmações de MM de que a direcção do partido e ele próprio não se metiam em nomeações camarárias.
E é aqui que surge a duvida.
Será que pretendiam sujeitar Pedro Portugal Gaspar a um dos famosos interrogatórios á moda de Algés ?
Feito por uns "Torquemadazinhos" da sede nacional ?
Para avaliarem da sua fidelidade ao "Querido Lider" ?
Ou,quem sabe,para tentarem exorcizá-lo das convicções que tem e não esconde de ninguém ?
Depois Falamos
segunda-feira, novembro 27, 2006
Mais do...Mesmo !
O teleevangelista das noites de domingo voltou a dar sinais de vida !
A propósito do almoço de 1 de Dezembro,em Gaia,sob o lema "Portugal Merece Melhor",resolveu proferir douta sentença afirmando que "...enquanto a oposição a Marques Mendes for Luis Filipe Menezes,Marques Mendes pode dormir tranquilo..." !
Felizmente,para ele,não mordeu a lingua enquanto proferia esta afirmação,senão o principal espaço de humor das noites de domingo ficaria ...devoluto.
Ainda assim importa dizer duas coisas:
Esta afirmação,vinda de quem quis ser alternativa a tudo (1º ministro,Presidente da Republica,presidente da camara de Lisboa,entre outras)e mais nao conseguiu do que ser presidente da assembleia municipal de Celorico de Basto,para além de traduzir inveja e despeito,vale o que vale,ou seja,muito pouco.
Por outro lado convém não esquecer que,ao tempo do congresso de Pombal,quando o ilustre pregador perorava noutra "capela" que não a actual,também andou semanas a fio a vaticinar que Menezes não teria mais de 15% dos votos.
Teve 45 %,como se sabe,e nunca o teleevangelista teve a honestidade intelectual de admitir que se enganara redondamente.
A mim o que me chateia é apenas o facto de os impostos que pago servirem para sustentar a RTP e esta dar tempo de antena,semanal,a um sujeito que vive da maledicência e da utilização do espaço público de televisão para a sua maquiavélica criação de "factos politicos".
Mas também que se pode esperar de alguém que,convidado pelo Presidente da República para conselheiro de Estado (deve ter sido uma das tais raras vezes em que Cavaco Silva se enganou...)não se coibe de no seu espaço de pregação criticar veementemente a acção do próprio Presidente da República ?
Depois Falamos
domingo, novembro 26, 2006
É...
sábado, novembro 25, 2006
Como é possivel ?
Que nomes propôs a votação?
Nunes Barata e Margarida Pereira. Deixei o outro nome para segunda votação, sem ter mudado nem a ordem, nem os nomes.
Tinha-lhe sido pedido para retirar o nome de Pedro Portugal Gaspar da proposta inicial?
Tinha-me sido pedido para não ser votado naquele dia.
Por Marques Mendes ?...
Exactamente. Porque haveria alguma reflexão a nível partidário, queriam falar com ele. Fui sensível a isso. Era importante ter já dois nomes, para dar continuidade ao funcionamento da SRU.
Pedro Portugal, no PSD, é apoiante de Luís Filipe Menezes. É uma questão que lhe passa ao lado?
Conheço-o há muitos anos e sei que ao longo do seu percurso...
Marques Mendes pediu-lhe para a votação ser feita noutro dia porquê?
Porque queriam avaliar um pouco, eventualmente falar com ele...
Nunca lhe pediu para retirar o nome?
Não. Pediu para adiar a votação.
Vai voltar a fazer a proposta, na próxima reunião de Câmara?
Vou tentar que à próxima reunião vá uma nova proposta...
Com o nome de Pedro Portugal?
Isso não sei...
Está à espera de quê? Do OK de Marques Mendes?
A equipa que propus era a que acho que tinha condições. Não quero que a equipa seja um somatório de pessoas. Não sei ainda o que irá acontecer. Tenho de avaliar a situação, porque estou preocupado, acima de tudo, com o funcionamento da Câmara.
O texto anterior é o excerto de uma entrevista do presidente da Câmara de Lisboa,Carmona Rodrigues",publicado na edição de hoje do Jornal de Noticias.
Confirmando,timtim por timtim,aquilo que toda a gente sabia mas que os protagonistas vinham negando.
Pedro Portugal Gaspar foi afastado da SRU do Chiado por pressão directa de Marques Mendes.
Que sempre negara,e mandara negar,que interferisse em decisões camarárias.
Isto é gravissimo !
Porque ou mente Carmona Rodrigues ou mente Marques Mendes.
Não há terceira hipótese.
Não pode é o PSD ficar nesta dúvida que mina gravemente a sua credibilidade (ainda se lembram do congresso da "CREDIBILIDADE" ?) enquanto instituição.
Ou rápidamente é tudo posto em pratos limpos (mas limpos mesmo) ou então a liderança de Marques Mendes bateu no fundo.
Em termos de credibilidade é claro,porque em sondagens,barómetros e afins já lá anda há muito tempo...
Depois Falamos
sexta-feira, novembro 24, 2006
A Rampa Inclinada...
O PS quebrou a tendência para descer nas sondagens que havia revelado no mês passado, quando a actualidade política era dominada pela apresentação de um Orçamento do Estado de "contenção". O pior parece ter passado - pelo menos para já -, se se comparar o resultado do PS na sondagem de Outubro (42 por cento, representando uma quebra de quase quatro por cento face a Setembro) e na de Novembro (43,4). O resultado representa apenas mais 1,4 pontos percentuais do que há um mês mas é suficiente para se dizer que a quebra foi controlada. Já no PSD continua a não haver razões para sorrir. O partido de Marques Mendes continua a descer, como desde Junho para cá. Nesse mês a sondagem do DN/TSF/Marktest deu-lhe 31,9 por cento e agora já vai em 28,5. Uma descida ligeira de mês a mês - mas permanente. O que se verifica de Outubro para cá é que aquilo que o PSD perdeu (1,2 por cento) é mais ou menos o que o PS ganhou (1,4).
Este texto é retirado do "Diário de Noticias" de hoje refere-se ao barómetro da Marktest para o DN e TSF.
A principal conclusão a retirar é que a tendência de queda do PSD parece cada vez mais irreversivel !
Com um governo a sofrer forte contestação na rua,com ministros altamente impopulares,com um clima de confronto social assistimos ao PS na área da maioria absoluta e o PSD abaixo do resultado obtido por Santana Lopes em 2005.
E sempre a descer...
É certo que ainda faltam três anos para as legislativas,é certo que ainda muita coisa pode mudar,é igualmente certo que em 1999/2000 Durão Barroso também não tinha resultados famosos nas sondagens,mas a verdade é que as coisas nunca foram tão desanimadoras.
Até por uma razão: é que de entre as qualidades que Marques Mendes indiscutivelmente é possuidor,não consta a capacidade para dar "golpes de asa",para evoluções radicais,para mudanças de rumo bruscas.
Julgo que vamos por mau caminho,e fazer de conta,como tantos,que não vemos que o "rei vai nu" ,não dará grande resultado.
Depois Falamos
Opção Presidencial
Face a uma questão colocada por uma visitante do blog,referente ás opções do presidente em termos de visitas ao exterior,referi que esse será o calcanhar de aquiles da sua presidência até á data.
Explico de seguida porquê.
Um presidente da república efectua, durante o seu mandato, dezenas de visitas a outros paises face a uma agenda diplomática e politica que considera útil para o país.
Naturalmente que as primeiras visitas marcam uma linha de rumo.
Foi pois com alguma surpresa que assisti ao facto de a primeira visita oficial,com pompa e circunstância,ter sido a Espanha.
Aliás sem grandes resultados práticos,que fiquem para a história,a não ser o pormenor de vir a ser recordada pelo facto de durante ela se ter sabido da noticia da gravidez da princesa Letizia...
O designio de um mandato presidencial é naturalmente diferente do de um primeiro ministro,e se no caso de José Socrates se compreende o "...Espanha,Espanha,Espanha..." que proferiu depois de eleito,significando a sua prioridade de politica externa,já no caso de Cavaco esperava outra opção.
O Brasil.
O maior país da CPLP,um gigante politico e económico da América do Sul a que estamos fortemente ligados por laços históricos e sentimentais e um parceiro vital para a nossa politica atlântica.
O reforço dos nossos laços com o Brasil deve ser um designio da nossa politica, enquanto país entalado entre a ponta da Europa e o Atlântico,e que melhor gesto para assumir essa prioridade do que a primeira visita oficial de um presidente recém eleito ?
Até para dinamizar,o que é do nosso maior interesse,uma CPLP que se vai arrastando a meio gaz e sem objectivos perfeitamente definidos e calendarizados.
E a seguir,em minha opinião é claro,deviam seguir-se visitas aos Estados Unidos e a Angola.
Estados Unidos pela importância,que considero desnecessário especificar,desta unica superpotência a nivel mundial e que mantém com Portugal um excelente relacionamento de ha muitos anos a esta parte.
E Angola,a antiga joia do império,com quem os governos de...Cavaco Silva normalizaram relações e que é um parceiro prioritário e insubstituivel do nosso inevitável regresso a África.
Brasil,Estados Unidos,Angola,três visitas que constituiriam três sinais claros,e fortes,de prioridades de Portugal enquanto país europeu,insofismavelmente,mas com forte vocação atlântica e privilegiada ligação a África.
Não foi essa a opção do presidente.
Esteve em Cabo Verde,Espanha e passou pelo Brasil,sem honra nem glória,numa visita muito mal explicada supostamente a titulo particular.
Que erro !
POr tudo isto considero que Cavaco Silva,excelente presidente em termos internos,cometeu erros desnecessários em termos externos.
Foi pena.
Depois Falamos