Páginas

terça-feira, outubro 31, 2006

2455 Cela da Morte

Num mais ou menos habitual zapping televisivo,pós meia noite,vejo num canal temático uma reportagem que me remete para a leitura de um dos livros que mais me marcou na minha juventude.
Chama-se "2455-Cela da Morte" (capa reproduzida ao lado) e em traços muito gerais narra autobiograficamente a história de um homem,Caryl Chessman,que após uma longa luta contra o sistema judicial americano,viria a ser executado na câmara de gaz.
Embora negando até ao fim os crimes de que era acusado.
Nenhum deles de morte diga-se de passagem.
Executado aos 38 anos,depois de passar 12 anos no corredor da morte,e ver adiada a execução por sete vezes face aos recursos que foi apresentando.
Autor de varios livros sobre a sua experiencia de vida,autodidacta de sucesso,Chessman despertaria a nivel mundial um movimento de simpatia e solidariedade,mesmo a nivel de governos,que de nada valeria face á obstinação da justiça em encontrar, e punir exemplarmente, alguém perante os crimes que vinham aterrorizando Los Angeles no final dos anos cinquenta.
De referir que os crimes de que era acusado,eram crimes de violação e o juri que o condenou era composto por onze mulheres num total de 12 jurados !
Li este livro,ao longo dos anos,várias vezes e posso assegurar que se trata de uma obra de grande interesse e muito bem escrita.
A que aliás fui dar uma espreitadela,mais uma,antes de escrever esta postagem.
E as razoes pelas quais me impressionou ,e me permitiu ao longo dos anos manter uma memória tão viva do seu conteudo , são essencialmente duas.
Por um lado a problemática do erro na administração da justiça,que em sistemas penais em que existe a pena de morte é particularmente relevante.
Por outro a angustia do ser humano perante a morte anunciada.
Se no caso do erro,se aplica bem a velha máxima de mais valer um culpado á solta do que um inocente condenado (já para não falar de executado !!!) na angustia perante a morte fica bem patente a desumanidade de que o homem é capaz.
De facto,12 anos no corredor da morte,para onde vão apenas aqueles que sabem que o seu destino é...morrerem,e 7 adiamentos da execução da sentença constituem por si só,uma pena bem pior que a pena de morte !
Creio que,sem falsos sofismas,o erro e a angustia da morte,seja que tipo de morte fôr(não apenas a fisica) são dois dos medos que assolam qualquer ser humano.
Especialmente quando se trata,como com Caryl Chessman,da angústia de ter de pagar por erros de que não se é culpado e cuja responsabilidade radica em terceiros.
Erro e Angustia: A evitar se possivel
Depois Falamos

segunda-feira, outubro 30, 2006

Pedro Mendes


Confesso que tenho uma particular admiração por este jogador.
Vi-o crescer nas camadas jovens do Vitória,denotando logo um talento acima da média,tirocinar no Felgueiras e regressar a Guimaraes para se afirmar de imediato na principal equipa da qual foi peça chave durante algumas temporadas.
Foi,nesse tempo,chamado por Agostino Oliveira á selecção A,depois de ter cumprido um bom percurso nas selecçoes jovens,contabilizando então as suas unicas internacionalizações pela principal equipa de Portugal.
Contratado pelo FCP,foi ao lado de Deco,Maniche e Costinha peça importante no quadrado de meio campo fundamental na conquista da Liga dos Campeões.
Posteriormente,naquele que terá sido dos piores negocios da historia do FCP,foi para o Tottenham,envolvido no regresso de Helder Postiga ao "Dragão".
No clube londrino,e desde a temporada passada no Portsmouth,tem somado grande exibições,golos espectaculares e um papel decisivo no actual 4º classificado do campeonato inglês.
Pois este campeão europeu,semanalmente louvado pela exigente critica britânica,não mereceu até á data,porparte do sr.Scolari,uma chamada nem que fosse para um treino.
Em nome da casmurrice prefere convocar um Costinha a arrastar-se ou um Hugo Viana que joga quando o rei faz anos...
Claro que o Pedro Mendes jogou no FCP e isso,Baia ou Quaresma que o digam,é o pior dos pecados...
Mas é pena,especialmente para Portugal,a quem bem jeito daria na urgente renovação da equipa de todos nós.
Por isso digo,de há muito tempo, Scolari ?
Não obrigado !
Depois Falamos

domingo, outubro 29, 2006

Grande FDS


Futebolisticamente falando foi um bom fim de semana.
O Vitória ganhou a um adversário directo na luta pela subida ( e em casa dele),o Rio Ave e o Varzim perderam (mais dois adversarios directos) e se é verdade que o lider Feirense(corta a alma o Vitoria jogar numa divisao liderada pelo...Feirense !) também ganhou é igualmente verdade que vem a Guimaraes na proxima jornada,oportunidade de encurtar distancias.
Vitórias igualmente de outros clubes da minha simpatia,em Portugal e no estrangeiro,enfim um grande fds futebolistico.
Nota especial pela vitória do FCP sobre o SLB, castigo merecido pela incontinência verbal da dupla Vieira & Veiga S.A. !
Ainda em termos de Vitória uma nota de franco aplauso,sem ironia,para a contratação do Professor Manuel Ribeiro para director desportivo.
Conheço-o há muitos anos,é um grande vitoriano,foi atleta e técnico do clube e é homem de solida formação intelectual e desportiva.
Creio tratar-se de uma excelente escolha e aqui deixo nota da minha satisfação,enquanto vitoriano,por este regresso a casa.
Assim...sim !
Depois Falamos

Eleições em Gaia


A lista A ,liderada por Luis Filipe Menezes,venceu as eleiçoes para a comissão politica da secção de Gaia do PSD.
Alcançou 70% dos votos (1463) contra 30%(583) da lista B.
Torna-se inevitável um longo sorriso.
Que se estende de Gaia a Lisboa.
Da sede concelhia,na rua Francisco Sá Carneiro,á sede nacional na rua de S.Caetano á Lapa.
Nunca ,como hoje,gostei tanto de terminar uma postagem assim..
Depois Falamos

sábado, outubro 28, 2006

Uma Assembleia Elucidativa !


A Assembleia Geral de ontem pode significar um renascer de esperança para a familia vitoriana.
O chumbo das contas,pese embora a promoção que delas foi feita durante toda a semana,tem uma interpretação clara: os sócios deixaram de acreditar em histórias da "carochinha",estão descontentes com o rumo que o clube leva e impuseram a tolerância zero,quer á direcção quer a uma Mesa da Assembleia geral que manifestamente dirige mal os trabalhos.
Foi na assembleia da "moção de confiança" a rábula de umas péssimas condições sonoras e de claques organizadas que impediam de falar quem supunham critico da direcção.
Para além de terem permitido uma inaceitável votação de braço no ar !
Agora ainda se conseguiram ultrapassar a si proprios; repetir quatro vezes a votação das contas significa ,no minimo má organização do escrutinio, e no máximo, uma tentativa inaceitável de condicionar a vontade dos sócios.
Manifestamente os sócios do Vitória estão zangados,descrentes e ansiosos por outro rumo.
Que as duas figuras da foto ao lado,os grandes responsáveis (embora em graus diferentes) do actual estado de coisas,já não tem as minimas condiçoes de assegurar.
Cada vez mais se torna urgente devolver a palavra aos sócios.
Mas devolver de facto e não em meros actos de fanfarronice que só acentuam o ridiculo em que tudo isto mergulhou.
Depois Falamos

Prova da Razão


A edição de hoje do "Povo Livre" a cores (vulgo Sol) é uma verdadeira,e anunciada, festa !
Todo o mundo, do laranja politicamente correcto ,aparece em grande,numa ânsia desmesurada de mostrar serviço e agradar ao chefe.
Desde o execrável José António Lima,cujo tipo de "jornalismo" me causa asco,ao "sniper" de serviço Mario Ramires,passando pelo guru Marcelo Rebelo de Sousa (este de forma correcta saliente-se)citando o sempre á mão Pacheco Pereira e o ex-amigo(deles) e famoso militante nº 3 Francisco Balsemão,todos em unissono a tentarem (tomaram eles conseguir)arrasar a proposta de moção de censura feita por Luis Filipe Menezes.
Como os argumentos usados,á excepção de Marcelo que é correcto na forma de discordar,são intelectualmente desonestos e de extrema falta de elegância e boa educação,não vou aqui repeti-los.
Registo apenas,com satisfação,este vendaval de criticas e calunias.
Que no caso do tal Lima são de tal ordem que o sujeito resolveu esconder-se na insinuação com receio da afirmação.
Mas também não dá para mais.
Mas fico satisfeito por uma simples razão: a alternativa a Marques Mendes,para já,e a Sócrates a seguir,terá de se construir precisamente contra este tipo de jornalismo e prescindindo dos politicamente correctos que apoiaram todos os lideres e todas as lideranças,desde que se mantivessem na esfera do poder e os negócios corressem.~
Porque o povo,e os militantes do partido,é precisamente disso que estão fartos.
Querem,como no tempo de Sá Carneiro,arrojo,inovação,coragem,diferença.
Ainda que isso acarrete aos protagonistas da mudança a incompreensão,as criticas e as calunias,que no seu tempo acarretou a Francisco Sá Carneiro.
Depois Falamos

sexta-feira, outubro 27, 2006

Citação


"A melhor definição de amor não vale um beijo."

Machado de Assis

Assembleia Geral


O Vitória realiza hoje uma assembleia geral.
Na ordem de trabalhos está a apresentação das contas referentes a 2005/2006.
Na imprensa local,nomeadamente na que usa de grande tolerância para com o actual presidente,já todos tivemos oportunidade de saber as grandes novidades "orçamentais" a serem apresentadas.
Digamos que se vai preparando um clima de aceitação de más noticias como se de boas noticias se tratassem.
A fazer fé no que leio,teremos nota de baixa do passivo e baixa dos custos a juntar á já conhecida baixa...de divisão !
Com tanta baixa,o presidente e restantes orgãos sociais não quererão também meter..."baixa" ?
Parece-me que prestariam um relevante serviço ao clube.
Depois Falamos

quarta-feira, outubro 25, 2006

E esta heim ?


Tenho um velho hobby,que me tem proporcionado agradáveis momentos,que é o de guardar recortes de jornais e voltar a lê-los passados uns anos.
Recordam-se coisas giras.
Ora vejam este excerto de uma entrevista dada ao "Público" em 1.6.2000 por conhecida figura do PSD.

P- Acha que o dr Durão Barroso devia demitir-se ?

R - Não vou dar conselhos relativamente a isso. Acho que o próprio é que tem de decidir e os militantes do partido. Constato apenas isto objectivamente: a unica mensagem que se tem visto passar por parte da liderança é um pouco esta: "Daqui não saio,daqui ninguém me tira".
Acho que não é isto que é util ao país.Tal como não é util á nossa credibilidade e ao país a ideia que queremos chegar ao poder por chegar ao poder,sem se perceber para quê,com que ideias diferentes,com que projecto diferente.Acho que a ideia de meramente estar agarrado a lugares não me parece uma ideia util ao partido e,sobretudo ao país.

Um delicia não acham ?
E sabem quem é o autor desta teoria ?
Não sabem ?
Paciência,é minha convicção que acabarão por saber.
Tenho lá mais recortes...
Depois Falamos

Censura da Moção (Parte II)

Foto Diario de Noticias


Em resposta a algumas duvidas levantadas (nomeadamente em http://politicopata.blogspot.com) acerca da pertinência da apresentação de uma moção de censura ao governo,neste ciclo da vida politica ,e porque aprecio um bom debate de ideias ,aqui explicito melhor as razões politicas que me levam a concordar com a sugestão feita por Luis Filipe Menezes no passado sabado.
Um partido de oposição,especialmente se for o maior partido da oposição,tem o dever de avaliar não só a acção do governo como também os sinais que lhe chegam do país relativamente ao grau de satisfação dos portugueses perante a acção governativa.

Creio que raramente ,nos ultimos anos ,se terá visto um País tão descontente com um governo,bem como um governo a fazer tantas asneiras,afrontar tantos estratos sociais,faltar a tantas promessas eleitorais,expôr á opinião publica tantas contradições dos seus membros,demonstrar tanta falta de senso em tantas declarações.

Para além de uma arrogância em crescendo.

O PS e José Sócrates estã a governar mal e isso merece censura !

Dir-me-ão que face a maioria PS,a moção não terá resultados práticos e o governo pode continuar o seu caminho de disparates e desgoverno.

Sendo verdade,o que deita logo por terra a fantástica afirmação da direcção do PSD sobre abertura de uma "crise politica" (a leitura atenta de uma simples...tabuada teria evitado tão disparatada afirmação),ainda assim permitiria ao partido,perante o País,marcar a discordância,afirmar a divergência e,um dia mais tarde,reinvindicar com toda a justiça o ter avisado a tempo.

Sendo certo que o partido só pode apresentar uma moção de censura durante a legislatura,não está escrito em nenhum manual de ciência politica ,que é cedo ou tarde para o fazer. Caminhamos para meio da legislatura e daí que me pareça muito boa altura para dizer "alto e para o baile" em função do atrás escrito.

A um ano do fim do mandato é que me parece politicamente inócuo, e até propiciador do "...ai só agora é que deram por ela...",apresentar uma moção de censura que aí já não terá nenhum efeito para nada.

Não me parece que o PSD se deva preocupar com a opinião das outras forças politicas acerca da matéria: Se lidera,avança, se não lidera,vai a reboque. Essa é que é a questão.

Finalmente,por agora,entendo que bem andaria o presidente da CPN em ouvir opiniões de outros militantes e dirigentes que não o habitual circulo próximo.Não fora a aversão a reunir o Conselho Nacional (a tal questão do "que é estatutário e do que dá jeito") e concerteza que muito do que quem tem opinião se vê obrigado a manifestar cá fora...poderia fazê-lo lá dentro.

Porque divergir,não significa não pensar,porque criticar não significa não saber convergir e apoiar quando tal é necessário.

Ao contrário de alguns cortesãos de Marques Mendes que veêm inimigos, e fantasmas de inimigos ,em todos que exercem o legitimo direito de discordar,existe muito boa gente no PSD (literalmente boa gente) que continua a pensar que dentro do partido é muito mais o que nos une do que o que nos separa.

Até porque o adversário é,e vai ser durante algum(esperemos que não muito...)tempo,José Sócrates e o PS !

Depois Falamos




terça-feira, outubro 24, 2006

Já não há Pachorra...


Confesso que vivo em paz com o nosso futebol !
Aos estádios vou ver o Vitória e a Selecção Nacional.
Ocasionalmente,a convite de pessoa amiga,um ou outro jogo,normalmente das competições europeias.
Futebol português,da I Liga,com SLB,FCP,ou SCP nada de nada.
Ainda no passado sábado,á hora do SCP-FCP,assistia regalado ao Real Madrid-Barcelona ,um jogo em que a qualidade das equipas,a classe dos jogadores e verdade desportiva tiravam qualquer vontade de fazer zapping rumo ao campeonato português.
Vem isto a proposito do FCP-SLB do proximo domingo.
Semana de jogo e la esta a troca de insultos,de insinuações e das habituais calúnias.
Os senhores Luis Filipe Vieira e Jorge Nuno Pinto da Costa (porque falar do inenarrável Veiga é algo a que me recuso por uma questão de higiene mental) ainda não se terão convencido que o futebol precisa de ser prestigiado,que as vedetas são os jogadores,e que este clima se torna insuportável para quem gosta de futebol jogado ?
Será que sempre que os dois clubes jogam tem de se assistir a isto ?
Quem jantou com quem,quem foi a casa deste ou daquele,quem telefonou ou não a este ou aquele arbitro ?
Esses dois senhores ainda não perceberam que este clima de guerrilha,de suspeição e de maldicência transformam o futebol português num nojo ?
Não se convencem que este incendiar de animos entre adeptos dos dois clubes ainda um dia vai terminar em tragédia ?
E que eles os dois serão os principais culpados ?
Por mim vou continuar entretido com o "meu" Vitória na II Liga e com a nossa selecção.
Porque para ver grandes desafios de futebol,de campeonatos a sério,temos sempre a SporTv com o Barcelona,Chelsea,Inter,Milan,Liverpool,Manchester United,Real Madrid,etc.
Campeonatos em que as vedetas são jogadores e técnicos e praticamente ninguém sabe quem são os presidentes dos clubes(com raras excepções),nem tal faz falta para nada.
Depois Falamos

segunda-feira, outubro 23, 2006

Censura á Moção


Com o autismo imparável que se lhe reconhece a direcção do PSD reagiu com muito maus modos,e uma violência que não usa contra o governo,ás declarações de Luis Filipe Menezes sobre a apresentação de uma moção de censura ao governo.
Num tempo em que o País se revolta,as estruturas concelhias e distritais do PSD vem a publico insurgir-se contra o Orçamento de Estado e o Piddac e existe, como nunca,um clima propicio a aparecer o principal partido da oposição a dizer "Basta",assiste-se a este confrangedor espectáculo de elegerem um dos seus mais destacados militantes como o inimigo a abater !
Para Marques Mendes,e seus próximos,é mais importante censurar quem dentro do partido defende outras formas de fazer politica,do que um governo desgovernado !
E não deixa de ser irónico que tendo Luis Filipe Menezes eleito como um dos principais factores susceptiveis da apresentação da moção a Lei das Finanças Locais,venha um presidente de Câmara do PSD contestar a sugestão.
Afinal quem faz o jogo de José Sócrates ?
E é curiosa tambem a argumentação evocada para a não realização de um conselho nacional extraordinário por parte da direcçao do partido: "...é um orgão que reune estatutariamente e não quando dá jeito..." disse o referido porta voz.
È exactamente o contrário da prática desta direcção.
Reune o conselho quando dá jeito,ou não pode deixar de ser,e nao quando os estatutos estipulam,ou o porta voz ja nao se lembra de que entre Abril e Setembro não houve uma unica reunião do orgão.
Quebrando a prática com 30 anos de reunir o CN na semana a seguir ao congresso.
E houve congresso em Maio !
E deixando de lado,por ridiculas,outras afirmações do porta voz,nomeadamente sobre crises politicas,vamos a uma questão concreta:
Se amanha,como me parece muito provável,PCP,Bloco de Esquerda ou CDS apresentarem uma moção de censura,que faz o PSD ?
Vota contra,fazendo o jogo de José Sócrates ?
Abstem-se,caindo num ridiculo ainda maior que o do "Dia do Cão ?
Ou vota a favôr,perdendo a face,não liderando a oposição e indo a reboque dos outros ?
É esta a pergunta para a qual gostava de ver a resposta.
E nota final: percebo bem porque veio a direcção do PSD responder desta maneira e com este porta voz.
Mas tenham lá consciência que esta escolha foi como, num Benfica-Barcelona,pôr o Alcides a marcar o Ronaldinho.
Só podia dar no que deu...
Depois Falamos

Foto



Ilha Sarichef

Alasca

U.S.A.

Foto : National Geographic

domingo, outubro 22, 2006

Adeus Campeão


Sete titulos mundiais e 91 vitórias em grandes prémios,entre outros recordes,depois e Michael Schumacher terminou hoje no Brasil a sua fabulosa carreira.
Não como gostaria vencendo o seu oitavo titulo mundial,ou no minimo ganhando o seu ultimo grande prémio,mas demonstrando em pista o grande campeão que é e de forma indiscutivel que ainda é o melhor !
Depois de uma época que começou mal para ele e para a Ferrari,um recuperação fabulosa que o levou a duas provas do fim do campeonato a estar em igualdade pontual com Alonso de que chegara a estar a 25 pontos de distância.
Depois,nos dois ultimos grandes premios do campeonato e da sua carreira,todo o azar do mundo.
No Japão motor partido(o primeiro em seis anos !!!) quando comandava destacado a 16 voltas do fim e no Brasil,com tudo praticamente perdido,um furo nas primeiras voltas que o atirou para o fundo do pelotão.
Baixou os braços ?
Sabendo que já não seria campeão fez,ainda assim,uma corrida sensacional que culminou no quarto lugar,deixando a sensação de que com mais algumas voltas ainda subiria posições,e deixou como marca de despedida uma espantosa ultrapassagem a Kimmi Raikonen a duas voltas do fim que fica para a história dos grandes momentos da Fórmula 1.
Terminou a carreira como o grande campeão que foi.
Não apreciando particularmente o cidadão Michael Schumacher,e considerando que o maior de sempre foi Ayrton Senna,reconheço gostosamente que Schumacher foi o melhor piloto da ultima duzia de anos e tem um lugar de imenso destaque na história da Fórmula 1.
Vai passar muito tempo,mas mesmo muito,antes que alguns dos fabulosos recordes de Michael Schumacher sejam batidos.
Depois Falamos

O Óbvio


Luis Filipe Menezes pediu ontem,em Vila Real de Santo António na comemoração da vitória do PSD e de Luis Gomes naquela autarquia,para o grupo parlamentar do PSD apresentar uma moção de censura ao governo.
Face a este orçamento de Estado,ao ataque ao poder local,ás trapalhadas do governo,ao quebrar de promessas eleitorais,ás declarações aberrante de varios membros do governo,a um país na rua a manifestar-se contra as politicas seguidas,ao agravar das condiçoes de vida dos portuguese,entre tantas outras coisas.
Ou seja,pediu ao PSD o óbvio,que lidere a oposição.
E explicou como.
As mais de 70o pessoas presentes entusiasmaram-se.
Ontem eram 700,amanha 70.000,a seguir o País.
Depois Falamos

A Hora de PSL ?


Como sempre se esperou ,desde que há ano e meio a esta parte deixou a liderança do partido e o governo,Pedro Santana Lopes(PSL) reapareceu na ribalta politica.
Afinal,ele não se tinha ido embora,andava por aí...
Mas,contrariamente ao esperado (e á sua propria natureza)desta vez soube cumprir com razoavel coerência um tempo sabático em que andou bastante arredado das primeiras páginas dos jornais e dos holofotes das televisões.
E para o seu regresso escolheu o tempo certo e o local adequado o que revela uma sensatez e uma ponderação que bem falta lhe terão feito noutras etapas da sua vida politica.
O tempo certo porque face á demagogia do governo Sócrates e ao consecutivo quebrar de promessas eleitorais,apareceu como fiel depositário do património da governação PSD (de que foi até á data o ultimo primeiro ministro) e como principal "vitima" de um resultado eleitoral para que a referida demagogia(vejam-se as scuts) bem contribuiu.
Por outro lado,demarca-se da frouxa oposição protagonizada por Marques Mendes,aliás muito propicio a esquecer (quando não a criticar ) as soluçoes governativas de que fez parte e nas quais teve substanciais responsabilidades de acção e orientação.
Foi assim nos governos de Cavaco Silva,foi assim no governo de Durão Barroso !
E se é verdade que discordando de PSL não integrou o seu governo,também é verdade que aceitou o "pesado" sacrificio de ser candidato a deputado numa disputa eleitoral em que PSL era o principal rosto do partido.
Sacrificios...
Mas a sua reaparição foi também no sitio adequado porque,sendo PSL deputado,usou da palavra numa reunião do grupo parlamentar para,entre pares e cara a cara comM.Mendes,manifestar as a sua discordância á forma como o partido vem fazendo oposição.
De alguem que ja foi presidente do partido e primeiro ministro não seria legitimo esperar outra atitude.
Penso que sendo PSL um homem novo e com natural gosto pela acção politica,é natural que tenha ambição e vontade de continuar a fazer politica ao mais alto nivel.
Até porque numa fase da vida em que se calhar já nao esperava,teve o que nunca esperara ter,tendo habituou-se e gostou imenso,e quando deixou de ter sentiu a falta a dobrar.
È humano,é doloroso,é a vida !
Agora a questão é esta: será a hora de PSL ?
Sinceramente penso que não.
Será hora para um regresso paulatino á politica,para intervenções pontuais de denuncia deste governo,para dar injecções de ânimo num partido( de que é uma das principais referências)que tão desanimado anda.
Mas não mais do que isso.
Cá fora ainda há um país que se lembra bem do quão penoso foi o governo dirigido por PSL, e essa memória negativa vai levar tempo a apagar-se.
Veja-se o exemplo de António Guterres.
Esperemos pois,que o percurso que nos ultimos anos PSL fez ,entre o Capitólio e a Rocha Tarpeia ,lhe tenha servido de ensinamento quanto aos perigos e armadilhas de algumas viagens e o tenha consciencializado para a necessidade de cumprir o "código" da estrada.
Nomeadamente evitando os excessos de velocidade...
Depois Falamos

sexta-feira, outubro 20, 2006

Pergunta


Um dos fracos secretários de estado que pululam no governo Sócrates resolveu justificar o brutal aumento da tarifa da electricidade anunciado para 2007,atirando a responsabilidade para cima dos... consumidores !
Que pelos vistos aumentaram muito o consumo.
Atendendo á existencia de uma lei que nao permitia o aumento de tarifas para valores superiores aos da inflacção, este brilhante pensador concluiu que o aumento de consumo provocou aumento de custos (mesmo brilhante não é ?) e que os consumidores é que tem de pagar.
Bela lógica.
Um pouco contrariada,é certo,pelos mais de 500 milhoes de euros de lucros que a EDP teve em 2005 e que de alguma forma prova que os "desgraçados" dos consumidores não foram assim tão nefastos para o sucesso da empresa !
Aliás esta lógica aplicada noutro contexto,o de salarios reais/inflacção/custo de vida dava mote para uma bela dissertação...
A pergunta é muito simples: que está um sujeito deste quilate a fazer no governo ?
Depois Falamos

quinta-feira, outubro 19, 2006

É Sócrates imbativel ?

De forma algo preocupante,porque parece obedecer a uma estratégia bem delineada e correctamente aplicada (teremos uma central de informações a funcionar ?),vai-se instalando na opinião pública a ideia de que José Socrates e o PS,por esta ordem,serão imbativeis nas legislativas de 2009.
São os "opinion makers",os comentadores,a alta finança,jornais e jornalistas de referência,enfim todo um coro que "canta" afinadinho e que procura convencer os portugueses do que parece inevitável;nova maioria absoluta para os socialistas.
Estou longe de partilhar dessas opiniões,estou longe de crer nessa pseudo inevitabilidade.
Desde logo porque separando o que é espuma do que é realidade a verdade é que nem o primeiro ministro, nem o governo, são tão bons como gostariam de fazer crer.
Pelo contrário cometem erros ,fazem asneiras,irritam os mais diversos sectores da sociedade portuguesa.
Professores,magistrados,funcionários públicos,forças de segurança são varios dos exemplos da insatisfação que grassa nos portugueses e que não dá mostras de abrandar na critica ao governo.
Claro que,inteligentemente,o tal coro afinado passa a ideia que a contestação advém das reformas e que um governo que tem a coragem de reformar é sempre alvo de contestação.
Mas serão reformas,ou a ela atribuiveis,alguns dos principais erros deste governo ?
Mas advirão das reformas as fragilidades de que o governo e Sócrates tem dado provas nalgumas areas ?
Recordemos:
  • Dois ministros de Estado (Freitas do Amaral e Campos e Cunha),em três, já nao estao no governo.Estamos a falar de areas sensiveis como as Finanças e os Negocios Estrangeiros.
  • Trapalhada,com o resultado conhecido,na escolha do candidato presidencial do PS.
  • Opções altamente discutiveis,e mal fundamentadas,na Ota e TGV
  • Incumprimento da promessa eleitoral de não introduzir portagens nas scuts
  • Descoordenação no ministério da economia entre ministro e secretario de estado adjunto (que ja nem no governo devia estar !) á volta das tarifas da EDP
  • Encerramento de serviços hospitalares em todo o país sem garantia de manutenção de niveis de assistência ás populaçoes.
  • Contradições entre governo e ministro da economia á volta das declarações deste sobre o fim da crise.
  • guerras selectivas aos vários estratos profissionais com um carácter justicialista totalmente inadequado e despropositado, de que sao exemplo os policias,os professores,os magistrados,entre muitos outros.
  • sinais de clara arrogância,proximos do abuso de poder,dados por vários membros do governo com especial enfoque em Socrates,Correia de Campos e Antonio Costa.
  • Incomprensivel posição da Ministra da Cultura acerca dos barricados no Rivoli
  • Ataque sem precedente ao Poder Local e Regional(leia-se Madeira) procurando torná-los,perante a opinião pública ,como principais responsáveis pela existência do déficit.

São apenas alguns,poucos,dos muitos exemplos que seriam possiveis á volta das fragilidades e erros deste governo e deste primeiro ministro.

Acredito,pois,que a vitória de Sócrates em 2009 está longe de ser inevitável.

Para isso não basta esperar que o governo erre muito,é necessaria uma oposição(leia-se PSD) que erre pouco,que saiba marcar a diferença de politicas e de projectos em relação ao governo,que saiba marcar claramente as diferenças,que não enverede pelos pactos por dá cá aquela palha,que não se disperse em idiotices como o "Dia do Cão" e que saiba que os adversários a combater estão fora ,e não dentro, do partido !

Dir-me-ão que parece "areia " demais para a actual direcção do PSD.

Concordo,mas não é nada que não se possa resolver a tempo e em tempo.

Haja vontade.

Depois Falamos

Foto






Montanhas Simen

Etiópia





Foto "National Geographic"

Reflexão


NUNCA TE DETENHAS.
Tem sempre presente, que a pele se enruga,que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante não muda!
Tua força interior e tuas convicções não têm idade. Teu espírito é o espanador de qualquer teia de aranha.Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida. Atrás de cada trunfo, há outro desafio. Enquanto estiveres vivo, sente-te vivo. Se sentes saudades do que fazias, torna a faze-lo.Não vivas de fotografias amareladas. Continua, apesar de todos esperarem que abandones.Não deixes que se enferruje o ferro que há em ti.Faz com que em lugar de pena, te respeitem. Quando pelos anos não consigas correr, trota. Quando não possas trotar, caminha. Quando não possas caminhar, usa bengala.
MAS NUNCA TE DETENHAS!!!

Madre Tereza de Calcutá

Fonte: Blog "Um certo olhar"

A Rivolitrapalhada


Mais trapalhada que o titulo desta postagem só o que se passa no Teatro Rivoli três dias a esta parte !
Um conjunto de pessoas achando-se lesadas pela entrega do espaço á gestão privada,e arvorando-se por conta própria em defensores da manutenção do mesmo na esfera pública (empreitada que ninguém lhes encomendou aliás) resolveram,ao arrepio de todas as normas do estado de direito,barricarem-se no interior do teatro e exigirem soluções de acordo com o que entendiam ser o correcto e não com as decisões legitimamente tomadas pelos detentores do poder politico.
Que para tal,convém nao esquecer,mereceram o voto popular.
Num país em que as instituiçoes funcionassem como deve ser,meia hora depois da "gracinha" feita já as forças de segurança teriam resolvido o assunto,desocupado o teatro e apresentado a tribunal os prevaricadores.
Mas Portugal é Portugal,para o bem e para o mal.
E então assiste-se,perante o aplauso de meis dúzia de esquerdistas e uma imprensa que definitivamente não sabe distinguir noticias de causas ,valham as causas o que valerem, ao inenarrável espectáculo de bloquear portas,cortar a luz,ligar o ar condicionado no máximo,impedir a entrega de agua e comida aos ocupantes,desligar os altifalantes virados para o exterior,enfim,uma república das bananas no seu esplendor !
A que não faltou uma confusa ministra da cultura a vir a público considerar a ocupação "uma forma de protesto original"(sic) e a admitir encontrar-se com os barricados !!!
Por esta lógica,que acredito ser orientação do governo sob pena de,caso contrário ,a ministra ja ter deixado de o ser,admira-me o ministro das finanças não se ter disponibilizado para parlamentar como o tipo que se barricou numa agência do BES em Setúbal !
Ou teremos um governo e vários critérios consoante dá jeito ?
Depois Falamos

quarta-feira, outubro 18, 2006

Citação


"Em politica, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã."

Maquiavel

terça-feira, outubro 17, 2006

Hipocrisias II - Perigos do Tabaco


Em postagem anterior tive oportunidade de me referir aos maleficios do tabaco nomeadamente em termos de causador de doenças de foro oncológico.
Não significa isto que não respeite a opção daqueles que gostam de fumar,não passam sem o cigarro e fumam sabendo os riscos que correm.
É a opção individual de cada um,bem entendido !
Agora,uma vez mais,realça-se a hipocrisia do Estado,dos Estados,em volta da questão.
Estão cientificamente provados e mais que provados os maleficios do tabaco,sabe-se o numero de pessoas que todos os anos morrem em consequência do vicio,sabem-se os custos que o estado tem no tratamento,hospitalização e quantas vezes funerais dos fumadores.
Então,se o Estado estivesse sinceramente empenhado em acabar com esse tremendo foco de doenças e morte,a solução era muito simples:
Proibia o cultivo ,a importação e a comercialização do tabaco.
Tão simples como isso.
Acontece que,tal como os excessos de velocidade,o tabaco é gerador de tremendas receitas para o Estado e daí que este prefira fazer de conta, em termos de prevenção, do que tomar medidas sérias.
E o que é fazer de conta ?
Impostos brutais sobre o tabaco,que levam a que cada cigarro custe aproximadamente €0.15 (trinta escudos) e onere, muito mais do que se supõe ,o orçamento familar.
Colocação de uns avisos,ridiculos,em cada maço (Fumar mata,fumar provoca isto,fumar provoca aquilo...) como se os fumadores não soubessem o risco a que se expõe.
Traduz muito mais uma má consciência do que uma prevenção efectiva.
Permissão de publicidade ao tabaco por todos os meios (coitada da Fórmula 1 que nalguns paises paga a fava...) desde logo nos proprios maços.
Autorização da proliferação de maquinas automaticas de venda de tabaco,também elas generosamente ornadas de publicidade,onde qualquer menor pode adquirir cigarros sem controle.
Legislação,pelo menos em Portugal,cheia de tibiezas quanto á permissão de fumar em locais publicos.
Entre vários outros exemplos que poderiam ser dados.
Repito: Naõ sendo fumador,também não sou um anti tabagista militante.
Entendo que a decisão de fumar um,dois,três maços por dia ,deve ser do foro intimo de cada fumador.
Tal como defendo a pena de morte em casos extremos,também sou a favôr da eutanásia em determinadas circunstâncias.
Se cidadãos normais,bem formados e informados,optam por uma eutanásia pela vida fora,ás prestações,cigarro a cigarro,respeito-lhes esse direito.
Por mais que dele discorde ou me custe vê-lo exercer.
Só gostava é que o Estado,perante o problema do tabaco,não fosse tão hipócrita !
Depois Falamos.

P.S. Como saberão o cowboy da Marlboro que ilustra esta postagem morreu de cancro no pulmão.
Ironias do destino...

segunda-feira, outubro 16, 2006

Citação


"Muitas pessoas são bastante educadas para não falar com a boca cheia, porém não se preocupam em fazê-lo com a cabeça oca"

Orson Welles

Os Pintos e os Galos...


Mais um jogo,mais um mau resultado,mais uma frustração para os associados do Vitoria.
Desta vez foram cerca de 3000 os que se deslocaram a Barcelos para apoiar a equipa e permitir que,uma vez mais,jogasse em "casa".
De pouco adiantou; mais uma vez a impotência que se lhe conhece,a falta de ideias ,de soluções,de ...jogadores.
E ainda por cima terem de ouvir o treinador Norton de Matos a considerar que o Gil Vicente é o principal candidato á subida !!!!
Será que o homem ainda não percebeu a dimensão do clube que treina ?
Escusa é de contar com o presidente para lha explicar.
Esse nunca percebeu !
Quando acabará este pesadelo ?
Depois Falamos

domingo, outubro 15, 2006

O tabaco e o cancro

Numa navegação pela Net encontrei este" interessante" artigo numa revista cientifica.
Sendo que o cancro de pulmão é hoje a segunda forma de morte por problemas oncológicos,não deixa de ser também um daqueles que está mais na mão de cada um de nós prevenir e tentar evitar.
Por mim não fumador militante,desde sempre,espero apenas que cada um dos que não conseguem deixar o cigarrinho tenham,a tempo,a força de vontade necessária para dizerem "Basta".
Todos temos de morrer um dia ,é certo,mas escusamos de contribuir activamente para isso !
Vá lá,força de vontade que vale a pena.
Depois Falamos

O tabaco e o cancro
O cancro
O segredo da vida sempre intrigou os Homens.
Durante todas as épocas procuraram-no com tanto ardor como a pedra filosofal.
Desde que o homem existe, sempre tem lutado contra a doença. Desde os tempos pré-históricos revelou-se médico e cirurgião, tal como astrónomo e agricultor, definindo-se em relação às grandes leis da natureza para estar de acordo com elas ou para as combater.
Nessa luta secular, o homem ganhou inúmeras batalhas, mas não se pode orgulhar de ter ganho a guerra. Como os monstros lendários, o mal parece renascer das próprias cinzas ou dos seus detritos. A peste, a cólera, a tuberculose e a sífilis foram vencidas, mas o cancro toma agora relevo e faz planar sobre a humanidade uma ameaça terrível.
Contra esta ameaça, ao mesmo tempo tão nítida e tão misteriosa, a ciência decretou uma mobilização geral. Em todo o mundo alguns milhares de laboratórios modernos, centenas de milhares de pequenos animais para experiências, biliões de horas de observação ao microscópio, tudo isso testemunha a importância dos meios postos em prática e, por outro lado confirma a importância do perigo.
O cancro é uma das doenças que desde tempos recuados se observam na humanidade, dado que foi já reconhecida nos velhos escritos indianos e egípcios, quinze séculos antes de Cristo.
Também os animais se vêem tocados por esta doença quer os domésticos quer os selvagens e nem sequer as plantas são poupadas.
Até hoje nunca tantos meios foram utilizados contra uma única doença, e apesar do desenvolvimento já impressionante dos meios consagrados a esta luta, as causas e o mecanismo do "mal" permanecem ignoradas.
Tabaco vs. Cancro
O tabaco para fumar (cigarros, charutos, cachimbos) contém três perigosos produtos químicos: alcatrão; nicotina; e monóxido de carbono.
O alcatrão é uma mistura de diversas substâncias que, nos pulmões, se condensa sob a forma de um "xarope" espesso.
A nicotina é uma droga viciante, absorvida a partir dos pulmões e que actua principalmente sobre o sistema nervoso.
O monóxido de carbono diminui a capacidade de os glóbulos vermelhos transportarem oxigénio para o corpo.
O fumador tem 14 vezes mais probabilidade que o não fumador de morrer de cancro do pulmão, garganta ou boca; 4 vezes mais de morrer de cancro do esófago; 2 vezes, de cancro da bexiga; e 2 vezes mais de morrer de ataque de coração. Para além disso, os cigarros são a principal causa de bronquite crónica e do enfisema; e de doenças pulmonares, que aumentam elas próprias o risco de pneumonia e de falha cardíaca.
Também os fumadores passivos que inalam o fumo dos cigarros de terceiros vêem aumentado o risco de cancro.
Como o fumo provoca o cancro
Muitos dos chamados cancros do pulmão ocorrem de facto nos brônquios — os tubos por onde o ar circula até aos pulmões. Os brônquios estão revestidos de células altas, denominadas células cilíndricas, as quais são recobertas de pêlos finos, os cílios. Os brônquios são lubrificados por um muco segregado por células em forma de taça (caliciformes).
Durante um certo período de tempo, o fumo leva a que estas células — especialmente as que se encontram no ângulo da ramificação dos brônquios — sofram uma alteração designada por displasia. As células cilíndricas perdem os cílios e assumem uma forma mais próxima do cubo, progredindo para um tipo de célula escamosa e achatada, semelhante às da superfície da pele.
Durante este período, são geradas pela camada basal células de substituição e cílios, a fim de substituir as que sofreram mutação ou foram destruídas pelo tabaco. Todavia, sob certas circunstâncias, a regeneração não consegue impedir a disseminação das células escamosas. As células basais subjacentes multiplicam-se a um ritmo mais elevado, e algumas delas transformam-se em células cancerosas.
As células cancerosas multiplicam-se rapidamente, substituindo as células basais saudáveis e as células escamosas da camada superior. Eventualmente, o cancro em crescimento rompe a membrana subjacente às células e alastra para o tecido conjuntivo inferior. Cedo são afectados os tecidos dos órgãos adjacentes.
Distribuição do cancro entre homens e mulheres
Na mulher predominam os tumores do aparelho genital, ao passo que no homem são mais frequentes o cancro da pele e do pulmão.
Localização
Homem
Mulher
Boca
3%
2%
Pulmões
18%
5%
Mamas
1%
23%
Estômago e intestino delgado
11%
13%
Recto
11%
13%
Cólon e útero

14%
Próstata
11%

Pele
23%
13%
Sangue
7%
6%
Outras
9%
14%
Consequências do tabaco nas diversas áreas do corpo
Boca e Bexiga: Não há qualquer duvida que o cigarro (especialmente o alcatrão que contém) é cancerígeno — capaz de produzir o cancro nos tecidos com que está em contacto. Por isso os fumadores correm o risco de contrair cancro em qualquer parte do aparelho respiratório, incluindo a boca e a garganta.
Esófago: Muitos fumadores costumam "tragar" (engolir) uma certa quantidade de fumo, pondo assim o aparelho digestivo — o esófago em particular — em perigo de cancro.
Pulmões: Substâncias estranhas são continuamente removidas do tecido pulmonar por finíssimos filamentos (cílios) que forram os canais respiratórios e que varrem todas as partículas através da expectoração. Para além do risco do cancro do pulmão, os produtos químicos existentes no tabaco podem destruir gradualmente alguns desses filamentos, o que provoca a inflamação crónica do tecido pulmonar. A "tosse de fumador" é devida ao enfraquecimento da eficiência da "maquinaria de limpeza" pulmonar, com o consequente volume extra de expectoração.
Coração e Artérias: A nicotina pode aumentar o numero das pulsações cardíacas bem como os efeitos de uma pressão arterial elevada. O fumo do cigarro, provavelmente pelo monóxido de carbono que contém, parece intensificar a acumulação de ateroma nas artérias, que é um doas factores a considerar em muitas doenças de coração. É mais normal que um ataque coração seja fatal nos grandes fumadores do que em outras pessoas.
Bexiga: O cancro da bexiga pode ser resultado da absorção pela corrente sanguínea e respectiva excreção na urina de produtos químicos cancerígenos — principalmente os do alcatrão — inalados em resultado do fumo.


"Artigo publicado na revista Ciência"




sábado, outubro 14, 2006

Hipocrisias : Limite de Velocidade


Com carta desde 1978 e muitas,mas mesmo muitas,centenas de milhares de quilometros percorridos acho com cada vez maior convicção que os limites de velocidade impostos em muitos paises (com Portugal á cabeça) estão perfeitamente desajustados da realidade das estradas e da segurança dos veiculos.
Há desde logo uma hipocrisia estatal que importa referir: tal como noutras áreas de que falarei em futuras postagens,se de facto houvesse uma firme determinação de impedir que se circulasse a mais de 120 klm/h bastava os automoveis,de origem,serem construidos de molde a nao poderem ultrapassar essa velocidade.
Ou seja,os motores não teriam potência para mais.,
Coisa simples !
Mas como da velocidade,seja da cilindrada/preço dos veiculos seja das multas,advém importantes receitas para o Estado então um problema fácil de resolver a montante,é atirado para jusante com todos os problemas conhecidos.
E centrando esta postagem nas auto estradas,porque nos limites impostos dentro das cidades e nas estradas nacionais não me parece haver exagero,é claramente visivel que 0s tais 120 klm como limite maximo são claramente ridiculos ,quer face as condiçoes de segurança da generalidade das auto estradas,quer face aos veiculos que nelas circulam.
Daí que ninguém cumpra esse limite.
E então assiste-se a uma verdadeira caça á multa,seja com radares,com carros "á civil" ou com os veiculos identificados como pertencentes á B.T.
Onde,por vezes,parece mais importante multar do que dissuadir,onde a generalidade do automobilista é tratado como um potencial delinquente,onde se assistem a cenas mais póprias de filmes de espionagem do que resultantes de forças da autoridade em acção.
É preciso que um dia um governo ,com verdadeira coragem e nao com coragem de marketing, olhe para esta questão e para o próprio código da estrada com olhos de ver.
Se preocupe mais em ajustar a Lei á realidade do que em tornar a realidade o mais susceptivel de multas possivel.
Até lá...vamos conduzindo com a (in)tranquilidade possivel.
Depois Falamos

sexta-feira, outubro 13, 2006

Provérbio

Se você quer um ano de prosperidade, cultive grãos.
Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores.
Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas

quinta-feira, outubro 12, 2006

Outro Caminho


Seria fácil,depois da derrota de ontem e da péssima exibição da selecção,entrar pelo caminho da critica fácil ao treinador e aos que jogaram.
Malzinho por sinal !
Sobre Scolari e as suas opções já fui nos ultimos meses escrevendo,mesmo contra corrente nos tempos de euforia do Alemanha 2006,e por isso não vale a pena reincidir no tema.
Hoje,quando ainda vamos a tempo de emendar erros,parece-me apenas de salientar dois ou tres pormenores que resultam não só do Polónia-Portugal,como também do Portugal-Azerbeijão que tive oportunidade de presenciar ao vivo.
Terminado o ciclo de Luis Figo,o melhor português depois de Eusébio,um dos melhores jogadores mundiais dos ultimos dez,doze anos,com toda a mais valia que o seu super talento e carisma traziam á selecção,já afastado outro grande como é Rui Costa,com Pauleta e Fernando Couto tambem afastados por vontade propria e Vitor Baia devido á casmurrice do seleccionador,é mais que tempo de fazer uma remodelação na equipa.
Chamando jogadores que garantem a qualidade (á excepção da de Figo porque essa,infelizmente,aparece muito raramente) dos que vão saindo,aproveitando os que continuam para promover uma integração sem problemas e efectuando,assim,a transição que todas as equipas tem de fazer mais dia,menos dia.
Alguns nomes para não parecer que é apenas teoria: Quaresma,Pedro Mendes,Tonel,Duda,Raul Meireles,Nélson,Joao Moutinho,Carlos Martins,entre outros possiveis.
Um ou outro dos citados ja por la andaram,outros nunca "mereceram" uma oportunidade provavelmente porque ir vê-los jogar dá...muito trabalho.
Por outro lado,e aqui a imprensa terá um papel fundamental,não se peça ao grande jogador que é Cristiano Ronaldo que seja um novo Figo.
Foi assim que durante anos se "estragaram" jogadores,alguns bem prometedores,pedindo-lhes que fossem o novo...Eusébio.
Houve um Eusébio,há um Figo ,e um Cristiano Ronaldo que tem tudo para ser um dos melhores do seu tempo sendo ele próprio.
E outra questão que me parece central: Ao vice campeão da Europa e 4º classificado do Mundial não se pode pedir para ganhar em casa e empatar fora !
Tem que se exigir que jogue sempre para ganhar.
E este tem de ser um discurso para dentro e para fora do balneário.
Ou voltamos para trás ?
Depois Falamos

Foto


ELEFANTE

GABÃO









Foto National Geographic

quarta-feira, outubro 11, 2006

6 Meses


Pois é !
E passaram seis meses.
Seis meses,desde o já tão longinquo 10 de Abril em que este blog foi criado.
Para uma pessoa,em termos de idade,seis meses é um curto espaço de tempo,mas para um blog já é um percurso muito assinalável.
Feito de centenas de postagens,de muitos comentários,uns de amigos,outros de conhecidos,outros ainda de perfeitos desconhecidos,assinados com nomes verdadeiros ou pseudónimos,todos eles deram vida a um espaço de comunicação que espero que continue activo,interactivo e a proporcionar aquilo para que foi criado,ou seja,possibilidades de comunicar,de exprimir opiniões e debater aquilo que merece ser debatido.
Para um blog,como para muitas outras coisas,nunca há um balanço definitivo.
Vai-se andando,vendo e avaliando a par e passo.
Em relação ao tempo até agora decorrido posso dizer,em consciência,que valeu bem a pena.
Depois Falamos

segunda-feira, outubro 09, 2006

Há Dias Assim


Há dias que quando começam mal...raramente se endireitam !
Foi o caso de ontem.
Que por acaso até nem acabou mal.
Mas o caso que adiante exporei,acabou mesmo mal.
Foi um mau inicio de dia.
A Ferrari e Michael Schumacher começaram mal o mundial de Formula 1 e rapidamente Fernando Alonso e a Renault ganharam considerável vantagem .
Que chegou aos 25 pontos de diferença,o que na actual F1 é uma enormidade.
Fruto de uma espectacular recuperação,culminada com a vitória no G.P. da China no anterior fim de semana,Schumacher igualou Alonso no comando do Mundial a duas provas do fim.
Piloto em grande forma,carro superior aos Renault neste final de época,tudo parecia apontar para um "happy end" ferrarista.
Ontem,no G.P. do Japão,a dezasseis voltas do fim e com 5 segundos de vantagem sobre Alonso (o que a este nivel é uma vantagem muito razoável) eis que se parte o motor do Ferrari e corrida e campeonato dão uma reviravolta completa.
Há seis anos que a Ferrari não partia um motor em competição.
Tinha de ser ontem,naquela corrida e aquele motor !
É preciso ter azar.
Depois Falamos

domingo, outubro 08, 2006

Guimarães 2012


A escolha,ontem anunciada pelo governo,de Guimarães para capital europeia da cultura em 2012,é um facto que deve merecer o justificado júbilo de todos os vimarnenses e ,mais ainda, de todos os portugueses que a Guimarães reconhecem um papel impar na história de Portugal.
Aqui nasceu D.Afonso Henriques,aqui nasceu Portugal !
É certo que a proposta ainda vai ser formulada junto do conselho de ministros da cultura,em Bruxelas,mas cabendo a Portugal escolher uma das duas cidades capitais europeias da cultura(a outra será eslovena) pode dar-se como facto consumado.
Guimarães é assim,depois de Lisboa e do Porto,a terceira cidade portuguesa a merecer tão relevante distinção,batendo as candidaturas de Coimbra e...Braga esperando-se,sinceramente,que tenha agentes politicos á altura da responsabilidade.
Importa apreender com outros municipios que ja tiveram essa distinção e pela lista que adiante se publica se vê que não falta por onde escolher:

1985- Atenas (Grécia)
1986- Florença (Itália)
1987- Amesterdão (Países Baixos)
1988- Berlim (Alemanha)
1989- Paris (França)
1990- Glasgow (Escócia/Reino Unido)
1991- Dublin (Irlanda)
1992- Madrid (Espanha)
1993- Antuérpia (Bélgica)
1994- Lisboa (Portugal)
1995- Luxemburgo (Luxemburgo)
1996- Copenhaga (Dinamarca)
1997- Salónica (Grécia)
1998- Estocolmo (Suécia)
1999- Weimar (Alemanha)
2000- Avinhão (França), Bergen (Noruega), Bolonha (Itália), Bruxelas (Bélgica), Helsínquia (Finlândia), Cracóvia (Polónia), Reykjavik (Islândia), Praga (República Checa), Santiago de Compostela (Espanha)
2001- Porto (Portugal), Roterdão (Países Baixos)
2002- Bruges (Bélgica), Salamanca (Espanha)
2003- Graz (Áustria)
2004- Génova (Itália), Lille (França)
2005- Cork (Irlanda)
2006- Patras (Grécia)
2007- Luxemburgo (Luxemburgo), Sibiu (Roménia)
2008- Liverpool (Reino Unido), Stavanger (Noruega)

E apreender tambem significa não repetir erros como ,por exemplo,no Porto 2001 com o seu principal equipamento cultural (Casa da Musica) a ficar pronto apenas em...2006 !
Guimarães 2012 deve ser um grande momento de unidade e exaltação de todos os vimaranenses.
As questões politicas tem palco próprio,ocasião oportuna,protagonistas conhecidos.
Devem ser derrimidas nos palcos e tempos próprios.
Ninguem compreenderia que á volta desta distinção se procurassem motivos e pretextos para combates politicos sem sentido e de resultado conhecido.
Transmitiria uma imagem de insustentável...parolice.
Depois Falamos

Citação


"Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro."

Groucho Marx

sábado, outubro 07, 2006

Sonhos


Todos temos sonhos.
Uns que podemos partilhar,mostrar,dizer publicamente o quanto gostariamos que se realizassem.
Outros pertencem a uma esfera mais intima,menos partilhavel,mais pertencente a nós próprios ou a quem entendamos que deve ser merecedor de os conhecer.
Cada caso é um caso.
Cada sonho é um sonho.
Cada sonho que se realiza dá-nos uma satisfação muito propria,muito especifica,muito...nossa.
Este é um dos meus sonhos.
Um Ferrari F550 Maranello.
Não sei se algum dia o realizarei.
Importa é nunca perder a capacidade de sonhar.
Depois Falamos

sexta-feira, outubro 06, 2006

O PSD e as cotas...


De facto,pelos comentarios deixados numa postagem anterior,que agradeço,mas também por muitos mails e telefonemas que tenho recebido a contarem histórias do "arco da velha",a situação é muito preocupante.
Interrogo-me se os actuais dirigentes não estão a enveredar pelo perigosissimo caminho de quererem transformar um partido de militantes num partido de quadros.
Num partido que em vez de definir politicas se basta em querer influenciar politicas.
Outro dia,na RTP 1 numa das insuportáveis "Conversas em Familia" do sec. XXI (Grande Entrevista,mas também podia ter sido nos Prós e Contras) o dr Marques Mendes manifestava-se preocupado com o país que vai herdar (sic,embora tenha sido na rtp...) do eng.Sócrates em 2009.
Com o devido respeito,e ansiando para que o PSD em 2009 conquiste (não herde,porque o herdar já traduz uma atitude de conformismo,de esperar que alguem atire o poder pela janela)o governo ao PS,estou muito mais preocupado com o partido que alguém antes disso vai conquistar ao dr Marques Mendes.
Porque a crise é mais grave do que parece,os militantes estão mais afastados da vida partidária do que nunca,a situação das cotas por pagar admito que seja catastrófica e ou há uma clara inversão de estratégias, de visibilidade,de dirigentes e de liderança ou nem 2oo9,nem em 2113,nem sei lá quando.
E de uma coisa podem estar certos: Sem um PSD forte,com os militantes unidos e mobilizados,com propostas claras e que marquem a diferença em relação ao PS,não há nenhuma hipotese de ganhar eleições.
Nem legislativas nem autárquicas.
Que por acaso são no mesmo dia !
E como ja tive oportunidade de escrever,esta ofensiva do governo contra o Poder Local é,essencialemte,uma ofensiva contra o PSD.
Alarmismo ?
Depois Falamos

quinta-feira, outubro 05, 2006

Elucidativo

fr
Ilustrado com esta foto,o Diario de Noticias de hoje,transcreve uma conversa entre as duas personagens nela retratadas,que consta das escutas do processo "Casa Pia".
Jose Socrates (JS) e Ferro Rodrigues (FR) falavam assim em 24 de Maio de 2003

JS - Quer dizer,o teu nome anda por lá,não é ? Nos depoimentos.
FR - Exactamente ! Tá metido na merda,na lama ! (...)
FR - Mas como isto,pá, esta tudo a ser registado,pá,acho melhor,pá,teres cuidado com a lingua,pá !
JS- Ó,eu tenho o caralho,pá ! Tu desculpa lá,é que a mim não me intimidam,nem..
FR - Depois dizem que tu,pá,que tu não defendes o Estado de Direito,pá ! Que não sabes o...
JS - Pois,eu não conheço o Estado de Direito !
FR - Que não conheces a separação de poderes...
JS - Puta que os pariu...os poderes...
FR - Tá bem

Não valerá a pena fazer grandes comentários a tão edificante diálogo.
Um dos interlocutores foi secretário geral do PS e candidato a primeiro ministro.Hoje está comodamente retirado como embaixador politico.
O outro,mais grave pelo que afirmava,é secretário geral do PS e primeiro ministro de Portugal.
Num país com outro nivel de exigência em termos de opinião pública e cultura democrática,já não seria uma coisa nem outra !
Depois Falamos

terça-feira, outubro 03, 2006

Uma entre Tantas...


A que vos vou contar a seguir é apenas mais uma das muitas histórias que fazem triste o presente do PSD.
Conversava hoje com um presidente de junta de freguesia do PSD,eleito e duas vezez reeleito com maiorias esmagadoras,sem oposição externa e muito menos interna acerca das realidades da sua freguesia e do nosso partido.
Foi então que ele me contou que ,embora sendo novo de idade ainda é do tempo em que todos apreendemos que um dos deveres de um militante é trazer novos miitantes para fortalecer a base social de apoio do partido, resolvera filiar na sua freguesia mais militantes.
Não por ele próprio precisar mas por entender que para o PSD era desejável ter mais gente na sua freguesia.
Homem popular,com carisma,rapidamente filiou,com alegria,mais umas dezenas de pessoas,maioritariamente idosos (porque é essa a realidade da freguesia) mal supondo a carga de trabalhos em que se ia envolver.
Os novos militantes,pouco familiarizados com cartões bancários ou cheques,na convicção de que dinheiro emitido pelo Banco Central Europeu valia em toda a Europa comunitária e até no PSD,pediram a quem os tinha filiado para proceder ao pagamento das cotas entregando-lhe ,para o efeito, o dinheiro necessário.
O nosso amigo sabendo que o PSD é a instituição mundial em que é mais dificil aos militantes,associados,devedores pagar o que devem,diligentemente lá foi comprar uns vales postais,preencheu-os com a letra mais bonita que conseguiu,deu-os aos novos militantes para assinarem e conscenciosamente lá os mandou para a sede nacional.
Nomes bem preenchidos,moradas correctamente indicadas,sete digitos no código postal,enfim tudo em ordem.
Com surpresa,e indisfarçável revolta,passadas umas semanas recebeu-os todos,mas mesmo todos,devolvidos com a indicação de que ao abrigo do artigo não sei quantos,do regulamento não sei que,aprovado não sei onde,faltava um código (quase tão complicado como o da Vinci) para o pagamento poder ser aceite.
É o ridiculo total !
O PSD não quer que os seus militantes paguem cotas.
o PSD dificulta por todos os meios,com uma imaginação que seria bem melhor empregue no combate politico ao governo,o normal acto de quem deve e quer pagar,pagar mesmo.
Não tenhamos medo das palavras:
É uma vergonha o caminho para onde o partido está a ser arrastado .
Pior do que não querer receber é a argumentação usada.
Para quem está de fora dá a nitida impressão de que qualquer militante do PSD vende a sua consciência,vontade e opinião a troco dos 12 € com que lhe pagam a cota !!!
E para impedir esse "tráfico" de opinião é importante dificultar por todos os meios que um terceiro proceda ao pagamento.
Estou no PSD(via JSD) desde Janeiro de 1975 e tenho a certeza que não é assim.
No PSD os militantes são,como sempre foram,livres e não se vendem nem pelos 12 € da cota ,nem por euros nenhum.
É triste que o labéu da suspeita seja lançado pela própria direcção do partido com estes regulamentos absurdos e até ofensivos para todos nós.
E depois ainda falam em "Pensar em Grande".
Nota-se,até pelas sondagens !
Sou do tempo,a que é necessário voltar,em que as cotas se pagavam nas secçoes ou até,em algumas delas,nos cobradores que procuravam o militante em casa ou no trabalho e que constituiam mais um precioso elo de ligação do militante ao partido.
E que quantas vezes traziam opiniões,pedidos e sugestões.
Agora,para os iluminados que congeminaram estes regulamentos,dinheiro não serve,sao precisos cheque,ou pagamentos multibanco,para ja não falar dos vales postais com o famoso código.
Cada vez se cava mais o fosso entre militante e partido,cada vez se desumaniza mais a relação entre ambos,cada vez o militante sente menos o partido como coisa sua.
Ao invés do que seria lógico,que era a cota poder ser paga na secção,distrital ou directamente á sede nacional,sempre mediante recibo que salvaguardasse os direitos dos militantes,assiste-se a um centralismo que faria António de Oliveira Salazar corar de vergonha.
E atenção; parece que vem ai ainda pior em termos de autonomia financeira das secções...
E isto num tempo em que secções e distritais tem de confiar totalmente na sede nacional em termos das verbas a receber oriundas das cotas,sem meios de controlarem se efectivamente o que recebem corresponde á percentagem das verbas recebidas pela sede nacional nos seus complexos mecanismos de cobrança.
Com este PSD,com estes regulamentos e métodos,caminhamos acelaradamente para um tempo em que os militantes do PSD vão ter de contratar "O Cobrador do Fraque" não para cobrarem mas para poderem forçar a aceitação do seu pagamento.
Que diria Francisco Sá Carneiro se visse o estado a que isto chegou...
Depois Falamos

segunda-feira, outubro 02, 2006

Esclarecimento

Gente que não tem mais que fazer,para não dizer muito pior,resolveu no passado sabado enviar para um conjunto indeterminado de telemóveis de militantes do PSD a seguinte mensagem:

"Confirmei que o jornal SOL controlado pelo MARQUES MENDES via J.Ant.Lima começa já amanha a campanha contra ANTONIO PRETO como estava acordado para o Marques Mendes e a Paula se livrarem dele de vez.Estava tudo acordado entre as partes.Luis Cirilo.

Ora bem: é inqualificável usarem o meu nome para enviarem mensagens de um número (918883436) que não é ,nem nunca foi meu,cujo teor desconhecia totalmente(até eu próprio a receber !!!) e com a qual não me identifico nem nada tenho a ver.
Como é evidente tive já oportunidade de junto do dr. António Preto esclarecer os factos para que não existissem duvidas e intriguices á volta do assunto.
Fomos colegas na assembleia da república e, pese as diferenças de posicionamento politico , temos uma relação cordial que não pode nem deve ser estragada por procedimentos destes.
Recordo,porque a memória faz parte da vida,que após o congresso da Povoa de Varzim o mesmo procedimento se registou,dessa feita utilizando o nome do Dr.Luis Filipe Menezes.
E recentemente,aquando das eleições para a distrital de Lisboa também o nome da dra Helena Lopes da Costa foi utilizado num "modus operandi" semelhante.
É profundamente lamentável que se chegue a isto.
Mas ninguém terá medo ou desanimará por causa disto.
Podem ficar certos.
Depois Falamos