Páginas
quinta-feira, agosto 31, 2006
Ao de Leve...
Leio no insuspeito (quanto ao actual PSD) "Expresso" que funcionários do partido,com muitos anos de casa e sobejas provas dadas,poderão ser afastados no âmbito da famosa reestruturação interna de que já tive oportunidade de falar.
Seguramente por um dos tais acasos em que o PSD é hoje fértil um é responsável pela informática e o outro pelos ficheiros de militantes.
Leio, no Jornal de Noticias, que uma secção do partido,a sul,criou um novo filtro de admissão de militantes ao ponto de os candidatos serem chamados para interrogatórios.
Curiosamente a um deles,filho de uma deputada e ex vice presidente do partido,nem isso bastou para escapar ao controle .
Sabendo seguramente bastante mais sobre estes assuntos do que aqui escrevo,por agora,não deixo de pensar, ao de leve, se o famoso "Caso Mateus" do futebol não se estará a transferir,suavemente,para o mundo da politica.
Tentando transformar previsiveis derrotas no terreno de jogo em vitórias na secretaria...
Não sei...talvez em 2008,o mais tardar,tenha resposta para esta duvida.
Depois Falamos
quarta-feira, agosto 30, 2006
Depressão Nacional
O DN (Diario de Noticias,mas tambem podia ser Depressão Nacional) é um jornal que leio habitualmente com agrado pelo forma equilibrada como trata os assuntos.
Na edição de hoje,cuja capa se reproduz acima,em 10 chamadas para artigos no interior,8 delas (e,e...) referem-se a noticias negativas.
A saber:
- Fraude no Multibanco
- Inspecçoes a veiculos feitas sem rigor
- Portugal e EUA com os mesmos ricos e pobres
- Caso Mateus
- Fisco não aceita "dizimo" de deputados do PS
- Preços manuais escolares sobem daqui a dois anos
- Incêndios regressam
- Fisco envia notas de cobrança com data pagamento ultrapassada
Claro que a culpa não é do Diario de Noticias,diria mais que é da ...moda.
De facto existe hoje na imprensa nacional uma tendência para fazerem noticia do que é mau e deixarem um pouco de lado aquilo que é bom.
Desastres,acidentes,incendios,agressões,raptos,crimes,assaltos,abusos sexuais e afins são o que fazem os grandes titulos,as grandes noticias,aquilo que de facto(pobre país) mais faz vender jornais.
Isso,futebol e o pindérico jet set que vamos tendo.
Claro que num país que já não tem grandes motivos para andar optimista,todo este catastrofismo jornalistico só contribui para que os portugueses se vão convencendo que vivem num pequeno "inferno" assolado por problemas,crimes e tragédias.
Conviria repensar,enquanto é tempo e ainda vale a pena,todos estes critérios editoriais,toda esta ânsia de vender papel e shares a qualquer preço.
Sob pena de um dia ser muito dificil distinguir entre jornalismo sério e sensacionalismo barato.
Não há que admirar;um destes dias a RTP1,serviço publico de televisão,abria o noticiario das 20 h com uma noticia (???) de 16 minutos sobre o relevantissimo processo de transferência do jogador Mantorras do Alverca para o Benfica.
Serviço público de televisão ?
Depois Falamos
terça-feira, agosto 29, 2006
Universidade de Verão II
Aprecio uma boa polémica,não fujo dela bem pelo contrário até a incentivo, quando me parece valer a pena.
Desde que se cumpram três requisitos e se verifique uma evidência:
Os requisitos são: inteligência na argumentação,elegância no debate e respeito pessoal pela diferença de opinião.
A evidência é,obviamente,a polémica desenrolar-se no mais elementar respeito pelas regras da boa educação.
Quem nesses pressupostos quiser polemizar á volta das opiniões que,com rosto e assinatura,coloco neste blog tem em mim interlocutor para a discussão.
Quem a isso preferir o insulto,a insinuação canalha e a calúnia...fica a falar sózinho.
Sem sombra de dúvida.
Apenas uma nota final ,acerca de varios comentários , a propósito de uma postagem que aqui coloquei sobre a universidade de verão do PSD.
Tenho respeito e estima pessoal pelo Carlos Coelho.
Considero-o um optimo militante,um dirigente com curriculum , qualificado e um eurodeputado de excelência.
Não tenho a minima dúvida que é um excelente director da universidade de verão.
Apenas discordei,e discordo,que nele se tenham concentrado nos ultimos anos tantos cargos e tarefas.
Não porque não tenha capacidade ou porque esteja em causa que tenha sido ele a pedi-los.
Nada disso.
Apenas porque num grande partido como o PSD,com tanta gente de valor,não há necessidade nenhuma de ser assim.
Depois Falamos
Reflexão
Trabalho e Descanso na Justa Medida
A mente não se deve manter sempre na mesma intenção ou tensão, antes deve dar-se também à diversão. Sócrates não se envergonhava de brincar com as crianças, Catão aliviava com vinho o seu ânimo fatigado dos cuidados públicos e Cipião dançava com aquele corpo triunfante e militar (...) O nosso espírito deve relaxar: ficará melhor e mais apto após um descanso. Tal como não devemos forçar um terreno agrícola fértil com uma produtividade ininterrupta que depressa o esgotaria, também o esforço constante esvaziará o nosso vigor mental, enquanto um curto período de repouso restaurará o nosso poder. O esforço continuado leva a um tipo de torpor mental e letargia. Nem os desejos dos homens devem encaminhar-se tão depressa nesta direcção se o desporto e o jogo os envolvem numa espécie de prazer natural; embora uma repetida prática destrua toda a gravidade e força do nosso espírito. Afinal, o sono também é essencial para nos restaurar, mas se o prolongássemos constantemente, dia e noite, seria a morte.
Séneca, in 'Da Brevidade da Vida'
sexta-feira, agosto 25, 2006
O nosso Plutão !
Não se faz !
Querem tirar-nos Plutão do sistema solar enquanto planeta de pleno direito.
Um qualquer congresso de astronomos,reunido em Praga,resolveu reorganizar o sistema solar e entendeu que o planeta mais distante do nosso sol,Plutão,só porque é pequenino,está longe e é lento a completar a sua órbita (para além de não conseguir afastar dela outros corpos celestes) já não pode ser da I divisão dos planetas e passa a planeta anão,ou seja,de 2ª categoria.
É assim uma espécie de Gil Vicente do sistema solar,afastado da I divisão por manobras de secretaria,porque é pequeno e está longo do centro de decisão !!!
Protesto veementemente pelas seguintes razões:
- Apreendi na escola primária que o sistema solar tem nove planetas e assim vivi toda a minha vida.è como o acordo ortográfico,por mais que mo queirem vender,escreverei sempre conforme apreendi.
- Acho discrimonatório que por ser pequenino,ninguém o levar a sério e parecer que demora uma eternidade a fazer o caminho,já o queiram despromover.Deixem-no estar,pelo menos mais algum tempo,afinal não incomoda ninguém.
- É uma desconsideração á Disney (de que gosto muito) porque Pluto,o cão do Mickey,chama-se assim em homenagem a Plutão.
- É uma atitude anti americana (e eu sou assumidamente pró americano) dado que Plutão é o unico planete descoberto por um astrónomo...americano,mais propriamente Clyde Tombaugh em 1930.
- É uma opção de grande tendenciosismo religiososo porque ,na antiga mitologia romana,Plutão era o deus dos infernos e não é só o céu que tem direito á vida.
- É uma agressão á cultura e á musica porque a peça musical "Planetas" de Gustav Holst tem uma peça chamada Plutão (como tem as outras oito) e agora vai ter que deixar de ser tocada.
- Há outras,mas a terminar uma mais pessoal;este ano já me chega de despromoções ! É o Vitória na II Liga,o PSD nas sondagens,entre outros exemplos que não vale a pena citar.
Por isso deixo aqui a minha tão veemente,quanto inutil,solidariedade com Plutão.
Depois Falamos
quinta-feira, agosto 24, 2006
Deco Superstar
Deco foi hoje eleito, pela UEFA, como o melhor médio da ultima Liga dos Campeões,repetindo a distinção já recebida em 2004 então ao serviço do F.C.Porto.
Peça essencial na equipa do Barcelona,como já o fôra no Porto e o é na selecção nacional,vê reconhecidos ,uma vez mais,os méritos e a qualidade que põe na sua acção em campo.
Campeão de Portugal,Campeão de Espanha,vencedor da Liga dos Campeões pelo Porto e pelo Barcelona,vencedor da Taça Uefa pelo Porto,vice campeão europeu por Portugal,4º classificado no ultimo mundial,entre outros troféus de menor relevo,catapultam-no para um plano de grande destaque entre os melhores jogadores do mundo .
Não está nada mal para um jogador que poucos anos atrás o Benfica emprestou ao Alverca e dispensou ao Salgueiros.
É a vida...
Depois Falamos
Liga dos Campeões
Giraram as bolas da sorte,e do azar,no Mónaco e estão constituidos os grupos que vão iniciar a disputa da Liga dos Campeões 2006/2007.
Portugal tem pela primeira vez três equipas nesta fase mas com sortes,á partida,bastante diferentes.
O Porto,campeão nacional em titulo,terá como adversários o Arsenal,o Hamburgo e o CSKA de Moscovo.
Parece ser um grupo acessivel,pese embora as dificuldades de uma longa deslocação á Russia,de uma equipa tipica do futebol alemão em busca de glórias que já vão longe e de um Arsenal que foi finalista da ultima liga dos campeões.
Ao Sporting,bem ao Sporting,saiu a fava; Inter de Milão (Figo,Adriano,Crespo,Ibrahimovic,Vieira,Materazzi,Grosso,Julio Cruz,Recoba,etc,etc),Bayern de Munique e Spartak de Moscovo.
Há que reconhecer que se trata de uma tarefa herculea mas não impossivel.
Tem a palavra os miudos de Paulo Bento.
Quanto ao Benfica a sorte não foi totalmente aziaga;repete o Manchester United,que alias eliminou na época passada,tem o Celtic e os dinamarqueses do FC Kobenhavn.
Em condições normais passará mas não pode cometer deslizes,nomeadamente nos jogos com os dinamarqueses.
Pode assim concluir-se que,normalmente,passarão Porto e Benfica e o Sporting vai ter de fazer pela vida.
Olá se vai !
Quanto ao restante sorteio,destaque para o agrupamento de Chelsea e Barcelona que se encontram pelo terceiro ano consecutivo,para os grupos acessiveis em que estão Liverpool,Real Madrid,Valencia e Roma e para o grupo facilimo do A.C.Milan.
Mas isto é apenas em teoria,antes dos jogos,porque a prática pode ser bem diferente.
Role a bola...
Depois Falamos
quarta-feira, agosto 23, 2006
Palavras para quê ?
Esta foto,enviada via mail por pessoa amiga,ilustra melhor do que milhares de palavras aquilo que hoje constitui o grande desafio para a civilização tal como a entendemos.`
É contra isto que,com motivações várias é certo,se luta hoje em Israel e no Libano,no Afeganistão e no Iraque e,provavel e infelizmente,dentro de pouco tempo no Irão.
Contra o retrocesso civilizacional de milhares de anos,contra o fundamentalismo religioso,contra o fanatismo cego,contra o total desrespeito pelos direitos humanos,contra concepções erradas e absurdas do valor das pessoas e da importância da Vida.
Os defensores deste absurdo são aqueles que entendem a s mulheres como seres inferiores,estimulam os bombistas suicidas,mandam crianças á frente das tropas pelos campos de minas.
Prometem o paraiso emn troca do martirio.
Não passam de criminosos.
Mas,como todos os fundamentalistas,criminosos muito perigosos e aos quais tem de ser feita frente.
Com coragem,determinação,valores e convicções.
E não nos iludamos; a frente de batalha pode ser hoje no médio oriente,mas os "cavalos de troia" andam por aí a promover solidariedades,manifestações pró "coitadinhos" e anti americanas,a defenderem o indefensável.
E esses temos de ser nós,os que acreditamos noutras forma de civilização,a combater.
É uma guerra da qual ninguém se deve excluir e para a qual não se pode perder tempo.
Depois Falamos
terça-feira, agosto 22, 2006
Verão a Universidade...
À semelhança do que tem sucedido nos últimos anos, o Partido Social Democrata, o Instituto Sá Carneiro e a Juventude Social Democrata organizam na próxima semana a Universidade de Verão.
A presente edição decorrerá entre os dias 28 de Agosto e 3 de Setembro, em Castelo de Vide (Hotel Sol e Serra). Esta iniciativa reúne 100 jovens de todo o País e contará com a presença de diversas personalidades nacionais (Mota Amaral, Carlos Pimenta, Durão Barroso, Pacheco Pereira, Victor Bento, Marcelo Rebelo de Sousa, Viriato Soromenho Marques, entre outros). No dia 28 de Setembro, dia de abertura da iniciativa, o eurodeputado Carlos Coelho, na qualidade de director da Universidade de Verão, dará, pelas 18H30, uma conferência, onde fará a apresentação do evento à comunicação social. A sessão de abertura contará ainda com a participação do secretário-geral do PSD, Miguel Macedo, do deputado João Mota Amaral, do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Manuel Grincho Ribeiro, e do presidente da JSD, Daniel Fangueiro. O Presidente do PSD, Dr. Luís Marques Mendes, encerrará a Universidade de Verão no dia 3 de Setembro, pelas 12H45.
Para mais informações, consulte o site www.carloscoelho.org.
As linhas anteriores são integralmente retiradas do site do PSD e retratam aquilo que considero como uma situação preocupante para o partido.
Nunca percebi para que serve a Universidade de Verão,as conclusões práticas dela retiradas e os beneficios politicos de que o PSD eventualmente possa dela usufruir.
Vejo, isso sim, outras coisas que só não me surpreendem porque sei como "isto" anda.
Desde logo o director da universidade que é também o homem da revisão estatutária,o responsável pelas campanhas eleitorais e agora tambem integrante da famosa comissão de revisão do programa.
Sempre o mesmo !
Depois o universo de professores: sempre os mesmos,com algumas mudanças cosméticas no acessório mas no essencial não muda nada.
Sempre os mesmos !
A seguir o universo de alunos: 100 jovens de todo o país,escolhidos não sei como,nem por quem,com que critério ou lógica.
Alguma terá,eu é que não a conheço.
Nem a de agora nem as do passado.
E dando de barato que nem vou discutir porque razão é sempre em Castelo de Vide, e isto nada tem a ver com Marques Mendes porque já assim foi com Barroso e Santana,a verdade é que não posso deixar de considerar como deplorável que o PSD faça a sua reentrê oficial perante um universo de 100 pessoas algures no Alto Alentejo.
Dir-me-ao que,em principio,estarão lá as televisões.
Pois sim,mas a politica faz-se com pessoas.
E dessas parece que a liderança do PSD foge quanto pode.
A terminar:
É,no minimo,delicioso que uma organização do PSD,da JSD e do Instituto Sá Carneiro,remeta as informações mais detalhadas para o blog pessoal do eurodeputado Carlos Coelho.
Ou seja,quem for ao site do PSD e quiser saber algum detalhe sobre a organização do evento tem de ir a um blog pessoal.
Será que o Partido vai ser privatizado ?
Depois Falamos
A Eloquência do Silêncio
Dum tempo em que na politica (e na vida,e na vida...) havia razão mas também emoção.
Lembro-me de grandes tribunos,como Francisco Salgado Zenha ou Adelino Amaro da Costa que sabiam prender a atenção, mesmo daqueles que deles discordavam,tal a força,o empenho,a convicção e a emoção que punham nas suas intervenções públicas.
Claro que quem se expõe...arrisca-se, e dai que,progressivamente,foi fazendo escola e ganhando terreno outra forma de estar na vida pública que,sintéticamente,se pode definir como o saber gerir silêncios.
Dantes o grande politico,o lider que as pessoas queriam,era aquele que tinha ideias e as exprimia,tinha emoções e as mostrava,tinha convicções e arriscava em nome delas.
Hoje a moda aponta mais para aqueles que gerem silêncios,levantam interrogações,rodeiam-se da auras de certo mistério á volta daquilo que pensam e daquilo em que acreditam.
Hoje por hoje,o que está a dar é não revelar o que se pensa,naquilo em que se acredita e nunca,mas nunca,demonstrar emoções para além do q.b. e daquilo que os media podem mostrar.
Conheço gente,não tão pouca como isso,que tem feito triunfantes carreiras,nos partidos,no parlamento e no governo,a quem não se conhece uma ideia,uma convicção,um compromisso ou uma emoção.
Conheço-lhes,isso sim,um jeito inato para estarem no lugar certo na hora certa,fazerem as amizades politcamente correctas e carreiristicamente oportunas e nunca correrem o risco de concordarem ou discordarem daquilo que for essencial.
Gerem o silêncio,os sorrisos cumplices,os cochichares de ouvido indutores de grandes afinidades e lá vão passando por cerebrais,estrategas e politicos de largo substracto.
Existem mais ideias no túnel de vento da Ferrari em Maranello do que nalgumas dessas cabeças,mas não importa,porque o que parece,em função da tal gestão de silêncios,é exactamente o contrário.
É um pouco como na música em que a moda passou dos que cantavam alto,do fundo da alma,com emoção á vista ,para o estilo "Abrunhosa"em que mais do que cantar se "fala" a letra.
Por mim, continuo a preferir a clareza das convicções,a firmeza das ideias,a verdade das emoções.
Pode parecer uma atitude fora de moda,ultrapassada,pouco reprodutiva em termos de proveitos
materiais.
Pouco me importa.
A unica vantagem da idade é a experiência,e essa diz-me com a clareza da razão e a força da intuição,que vale a pena apostar em gente com ideias,com convicções e com emoção.
Sobretudo com a genuinidade que a emoção transmite.
Na politica e na vida !
Depois Falamos
Reflexão
Um Silêncio Cauto e Prudente é o Cofre da Sensatez
- (...) Vós quereis tentar a sorte na grande cidade, e sabeis bem que é lá que deveis gastar essa aura de valentia que a longa inacção dentro destas muralhas vos houver concedido. Procurareis também a fortuna, e devereis ser hábil a obtê-la. Se aqui aprendeste a escapar à bala de um mosquete, lá deveis aprender a saber escapar à inveja, ao ciúme, à rapacidade, batendo-vos com armas iguais com os vossos adversários, ou seja, com todos. E portanto escutai-me. Há meia hora que me interrompeis dizendo o que pensais, e com o ar de interrogar quereis mostrar-me que me engano. Nunca mais o façais, especialmente com os poderosos. Às vezes a confiança na vossa argúcia e o sentimento de dever testemunhar a verdade poderiam impelir-vos a dar um bom conselho a quem é mais do que vós. Nunca o façais. Toda a vitória produz ódio no vencido, e se se obtiver sobre o nosso próprio senhor, ou é estúpida ou é prejudicial. Os príncipes desejam ser ajudados mas não superados.
Mas sede prudente também com os vossos iguais. Não humilheis com as vossas virtudes. Nunca falei de vós mesmos: ou vos gabaríeis, que é vaidade, ou vos vituperaríeis, que é estultícia. Deixai antes que os outros vos descubram alguma pecha venial, que a inveja possa roer sem demasiado dano vosso. Devereis ser de bastante e às vezes parecer de pouco. A avestruz não aspira a erguer-se nos ares, expondo-se a uma exemplar queda: deixa descobrir pouco a pouco a beleza das suas plumas. E sobretudo, se tiverdes paixões, não as ponhais à vista, por mais nobres que vos pareçam. Não se deve consentir a todos o acesso ao nosso próprio coração. Um silêncio cauto e prudente é o cofre da sensatez.
Umberto Eco, in 'A Ilha do Dia Antes'
segunda-feira, agosto 21, 2006
A (já)Velha Esperança
Tinha como figuras mais destacadas,entre outras de menor influência e mediatismo,nomes como Marcelo Rebelo de Sousa,Jose Miguel Judice,Pedro Santana Lopes,José Manuel Durão Barroso e António Pinto Leite.
Tendo Marcelo como lider, oficioso é certo,este grupo terá constituido a maior e melhor geração de talentos aparecidos, em simultâneo, num partido politico em Portugal.
Decisivos em dois congressos,Braga em 1984 na disputa entre Mota Pinto e Mota Amaral,e essencialmente na Figueira da Foz onde foram determinantes na ascenção de Cavaco Silva á liderança do partido.
Organizados,bem preparados e combativos,davam "água pela barba" (e curiosamente á excepção de Durão Barroso todos usavam...barba, nesse tempo) ás lideranças do partido e deles se esperava um futuro brilhante.
Que curiosamente conseguiram,em áreas diferentes,mas irónicamente não como fruto de uma acção e lógica do grupo de que faziam parte.
Três deles (Marcelo,Barroso e Santana) foram lideres do PSD.
Dois (Barroso e Santana) primeiros ministros de Portugal
Um (Barroso) é presidente da comissão europeia,o mais alto cargo politico da Europa.
Um (Santana) presidente da Câmara de Lisboa depois de o ter sido também da Figueira da Foz.
Um (Júdice) bastonário da Ordem dos Advogados.
Dois (Judice e Pinto Leite) são juristas pertencendo aos maiores escritórios de advogados do País e com carreiras profissionais relevantes.
Entre muitos outros cargos desempenhados por todos eles,dentro e fora da actividade partidária.
Que fazem hoje ?
Marcelo é professor brilhante na faculdade de direito e comentador(em declinio) na RTP.
Santana é deputado e anda ...por aí !
Durao Barroso é presidente da comissao europeia.
Judice e Pinto Leite estão dedicados ás suas carreiras e fora da politica.
Sendo certo que na politica,e especialmente na "nossa" politica,tudo é muito imprevisivel,a verdade é que algo une esta geração talentosa:
Nenhum tem o minimo futuro na politica portuguesa no curto/médio prazo.
E é pena.
Porque esta geração que atravessou o firmamento da politica portuguesa,nos ultimos vinte anos,com um brilho muito próprio de cada um,nunca teve oportunidade(ou não quiseram) de em conjunto trabalharem pelo PSD e,essencialmente, por Portugal.
A inteligência de Marcelo,a combatividade de Judice,o carisma de Santana,o pragmatismo de Barroso,a visao politica de Pinto Leite,entre muitas outras qualidades que todos possuem,utilizadas em conjunto,no tempo certo e ao serviço de uma causa podiam ter feito diferente a história de Portugal nos ultimos anos e o futuro dos portugueses nos próximos.
Não foi possivel.
Foi pena.
Depois Falamos
Curiosidades...
Sabem que o Chao da Lagoa e o Pontal são festas partidárias ?
Ambas do PSD ?
E que são as unicas festas de Verão que o partido organiza ?
Que tem ambas larga tradição ?
E uma excelente participação popular ?
E que são organizadas por duas das estruturas mais regionalistas do partido ?
O PSD/Madeira e o PSD/Algarve ?
E que tradicionalmente todos os lideres do PSD nelas costumam participar ?
Sem que férias pessoais sejam mais importantes do que organizações relevantes de estruturas do Partido ?
São muitas curiosidades não são ?
E pontos comuns entre as festas ?
E sabem que há mais um ponto comum entre as duas festas ?
Nas ediçoes deste ano ?
Pois,mas para que perder tempo com o que cada vez mais parece não existir ?
Depois Falamos
Um sucesso anunciado
Claro que o Pontal foi um sucesso !
Na presença popular e de militantes.
Claro que o Pontal foi um sucesso na cobertura mediática de televisões,rádios e jornais.
Claro que o Pontal foi um sucesso no combate ao governo e na defesa da regionalização.
No PSD sempre houve,há e haverá espaço para festas genuinamente populares,de militantes e não militantes que se unem e mobilizam á volta do partido.
E de ideias com impacto como a da regionalização ou de combates importantes como aquele que deve ser feito ao governo Sócrates.
O PSD é um partido de causas mobilizadores.
Sempre o foi.
Quem não o perceber...está no filme errado !
Depois Falamos
sexta-feira, agosto 18, 2006
Cada cavadela...cada Minhoca !
Noticia a imprensa de hoje,nomeadamente o JN,que Marques Mendes teria condicionado a sua presença no Pontal ao adiamento ou antecipação da festa.
Adiamento para os fins de Setembro ou antecipação para a primeira semana de Agosto.
Motivo ?
Férias !
Grandes férias diria,dado que o intervalo entre as duas datas é de quase dois meses e não se conhece nenhum compromisso relevante ao presidente do partido para esse espaço de tempo.
Como aliás,em bom rigor,não se conheceu desde o congresso da Póvoa de Varzim até hoje.
Apenas a "famosa" Universidade de Verão,em Castelo de Vide,que se repete ano após ano sem resultados concretos nem conclusões visiveis.
Daí que,e por mais esforços que a "entourage" faça na tentativa de justificar o injustificável,a ausência de Marques Mendes do Pontal é um momento menor de uma liderança que ao invés de se afirmar apenas se auto enfraquece.
Nada que nos admire.
Depois Falamos
Reflexão
Não há Felicidade Solitária
É a fraqueza do homem que o torna sociável; são as nossas misérias comuns que levam os nossos corações a interessar-se pela humanidade: não lhe deveríamos nada, se não fôssemos homens. Todos os afectos são indícios de insuficiência: se cada um de nós não tivesse necessidade dos outros, nunca pensaria em unir-se a eles. Assim, da nossa própria enfermidade, nasce a nossa frágil felicidade. Um ser verdadeiramente feliz é um ser solitário; só Deus goza de uma felicidade absoluta; mas qual de nós faz uma ideia do que isso seja? Se algum ser imperfeito se pudesse bastar a si mesmo, de que desfrutaria ele, na nossa opinião? Estaria só, seria miserável. Não posso acreditar que aquele que não precisa de nada possa amar alguma coisa: não acredito que aquele que não ama nada se possa sentir feliz.
Jean-Jacques Rousseau, in 'Emílio'
Provérbio
quinta-feira, agosto 17, 2006
O Pontal do Povo
Pese embora o Pontal ser nos arredores de Faro,e no local onde a festa se começou por realizar há 31 anos atrás existir hoje uma urbanização,a verdade é que embora mudando periodicamente de lugar o nome foi ficando.
Realizando-se ininterruptamente desde 1975,de Sá Carneiro a Fernando Nogueira,passando por todos os lideres como Balsemão,Mota Pinto e Cavaco Silva,só no tempo de Marcelo Rebelo de Sousa a reentrê do partido deixou o Algarve e passou para Celorico de Basto.
Depois,com Durão Barroso,passeou-se pelo país,da Póvoa de Varzim a Caminha,passando pela Nazaré e por Ilhavo.
Mas no imaginário laranja a reentrê foi sempre associada ao Pontal !
Hoje por hoje,em que as grandes manifestações partidárias,fora de campanhas eleitorais,estão práticamente restritas ao "Chão de Lagoa" do PSD/Madeira e á "Festa do Avante" do PCP,bem andou a distrital do Algarve, liderada por Mendes Bota,em "ressuscitar" esta festa tão genuinamente popular,não só dos sociais democratas algarvios mas também dos muitos de todo o país que se encontram nesta altura na região.
E,bem dentro do espirito do Pontal de festa de todo o PSD,bem andou Mendes Bota em convidar Marques Mendes,Luis Filipe Menezes,Antonio Borges,Nuno Morais Sarmento e muitas outras figuras do partido.
Tão bem andou Mendes Bota e os que aceitaram estar presentes,como mal Marques Mendes ao rejeitar o convite.
Sejamos claros: se o lider do PSD não vai ao "Chão de Lagoa" porque ostensivamente,e num sinal de claro desrespeito ,não foi convidado e não vai ao Pontal por represália contra Mendes Bota e a distrital do Algarve por terem apoiado Luis Filipe Menezes em três congressos consecutivos,para que serve um lider que uns não respeitam e a outros tenta ele desrespeitar ?
Para que serve um lider que em vez de tentar unir o partido (como sempre fez Durão Barroso e ele MM é bem uma prova disso) acentua as clivagens de forma artificial e despropositada ?
Para que serve um lider que não entende que congressos são congressos e depois deles tem de estar acima das querelas e trabalhar para a união e fortalecimento do partido ?
Muito mal sai Marques Mendes de todo este processo.
Valha ao menos que ,com a polémica que de forma artificial e desnecessária criou,vai dar á festa do Pontal um interesse mediático que nem a sua presença lá despertaria.É o que se chama escrever direito por linhas tortas...
Mendes Bota,o PSD/Algarve,as figuras que vão estar presentes e o povo laranja não deixam de agradecer.
Depois Falamos
O mundo não precisa do Superman ?
Superman,quiçá a mais popular figura mundial da banda desenhada,surgiu na América num tempo muito especifico e com caracteristicas muito próprias.
Logo a seguir á grande depressão,no inicio dos anos 30,com um pais deprimido,carente de causas,num tempo anterior ao aparecimento da televisao,a personagem criada por Joe Schuster e Jerry Siegel começou por aparecer nas tiras de banda desenhada da revista "Comics",em 1932, rapidamente se espalhando por inumeros jornais e tendo "direito" a uma revista própria a partir de 1938.
Superman corporizou, desde inicio,os valores e a cultura da América ,tornando-se num genuino heroi americano,que iclusive combateu na Coreia e na II Guerra Mundial !
Simbolizava acima de tudo(sem qualquer nuance com a tristemente célebre cultura nazi da superioridade ariana) a capacidade da América e dos americanos ultrapassarem problemas,vencerem os maus e serem os bons da fita,algo que como se sabe faz intrinsecamente parte da cultura americana.
Com o advento da televisão e a universalização do cinema,Superman transformou-se rapidamente num icone planetário,visto e lido por centenas de milhões de pessoas ao longo de muitas e muitas gerações.
Evidentemente que ao longo dos anos os argumentistas foram fazendo evoluir o personagem,quer em termos de superpoderes,quer de inimigos,quer do contexto social em que se envolvia.
Com o aparecimento de novas personagens de banda desenhada e com a popularização de novas formas de entretenimento,a figura do Superman foi perdendo actualidade (e mercado !) ao ponto de em 1992 ter sido publicada uma revista,que se supunha,final com a morte do Superman.
Curiosamente a reacção foi de tal ordem que os argumentistas tiveram de puxar pelas meninges e ressuscitaremo personagem com novos cambiantes e novo grafismo.
Tudo isto a propósito da estreia recente de "Superman Returns",um novo filme com o Homem de Aço depois dos quatro protagonizados por Christopher Reeve.
Sem enveredar por comentários demasiado extensos quanto ao filme(que se vê com agrado)gostaria de deixar aqui quatro notas,até por comparação com os filmes anteriores.
Em primeiro lugar para registar que Superman deixa de ser um heroi americano,ao contrario dos filmes anteriores nomeadamente o segundo que termina com o super heroi transportando a bandeira dos Estados Unidos,para ser um superheroi global.
Sinal dos tempos em que até a globalização afecta o Superman.
Em segundo lugar para registar que se mantém uma linha de continuidade em relação á história do personagem: continua a dupla personalidade Clark Kent/Superman,continua Lois Lane (com um papel bem mais importante em relação ao passado,continuam Lex Luthor,Perry White,Jimmy Olsen,Martha Kent,enfim personagens centrais de toda a saga do Superman.
Muito interessante também a recuperação de imagens de Marlon Brando/Jor El do primeiro filme e da música de John Williams para os momentos mais importantes do enredo.
Em terceiro lugar,e aqui grande novidade,o filme revela-nos um Superman vulnerável fisicamente por efeito da kryptonite (o que é uma imagem de marca ) mas também vulnerável afectivamente.
E aqui reside a grande novidade ,que seguramente terá desenvolvimentos em próximos filmes, e que marca uma ruptura com o passado.
Superman regressado á Terra após cinco anos de ausência,encontra Lois Lane noutra relação afectiva,com um filho (e esta é uma das partes mais interessantes do filme) e percebe que o seu mundo mudou...
Ou seja,depois de ao longo da história de Superman termos visto sempre Lois Lane "atrás" do super heroi,agora é ele que tem de correr atrás do "prejuizo".
O que é uma inovação,interessante,da qual ele não se sai particularmente bem(também não sai mal de todo...) acabando com um final á... Santana Lopes,com o heroi dizendo a Lois Lane que vai estar por aí !!!
Mais um sintoma de globalização...
Em quarto e ultimo lugar,o titulo desta postagem,que é também tema central do filme (quem já viu perceberá porquê...) e que merece uma resposta.
Eu acho que o mundo continua a precisar do Superman !
Não só da figura da banda desenhada e que a ela deve ficar restrita,mas do que o Superman de facto significa no seu conceito original e naquele,que de facto,todos os que o lemos e vimos interiorizamos como seu significado:Um homem bom,ao serviço de causas boas,do lado do Bem e combatendo o Mal.
Na sua visão mais simplista é isso que de facto representa o Superman.
E o mundo precisa,em muitas áreas,daquilo a que se pode chamar o "espirito Superman".
Ou como o próprio dizia,a determinada altura do filme e em resposta á questão:
"...Mas se o mundo não precisa do Superman,porque passam o tempo a gritar por um salvador ?"
Essa é que é essa.
Talvez volte ao assunto.
Depois Falamos
quarta-feira, agosto 16, 2006
terça-feira, agosto 15, 2006
segunda-feira, agosto 14, 2006
Espelho meu,espelho meu...
Só dá para rir e não muito !
Leio no DN de hoje um titulo garrafal : " GRUPO DE BORGES TRABALHA NA SUCESSÃO A MENDES" .
E depois vem o desenvolvimento da noticia(???) com pormenores,personagens,figuras e figurões.
Confesso que estas tentativas periódicas de fazerem de António Borges uma personalidade relevante da vida do PSD,coisa que manifestamente não é,já começam a causar algum enjoo,quer pela persistência quer pela manifesta falta de senso.
De facto estas permanentes tentativas de adquirir protagonismo, oferecendo-se para o gabinete de estudos,para a elaboração do programa de governo ou para o IPSD (que Marques Mendes tem ignorado) lembram irresistivelmente a bruxa,madrasta da Branca de Neve,falando para o espelho mágico.
Que determinados sectores "jet set" do partido queiram criar figuras com relevância mediática para manterem um certo" status quo" partidário,até compreendo,porque há gente que se perder esse estatuto fica sem ter que fazer na vida o que é manifestamente preocupante.
Para eles claro !
Agora com um partido que felizmente elege o lider de forma directa,por todos os militantes,é bom que se convençam que quem quer liderar tem de ter...votos.
Conquistá-los no terreno,correr o país,comer vitela assada e lombo de porco vezes sem conta,ir ás grandes cidades e ás pequenas vilas,dar beijos e abraços,ouvir discursos relevantes e conversas de chacha,perceber o partido,gostar dos militantes,ter paciencia para a estrada,para mudar de hotal todas as noites,para correr o país de lés a lés.
É preciso espirito de sacrificio,amor á causa e dedicação ao partido.
Em 2000/2001 acompanhei Durão Barroso em muitos desses périplos.
Desde 2005 faço-o com Luis Filipe Menezes.
Faço a justiça a Marques Mendes de reconhecer que nos ultimos 15 anos tem feito inumeras vezes esses percursos por Portugal.
Sei o que custa.
É por isso que me dá vontade de rir quando vejo o "jet set" partidário querer fabricar lideres nas páginas dos jornais ou naqueles programas televisivos a que vão sempre os mesmos.
Para a estrada senhores,para conhecerem o País e e saberem o que custa.
Talvez daqui a 20.00 klm se prestem a causas uteis para o partido e não a trabalhos que ninguém lhes encomendou,que não servem o PSD e que mais não são do que aquelas formas de elitismo que as directas erradicaram espera-se que para todo o sempre !
A terminar porque há "coisas" que só come quem quer,aconselho quem tiver paciência e curiosidade a visitar o site da "Goldman Sachs International".
www.goldmansachs.com
É sempre bom conhecer-se o organograma da empresa...
Depois Falamos
250
domingo, agosto 13, 2006
As Festas do Lider...
É mais fácil o PSD receber novamente o poder trazido por...uma cegonha do que chegar lá pela actual via.
Já não falo dos erros,das omissões,dos disparates,do desaparecimento prolongado do partido (e do presidentes da CPN) da ribalta politica,dos membros da cpn que se candidatam a distritais,da continua e alimentada conflitualidade interna contra quem não lê pela cartilha da S.Caetano á Lapa,do dia do cão ou do selo do carro.
Falo daquilo a que alguns dirigentes nacionais chamam "dificuldades de agenda" de Marques Mendes e que o vão impedir de estar no mais tradicional encontro de militantes do PSD; A Festa do Pontal no Algarve.
Festa que começou em 1975.com Sá Carneiro,e que depois de alguns anos sem se realizar foi em boa hora recuperada pela distrital de Mendes Bota.
MM não tem agenda para um evento que vai ter a presença de milhares de pessoas.
MM não teve agenda (ou seria convite ?)para a Festa do PSD/Madeira,no Chão da Lagoa,em que estiveram 30.000 pessoas.
Mas se não tem agenda para isto,para que tem agenda Marques Mendes ?
Será para a universidade de verão da JSD,em Castelo de Vide,em que estão sempre umas dezenas de pessoas ?
Penso que nesta forma de exercer a liderança (???) existe uma enorme confusão de conceitos e um vazio de estratégia que começa a ser preocupante.
Não se vai ao Pontal porque é organizado por Mendes Bota,eleito conselheiro nacional nas listas de Luis Filipe Menezes.
Não se vai ao Chão da Lagoa porque não se tem agenda(ou não se é convidado ?) depois de na Povoa de Varzim se ter pedido a Alberto Joao Jardim para encabeçar a lista do lider ao Conselho Nacional.
Há aqui qualquer coisa a soar mal,muito mal.
No minimo soa a liderança sem autoridade.
Lembra,irresistivelmente,a confusão entre as "Obras Primas do Mestre" e as "Primas do Mestre de Obras"...
Depois Falamos
sexta-feira, agosto 11, 2006
Citação
Há hora felizes...
Herminio Loureiro(HL) teve uma dessas horas felizes com a contestação feita por Luis Filipe Vieira(LFV) á sua eleição para presidente da Liga.
Já aqui tinhamos escrito que a unanimidade que parecia estar criada á volta da candidatura ao invés de a favorecer,prejudicava-a ,porque lhe retirava espaço de afirmação e de confronto de projectos e ideias.
Com as declarações de LFV,bem ao seu nivel,ou seja,sem nivel nenhum,Herminio tem a possibilidade de separar as aguas e começar a afirmar a sua liderança.
Bem andou, em não responder antes das eleiçoes, porque o tempo era de convergência e envolver-se em polémicas estéreis e estupidas era o que menos lhe convinha.
Mas agora é tempo de actuar.
Para afirmar liderança,vontade própria e autonomia pessoal.
Quanto á afirmação de LFV de que ele ,HL, é um homem sem ideias nem valerá a pena perder tempo porque vem de um sujeito que tem a ideia que Mantorras vale 18 milhões de contos ou que mais vale ter gente na Liga do que reforços na equipa.
Quem tem ideias destas,entre muitas outras similares,não é seguramente a pessoa mais bem posicionada para avaliar...ideias !
Mas há uma afirmação de LFV que não pode passar em claro,do meu ponto de vista como é obvio.
É aquela ameaça de se HL insistisse que era apoiado pelo SLB ele,LFV,revelaria conversas pessoais entre ambos que deixariam HL muito embaraçado.
Isto chama-se chantagem!
E sem querer minimamente avaliar quem faz afirmações destas,penso que HL tem o elementar dever de desafiar LFV a revelar imediatamente tudo que entender sobre as conversas que terão tido no passado.
Sob pena de ficar,não apenas sob suspeiçao,como também de ter medo ao presidente do SLB.
E quem quer ter um papel regenerador no futebol não pode ter medo a ninguém,muito menos aos LFV que por aí andam e que representam bem o estado a que o futebol português chegou !
É a minha opinião.
Depois Falamos
Tendências !
Vamos cingir-nos aos factos !
O PSD juntou a sua voz ao PCP,BE e Verdes (seja lá isso o que fôr...) no pedido de explicações ao governo sobre a passagem de um avião israelita pela base das Lajes.
Já nem se comenta o mau gosto de andar acompanhado por essas forças politicas ,numa questão de politica externa,com as quais o partido não pode nem deve ter nenhum tipo de convergência.
A questão é bem outra: sobre o conflito do médio oriente o PSD tem de ter uma posição radicalmente diferente da desses partidos politicos e do embuste esverdeado.
O que está em causa,como já aqui se escreveu,é uma questão civilizacional e nessa matéria não pode haver duvidas,hesitações ou qualquer tentação do politicamente correcto.
É preciso afirmar principios !
E isto no mesmo dia em que terroristas islâmicos,"compagnons de route" dos Herzebollah e afins,se preparavam para cometer um autêntico massacre,de proporções incalculáveis,fazendo explodir em pleno voo dez aviões de companhias norte americanas,sobre cidades dos Estados Unidos.
O PSD,infelizmente e pese embora timido comunicado no quase clandestino "Povo Livre",anda preocupado com o avião errado.
Rima e é verdade.
Mas é uma tristeza.
Há gente que tem uma tendência irreprimivel para o disparate.
Depois Falamos
quinta-feira, agosto 10, 2006
E por cá ?
Embora ainda longe de serem conhecidos,se é que alguma vez o vão ser totalmente,todos os pormenores a verdade é que o Ocidente parece ter escapado hoje a mais um brutal atentado com origem em terroristas islamicos.
Ao que parece o plano previa o abate de 10 (!!!) aviões com partida de Heathrow e Gatwick e todos com destino aos Estados Unidos.
Neutralizado pela Scotland Yard, com a prisão de 21 implicados,o incidente provocou o caos nos aeroportos britânicos e não só,dada a importância de que esses aeroportos se revestem nos voos europeus e transatlânticos.
Também em Portugal os efeitos se fizeram sentir com a anulação de voos de e para Londres.
Faria algum sentido,até pela gravidade do acontecido,que algum membro de um governo "a banhos" aparecesse públicamente a tranquilizar as pessoas e a explicar medidas para resolver os problemas criados.
Mas nada !
Os governantes a que temos direito terão achado mais "simplex" assobiarem para o ar,dá menos trabalho e sempre origina alguma corrente de ar...
E a oposição ?
Tem coisas mais importantes com que se entreter.
O CDS com os almoços de Manuel Monteiro, o PCP com o estado de saúde do camarada Fidel,o BE com o casamento de homosexuais e o PSD...bem o PSD esta cansado de tanta agitação,nomeadamente depois da grande iniciativa que foi o "Dia Nacional do Cão" e da posição de fundo,que tanto entusiasmou os portugueses,sobre o selo do carro !
Depois Falamos