Páginas

segunda-feira, julho 31, 2006

Citação


Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais

Confúcio

sábado, julho 29, 2006

sexta-feira, julho 28, 2006

Só curiosidade...


Alguém se lembra quando se realizou o ultimo conselho nacional do PSD ?

Abril ?

Não era hábito realizar-se um conselho nacional na semana seguinte ao congresso ?

O congresso foi em Maio não foi ?

Será que só vamos ter conselho nacional em Setembro ?

Quatro meses depois ?

Sera que a estratégia interna passa por realizar o minimo possivel de conselhos nacionais ?

Porque será ?

Depois Falamos

Shalom

Compreendendo a necessidade da existência do cinzento,embora prefira o preto e branco (afinal são as cores do Vitória !),aceitando os que vivem realizados no politicamente correcto, tolerando os que estão sempre de acordo com as maiorias,por mais episódicas que sejam,gosto de ter posiçoes claras naquilo que considero fundamental.
Equivale este introito a dizer que no actual conflito no médio oriente sou claramente a favôr de Israel.
Por três razões fundamentais e uma mais ligeira.
Em primeiro lugar por razões civilizacionais: Israel é hoje a linha da frente da civilização, como a entendemos ,contra a barbárie representada pelo fundamentalismo islâmico.Ao contrário de guerras anteriores com a OLP e a Fatah em que o facto politico se sobrepunha ao religioso,hoje o que está em causa é,essencialmente,a questão confessional.
E nessa matéria,aquilo que nos parece hoje uma questão,apesar de tudo distante,se Israel caisse nada impediria o fundamentalismo de alastrar por todas as nações do Norte de Africa até chegar ás portas da Europa.
E aí o caso mudaria muito de figura.
Repudio totalmente um conceito de civilização (???)em que as mulheres são seres de terceira categoria,burkhas incluidas,em que o codigo penal prevê chicotadas,amputações,decapitações e morte por apedrejamento em que os direitos humanos nem figura de retórica são.
Em segundo lugar porque Israel,com os defeitos e erros que também tem,é uma democracia em que se realizam eleições e em que o povo tem o direito de mudar de governo se assim o entender.
Da Siria e do Irão,principais instigadores do outro lado da guerra,e do quintal do Hezbollah em que o sul do Libano se tornou,ninguém pode dizer o mesmo,bem pelo contrário.
E,pode ser defeito meu,mas entre democracia e ditadura ainda prefiro a democracia.
Em terceiro lugar porque me indigno com o tendenciosismo mediático anti Israel e anti Estados Unidos que perpassa por grande parte dos meios de comunicação ,nomeadamente televisivos.
Estou farto de ver imagens de mortos e feridos libaneses,de hospitais do sul do Libano cheios de vitimas de guerra,mas do outro lado também há mortos,feridos,vitimas,etc,etc.
Só que raramente são mostrados.
E convirá aqui recordar que,muito antes da guerra,ja os suicidas islâmicos tinham semeado a morte e o terror nas principais cidades de Israel.
Por outro lado,irritam-me e muito,os comentários de alguns pseudo intelectuais da esquerda mal lavada deste País,os tais que vivem permanentemente á custa do Orçamento de Estado,fazendo filmes que ninguém vê,escrevendo livros que ninguém lê,encenando peças para as moscas assistirem,e que na sua sanha anti israelita e anti americana fazem de todos nós pseudo estupidos predispostos a acreditarem nas baboseiras que proferem.
Falo dos Boaventura Sousa Santos,dos Eduardo Prado Coelho,dos Vicente Jorge Silva e afins que vão enxameando as paginas dos jornais,as ondas de radio e os ecrans de televisão com a sua insuportável verborreia assente numa vaidade sem mérito e numa arrogância sem sustento.
A quarta razão,muito mais ligeira mas com fundamento,assenta numa premissa simples:
Se Francisco Louçã é contra Israel,eu tenho de ser a favôr.
Sei que os psiquiatras tem de ganhar o seu sustento,mas de preferência sem ser á minha custa !
Depois Falamos

quinta-feira, julho 27, 2006

Presidente de Portugal


Anibal Cavaco Silva,como se esperava,tem sido um excelente Presidente da República !
Profundo conhecedor de todos os dossiers da governação,europeiista convicto e politico com profundo sentido de Estado,depressa "apreendeu" os segredos do exercicio do cargo e tem-no desempenhado de forma geralmente apreciada.
As taxas de aprovação que as sondagens revelam,invulgarmente altas para um presidente em inicio de mandato,comprovam que os portugueses se identificam com o entendimento que Cavaco tem da função presidencial.
A escolha do tema da "Inclusão" para a sua primeira volta a Portugal,ou a serena postura perante a carreira da selecção nacional,fugindo ao populismo fácil da ponte aérea para a Alemanha,foram dois momentos que seguramente contribuiram para essa popularidade merecida.
Por outro lado,a relação de cordialidade formal que tem mantido com José Sócrates,é um sinal claro de que não fará ao actual primeiro ministro aquilo que Mário Soares lhe fez a ele,ou seja,uma permanente guerrilha institucional que podia deleitar uma esquerda orfã mas que em nada servia a Portugal.
E tendo,Cavaco Silva enquanto chefe do governo,sido vitima desse tipo de actuação,que aliás condenou em várias oportunidades,era impensável vir a repeti-la uma vez no exercicio do cargo presidencial.
Desiludam-se ,pois, aqueles que por estratégia,incapacidade própria ou até tradição esperam apanhar uma boleia em Belém para arribarem a S.Bento.
Se há exemplo que Cavaco deu em toda a sua vida politica,foi o de ter corridos sózinho em busca dos objectivos que lhe interessavam.
A seguir o pelotão ia engrossando,mas ele ia á frente.
E na bicicleta de Cavaco nunca houve lugar para penduras...
Depois Falamos

quarta-feira, julho 26, 2006

terça-feira, julho 25, 2006

Um Loureiro Diferente


Herminio Loureiro anunciou,ontem,a sua candidatura a presidente da liga portuguesa de futebol profissional.
Propõe-se,assim,substituir Valentim Loureiro á frente do organismo á tanto tempo que só Deus e o próprio devem saber quanto...
Não sendo um homem que tenha feito a sua formação desportiva no futebol(o que em bom rigor não tem qualquer inconveniente),sendo oriundo do basquetebol,Herminio Loureiro é um conhecedor do fenómeno desportivo,quer pelo seu trabalho enquanto deputado,quer pelo tempo em que ocupou o cargo de secretário de estado da juventude e desporto.
Tem assim uma visão global do fenómeno desportivo de que creio poderá tirar bom partido na direcção da Liga.
Importa aqui realçar que no desempenho das funções governativas,e no que ao futebol concerne,teve sempre uma posição muito equilibrada recusando ser o secretário de estado dos chamados grandes(SLB,FCP,SCP) e acompanhando a realidade dos outros clubes de muito perto e com a genuina preocupação de ajudar a resolver problemas.
Tem pela frente alguns desafios complicados.
O primeiro,que tem de ultrapassar para ser eleito,é vencer a tradicional desconfiança da "tribo" do futebol perante alguém que vem de fora.
Vejam-se as declarações sobre a matéria do "cómico" de serviço,Luis Filipe Vieira,para perceber algumas das objecções que lhe vão ser postas.
Depois de eleito,e citando Carlos Queiroz noutro contexto,tem de varrer a porcaria que existe na Liga.
Na direcção,na comissao disciplinar e naturalmente em tudo que represente a perpetuação do sistema existente.
Só valerá a pena,em minha opinião,enfrentar este duro desafio se fôr para fazer a revolução.
Porque, se um pouco ao seu estilo conciliador,preferir a evolução na continuidade rápidamente ficará igual aos que lá andam ou será tragado por um sistema cada vez mais insustentável e castrador da evolução e da verdade no futebol.
O futebol português precisa de verdade,de credibilidade,de novos protagonistas.
Herminio Loureiro pode ser um factor de mudança.
Com base em algumas horas de conversa de que me lembro bem,acredito que vá agarrar este desafio com a genuina vontade de fazer história.
Oxalá o consiga.
Depois Falamos

segunda-feira, julho 24, 2006

Fabuloso


Comecei,como quase todos,por ser um admirador dos Trovante que considero ter sido o melhor grupo de sempre da música portuguesa.
Quando em 1992 se separaram e seguiram caminhos diversos,passei a seguir com grande atenção a carreira de Luis Represas que era,para todos os efeitos,o rosto da banda.
Catorze anos e inumeras musicas inesqueciveis depois,Represas comemora os 30 anos de carreira com a edição de um CD e um DVD sob o titulo "A História Toda".
O DVD ainda não vi,mas espero vê-lo brevemente no ambiente adequado,mas o CD que já ouvi é simplesmente fabuloso.
Gravado ao vivo, num espectáculo no Centro Cultural de Belém,lá está o melhor de Luis Represas e dos Trovante.
"Memorias de um Beijo","Perdidamente","Foi como foi","Hora do Lobo","Da Proxima Vez","neva sobre a marginal","Timor","Feiticeira" e tantas outras que ajudaram a construir a lenda dos Trovante e de Luis Represas.
Absolutamente imperdivel o CD.
Quanto ao DVD...
Depois Falamos

Reflexão


A União entre o Espírito e a Beleza

Há uma beleza espiritual e há outra beleza que fala aos sentidos. Certas pessoas pretendem que o belo pertence exclusivamente ao campo dos sentidos, separando dele por completo o espiritual, de modo que o nosso mundo apresente uma cisão entre os dois. Nisso também se baseia o ensinamento verídico: «Apenas por dois modos a felicidade é cognoscível em todo o Universo: a que nos vem das alegrias do corpo e a que nos vem da paz redentora do espírito». Desta doutrina, no entanto, segue-se que o espiritual não se acha, para o belo, na mesma relação em que o belo se encontra para com o feio e que, só em certas condições, se confunde com este.
O espiritual não é sinónimo de beleza pelo conhecimento e pelo amor do belo, amor este que se exprime em beleza espiritual. Tal amor, em absoluto, não é absurdo ou sem esperança, pois, pela lei da atracção dos opostos, o belo por sua vez anseia pelo espiritual, admirando-o e recebendo-lhe com agrado a corte. Este mundo não está constituído de tal modo que o espírito esteja fadado a amar apenas o espiritual, nem a beleza unicamente votada a procurar o belo. Na verdade, o próprio contraste entre os dois indica, com clareza ao mesmo tempo espiritual e bela, que a meta do mundo é a união entre o espírito e a beleza, isto é, uma felicidade não mais dividida porém total e consumada.

Thomas Mann, in 'As Cabeças Trocadas'

Que...Baralho


O presidente do PSD, Marques Mendes, é o líder partidário com pior imagem entre os dirigentes dos cinco maiores partidos, numa lista encabeçada por Francisco Louçã, do BE, e onde José Sócrates (PS) surge em terceiro, indica uma sondagem do Correio da Manhã.
A sondagem da Aximage feita em Julho, e que o Correio da Manhã publica esta segunda-feira, revela que Marques Mendes ocupa a última posição dos lideres quanto à sua imagem (7,8 pontos), depois de uma queda de 0,2 pontos percentuais face a Junho. Esta descida permitiu ao líder do CDS-PP, Ribeiro e Castro, ascender ao quarto posto com 7,9 pontos, depois de uma subida de 0,2 pontos.
Num breve comentário à posição ocupada pelo social-democrata Marques Mendes nesta sondagem, o vice-presidente do partido, Azevedo Soares, desvaloriza a avaliação dos inquiridos, adiantando que o resultado «não motiva nenhuma preocupação». De acordo com Azevedo Soares só existe um líder da oposição «por mais voltas que se dê ao baralho».

Facto de assinalar,o acerto de Azevedo Soares a comentar a sondagem.
Não estamos,de facto,habituados...
E o problema é mesmo o que ele refere,ou seja,a oposição parece um baralho e os portugueses nunca sabem qual a carta que lhes vai sair.
Assim,na dúvida,preferem deixar o baralho para a sueca (este jogo lembra-me qualquer coisa...)e vão acreditando num Sócrates que vai sabendo dar cartas !
O meu receio é que da sueca se evolua para a bisca lambida,para o sobe e desce,a caminho da lerpa !
Porque com esta oposição não jogaremos bridge,nem canasta e muito menos...king.
Depois Falamos

domingo, julho 23, 2006

Porquê ?

Não há boa forma de receber más noticias !
Hoje de manha,a meio de uma conversa telefónica (quase) totalmente politica,a pergunta fatal:
"È verdade,sabes que morreu o Joao Carlos ?".
Não sabia.
E a noticia dada por amigo comum,provavelmente pensando que sabia,acabou por sendo reveladora não ser surpreendente.
Conheci o Joao Carlos anos atrás,aí pelos finais de 1999,na Assembleia da República onde ao tempo trabalhava.
Eu,deputado recém eleito,chegado a um mundo novo,encontrei nele praticamente desde o inicio um apoio para me ensinar caminhos,metodos,acessos,etc,etc.
Foi,desde logo e á primeira vista,um amigo.
Algarvio,de Portimão,era um optimo conversador sobre o "nosso" PSD,sobre cinema,sobre futebol em que sendo um benfiquista ferrenho,mas lucido,nunca tal impediu,bem pelo contrario,saudaveis discussoes a´volta do imenso nada que é o futebol português.
Foram muitas horas de conversa,quantas vezes noite dentro,sobre uma imensidão de assuntos que a ambos dava prazer conversar e que na maioria das vezes nem pela nossa actividade profissional passava.
Recordo,já com uma saudade irremediável,essas conversas,esses momentos de amizade,essa partilha de gostos e de actividades.
Em 2004,lei da vida,começamos a seguir caminhos diferentes;o Joao Carlos resolveu sair da Assembleia e seguir uma via profissional mais condizente com a sua formação em gestão de empresas.
Enquanto estive por Lisboa,fomo-nos encontrando,almoçando aqui,jantando ali,mantendo viva uma amizade que não custou nada a crescer e a solidificar-se.
Com a dissolução da assembleia fomo-nos perdendo de vista,pese embora os mails,os telefonemas e um outro sms divertido á volta das desventuras do SLB e do Vitória.
Recordo agora que o vi pela ultima vez na campanha de Luis Filipe Menezes para o congresso de Pombal.
Apareceu,de surpresa,numa sessão em Portimão para no meio das habituais "provocações" mutuas me dizer,com a piada habitual,que estava connosco.
De lá para cá...muito pouco.
Um telefonema no Natal,outro de pura amizade quando o Vitória desceu de divisão,um ou outro mail e...o silêncio.
Soube agora,que tinha regressado a Portimão.
O Joao Carlos,no meio de imensas virtudes e qualidades,tinha também os seus defeitos como qualquer um de nós.
Um dos maiores eram os dois maços de Camel que fumava por dia !
Motivo de acaloradas discussões entre nós,em que ele entre duas passas,me dava toda a razão.
Uma certa altura,ai por 2002, anunciou-me,determinado,que ia deixar de fumar.
E deixou.
Por uma ou duas semanas.
Voltou ao vicio,ainda com mais "determinação" e rapidamente voltou aos dois maços.
A ultima vez que o vi,em 2005,achei-o,percebo agora porquê,com mau ar.
Macilento e cansado.
Recordo que me disse com ar feliz que tinha deixado o tabaco,definitivamente,meses atrás.
O cancro nos pulmões é que não o deixou, a ele, definitivamente também.
Morreu novo,aos 36 anos,com uma vida cheia de projectos por realizar,com uma familia que adorava e com o Ricardito que nunca perceberá porque é que o Pai partiu tão cedo.
Porquê ?
Depois Falamos (com o João Carlos é que infelizmente nunca mais.)

sexta-feira, julho 21, 2006

Mais vale tarde...

Tenho lido,nos ultimos dias,um conjunto de propostas do PSD e declarações do seu Presidente sobre assuntos importante para a vida dos portugueses.
A reforma da segurança social,o pacto de estabilidade,a divida pública,o financiamento das pensões de reforma,entre outras matérias,que vão de encontro aquilo que vale a pena debater na politica portuguesa.
Muito bem pois !
Gosto essencialmente de algumas das soluções preconizadas no ambito da segurança social e do pacto de estabilidade.
Ainda bem que Marques Mendes leu a moção de estratégia que Luis Filipe Menezes levou ao congresso de Pombal.
Está lá tudo.
E muito mais se for preciso.
Depois Falamos

quinta-feira, julho 20, 2006

Citação

"Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo"

Oscar Wilde

Limitem-nos !


Tenho sobre a questão da limitação de mandatos uma posição muito clara.
Sou completamente a favôr de que os mandatos dos titulares de cargos politicos devem ser limitados por lei.
São-no ,desde sempre, para o Presidente da República e devem ser igualmente para os restantes orgãos politicos..
Primeiro Ministro,Ministros,Secretários de Estado,Deputados,Autarcas,todos eles devem estar sujeitos,admito que por periodos diferentes, a regras que visem a renovação periódica dos cargos.
Mas também em termos internos dos partidos tais regras devem aplicar-se,e aí se calhar prevendo periodos de tempo mais curtos do que nos cargos públicos,para que o exercicio do poder não se transforme paulatinamente em algo excessivamente personalizado.
No PSD de há muito que isso se encontra estatutariamente previsto,para concelhias e distritais,embora em minha opinião se possa e deva ir mais longe.
No CDS,que parece encetar agora idêntico percurso,as resistências que se tem constatado ao processo são o melhor argumento a favôr da sua rápida implementação.
Dirigentes que tenham como fio condutor da sua actividade partidária o supremo interesse do partido,não podem ter nunca qualquer objecção á limitação de mandatos.
Com,ou sem,retroactividade.
Embora,e não seguramente por acaso,as maiores resistencias venham sempre de quem ocupa cargos públicos em função de deter cargos partidários.
Depois Falamos

quarta-feira, julho 19, 2006

Até a Espada, Afonso...


Leio com a imutável placidez que dedico aos assuntos do Vitória,que a direcção do clube instituiu uns prémios (Espadas de Ouro,Prata e Bronze) para premiar personalidades ligadas ao clube.
É em teoria uma boa ideia,já tentada no passado sem continuidade,mas que pode funcionar como uma forma de premiar quem serviu bem o clube.
Se houver critério,periodicidade e justiça na sua atribuição.
Como era de prever,com esta direcção,já começam mal.
A´boleia do Mundial,e essencialmente da necessidade de distrair os sócios para a realidade do clube que atiraram para a II Liga,resolveram a correr atribuir a primeira dessas espadas a Fernando Meira.
A popularidade fácil, a que noutras areas se chama populismo,tem destas armadilhas e o juri (presumo que houve um juri mas sinceramente nem me interessa saber quem o constitui...) ignorando tantas e tantas personalidades,de jogadores a técnicos,de directores a associados,que honraram e prestigiaram o Vitória ao longo de 84 anos,resolveu iniciar a atribuição do prémio por um profissional,no activo,que saiu do Vitória de forma vergonhosa,rescindindo contrato com argumentação mentirosa,prejudicando gravemente o clube e que mereceu,nos anos em que cá veio com a camisola do Benfica,profundo repúdio dos sócios.
Claro que, para quem manda, o facto de ter saido dessa forma no tempo de Pimenta Machado,se calhar transforma o cavalheiro num heroi da luta anti pimentista.
Para mim,como o Vitória está muito acima de qualquer dirigente,jogador ou técnico,olho para Meira como alguém que se portou muito mal para com o clube.
Podem dar-lhe a Espada de Ouro (e talvez criarem uma de platina para o presidente) mas conheço boa gente,que serviu exemplarmente o clube de forma desinteressada,que jamais aceitará receber um prémio idêntico ao de quem fez o que fez.
Depois Falamos

terça-feira, julho 18, 2006

Zangam-se as comadres...


A história das coligações entre PSD e CDS tem tanto de longa como de complexa.
Iniciada pelos finais da década de 70 por Francisco Sá Carneiro e Diogo Freitas do Amaral,com a "romântica" presença do PPM de Gonçalo Ribeiro Teles,na AD original viria a repetir-se posteriormente ja sob a liderança de Balsemão e tem tido inumeras sequelas em termos de eleições autárquicas em vários pontos do país.
Curiosamente,e já vivi por dentro muitos desses processos,quer em termos nacionais ,quer distritais e concelhios,nunca me pareceu que as coligações fossem um caso de casamento de paixão entre os partidos integrantes.
Foram,e são,muito mais um casamento de interesses.
O que veio a acentuar-se com o passar dos anos e o progressivo distanciamento em termos de peso eleitoral entre o PSD e o CDS.
Especialmente no decénio 85/95 em que a distância entre ambos atingiu o pico máximo,com o CDS a ser práticamente engolido pelo PSD (era o tempo do partido do táxi !),as bases dos dois partidos acompanharam o distanciamento entre direcções e passaram a olhar-sae cada vez mais de soslaio,com hostilidade até.
Novamente dirigido por Freitas do Amaral,o CDS defendia a equidistância entre PSD e PS,e veio a acabar como se sabe,reduzido a uma expressão minima e com o lider a sair pela...esquerda baixa.
Como aliás bem mereceu.
As equidistâncias,o querer agradar a gregos e troianos,o querer estar bem com Deus e com o diabo tem geralmente fins tristes.
Tudo isto a propósito de uma polémica,perigosa,que por ai anda relativa ás contas das ultimas autárquicas.
Nomeadamente no distrito do Porto.
Digo,sem facciosismo,que me parece que a razão está inteiramente do lado do PSD/Porto.
O que aliás é corroborado pelo lider distrital do CDS.
Agora uma coisa é certa;está-se a abrir,lenta mas inexorávelmente ,uma "caixa de Pandora" com consequências imprevisiveis.
A questão do financiamento dos partidos e das campanhas não é hoje o que foi no passado;existem responsabilidades e responsabilizações que não podem deixar de ser feitas e que tem consequências penais.
É pena,mas percebo que já não existam outros recursos,que o PSD/Porto se veja obrigado a recorrer para os tribunais de molde a receber o que tem direito e a poder encerrar contas de campanha.
Mas isto vai ter consequências: das juridicas não falo,mas politicamente vai ser muito dificil convencer dirigentes do PSD a voltarem a fazer coligações com o CDS em termos autárquicos.
Se em termos de campanhas o CDS pouco faz e em termos de votos pouco representa,para quê arranjar complicações desnecessárias á boleia de coligações cada vez mais inuteis ?
Tenho sempre pena,ás vezes muita,quando vejo pessoas inteligentes fazerem coisas estúpidas !
Depois Falamos

Citação


"Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria"

Khalil Gibran

segunda-feira, julho 17, 2006

Portugal 2026


Imaginemos,agora até está na moda,que alguém entrado em coma por estes dias,desperta daqui a 20 anos e fica profundamente curioso para saber a evolução de Portugal ao longo desse periodo.
Pede os jornais,em versão electrónica naturalmente, e depara com as seguintes manchetes:

  • O Presidente da República,Luis Figo,preside á abertura do campeonato do mundo de futebol,Portugal 2026,jogo inaugural no Estádio Dragão Carago (para distinguir dos dragões anteriores)e encerramento no Estádio Betandwin (Ex Luz). Na altura o supremo magistrado da nação adverte os portugueses de que há outras prioridades para além do futebol.
  • O primeiro ministro,José Sócrates,afirma em entrevista a uma neta de Maria Joao Avillez na SIC, que nos seus 21 anos de governo apreendeu muito com todos os presidentes da republica mas que tem especiais saudades do Professor Cavaco Silva.
  • O lider do PSD,Marques Mendes,afirma em entrevista ao RTP/Memórias ser sua profunda convicção que nas legislativas de 2029,as sétimas que disputa com José Sócrates,será chegada a hora de o partido voltar ao poder.
  • O secretário geral do PCP,Bernardino Soares,regressado de uma viagem a Barrancos,unica autarquia de maioria comunista,declara não existir nenhuma razão para deixar de acreditar no futuro do PCP como grande partido da classe operária.
  • O lider do BE e seu unico deputado,Francisco Louçã,mostra-se profundamente optimista quanto a um futuro governo de esquerda e crente que o 12º referendo sobre a legalização das drogas leves terá como resultado o sim dos portugueses.
  • O lider do CDS e presidente do Belenenses,Joao Almeida manifesta distanciamento do lider da juventude centrista que admitira em em entrevista á Visão/Juvenil a hipotese de se candidatar a presidência do partido.Ja na vertente desportiva declara estar certo que o Supremo Tribunal da Comunidade Europeia dará razão ao clube no celebérrimo caso "Mateus" !
  • Na festa do seu 102 aniversário,Mario Soares declara perempróriamente "Basta" quanto á politica activa,embora não excluindo ser de novo candidato presidencial mas apenas por uma questão de cidadania e exemplo civico.
  • O presidente honorário do Bloco de Esquerda,Freitas do Amaral,regressa de mais um viagem ao Irão e manifesta o mais profundo respeito e admiração pelo pensamento politico e estratégico do Ayatollah Khomeiny e pela sua exemplar luta anti americana.
  • De férias permanentes no Algarve,Cavaco Silva manifesta preocupação por uma eventual candidatura de Pedro Santana Lopes á Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e declara que até aí a boa moeda pode afastar a má moeda.
  • O presidente da FPF,Gilberto Madail,declara-se com vontade de abandonar o cargo e afirma que nunca esteve agarrado ao poder.
  • O seleccionador nacional de futebol,Luis Filipe Scolari,pede mais e mais bandeiras nas janelas para motivar a selecção para o Mundial que se avizinha.
  • O guarda redes,capitão e unico sobrevivente do Euro 2004 ,Ricardo manifesta esperança que os "bicos de papagaio" lhe permitam,pelo menos,participar em eventuais desempates por grandes penalidades.
  • O semanário "Expresso" jornal de referência mas apenas o 53º na preferência dos leitores,publica um barómetro em que pela 231 semana consecutiva Marques Mendes aparece á frente de José Socrates no indice de popularidade.
  • O ante projecto do aeroporto da Ota é finalmente apresentado,prevendo a abertura do mesmo para 2050.
  • A CP anuncia que a unica via férrea do país,a linha Porto-Lisboa,pode encerrar devido á falta de utilizadores.
  • O presidente vitalicio do Benfica,Luis Filipe Vieira,anuncia na festa de aniversário do unico titulo conquistado pelo clube na sua presidencia,que mais dia menos dia terá de sair.Estou no SLB de passagem declara perante o entusiamo dos 450.000 compradores do kit novo sócio.
  • O presidente do FCP,Vitor Baia,declara-se estupefacto perante a não convocação de jogadores do clube para o Portugal 2026. Sempre pensei que Scolari não gostava do FCP,declara o antigo guardião.
  • Ao cabo de 21 épocas consecutivas na Liga de Honra,o presidente do Vitoria de Guimaraes e unico participante nas assembleias gerais do clube,Vitor Magalhaes,diz que desta vez sim o Vitória vai iniciar o projecto que estava pensado desde o inicio.
  • Acabado de regressar á presidencia doSporting,Dias da Cunha,afirma que o "sistema" tem os dias contados.
  • Reunidos em cimeira na ilha do Corvo,o presidente do governo regional dos Açores,Pedro Pauleta,e do governo regional da Madeira,Cristiano Ronaldo,subscrevem declaração conjunta ,profundamente critica,quanto ao centralismo lisboeta que impediu a realização de jogos do Mundial nas ilhas.
  • No Parlamento,e perante o regozijo de todos os restantes partidos, o PSD apresenta a proposta para a instituição do "Dia Nacional da Barata Tonta"

Chegado a este ponto da leitura,o "nosso" doente,bem pensadas as coisas,entende que estar em coma pode não ser tão mau como isso (afinal o país parece assim estar há vinte anos) e serenamente pede para lhe desligarem a máquina...

Depois Falamos

Foto


SPACE MOUNTAIN

WALT DISNEY WORLD

FLORIDA

domingo, julho 16, 2006

De Itália...O Exemplo !


Nós portugueses,latinos,europeus do sul,gostamos muito de apontar a Itália como um país onde nada corre bem,dominado pela Máfia,vitima de crónica instabilidade governativa,terra que fez dos Berlusconis e das Cicciolinas (por razoes diferentes é certo !!!) figuras politicas,enfim um País á beira do qual nem somos tão maus assim !
O problema é o confronto com a realidade: E nem falo da Itália campeã do mundo e do Portugal 4º classificado porque aí a diferença é práticamente...nenhuma.
Falo do funcionamento das instituiçoes,da justiça,nomeadamente a justiça desportiva.
Pouco mais de um mês atras foi descoberto um sistema de falsificação de resultados que envolvia clubes,dirigentes,arbitros,enfim agente varios ligados ao futebol.
Hoje,passado um mês e pouco,o maior clube de Italia,a Juventus,foi atirada para a 2ª divisão acompanhado de dois outros históricos,Lazio e Fiorentina.
O poderoso A.C.Milan foi tambem severamente castigado,os dirigentes e arbitros tiveram as punições correspondentes aos crimes praticados.
A´boleia de tudo isto regista-se curiosidade,agradável é certo,de o Inter de Luis Figo poder vir a ser proclamado campeão face aos castigos aplicados a Juventus e Milan.
Mas o que importa realçar é que num mês o caso foi resolvido.
Num mês !
Comparado com esse "caso Mateus" que por ai anda,ou com a tragicomédia do "Apito Dourado" constatamos que o futebol italiano é,de facto,diferente !
E não só o futebol...
Com evidente vantagem para eles !
Depois Falamos

Fidalguia na Adega


Ao longo dos anos,pelas mais diversas razões,centenas de viagens na A1,de manha,de tarde ,á noite e quantas vezes de madrugada.
Muitas saidas na Mealhada,para ir á" Meta",ao "Virgilio dos Leitoes" ou a qualquer outro dos restaurantes especializados no dito cujo bacorinho.
De repente,baseado num guia gastronómico é certo,mas seguramente por inspiração divina,uma saida na Mealhada,estrada nacional 1,passa-se a Curia,Anadia e surge um cruzmento com uma placa a dizer Aguada de Cima !
Lá pelo centro da povoação,perto da igreja paroquial e em frente ao célebre "Vidal dos Leitões",um restaurante com um nome curioso: "Adega do Fidalgo".
Entra-se,é-se recebido com uma fidalguia que faz jus ao nome e a aventura gastronómica começa.
Azeitonas de grande qualidade,um pratinho de presunto de mérito inquestionável,broa com todos os requisitos,enfim um abrir o apetite e despertar os sentidos para o que vem a seguir.
Carne grelhada,de uma qualidade fantástica,importada das Asturias,tenra,deliciosa,sabendo a ...carne,acompanha de batatas bem fritas e de uma salada também ela muito bem elaborada.
É de comer e chorar por mais.
Oportunamente regada com um cerveja "Erdinger" de altissima qualidade.
Depois,bem depois,as sobremesas; rabanadas como nunca comi,aletria que é um verdadeiro "atentado" ao figado tal a concentração de ovos,um gelado da casa (Chama-se trapalhada mas não atrapalha nada...) magnifico,um final de refeição de extraordinária qualidade.
Mas a ultima surpresa ainda estava para vir: um café,da Delta,chamado "Belissimo" e que de facto é de uma qualidade ...Belissima.
Impossivel,pelo menos sem grande esforço,não tomar segundo.
Um templo da melhor gastronomia em Aguada de Cima ? Ou teria sido sorte ?
Segunda visita e a confirmação de tudo.
Leitão,muito melhor que qualquer leitão de qualquer restaurante da Mealhada,a mesma qualidade nas entradas e sobremesas,não há coincidências,José Bastos é o sumo sacerdote de um templo a pedir muitas visitas.
Até porque,a partir de Outubro há cozido á portuguesa,e todos os dias esperam prova o cabrito assado,o costeletão e uns fabulosos camarões tigre tamanho XXL,entre muitos outros petiscos e sobremesas.
Voltaremos.
Depois Falamos

sexta-feira, julho 14, 2006

quinta-feira, julho 13, 2006

Já nem admira !

Na imprensa que ainda vai falando do PSD leio que foi nomeada uma comissão para coordenar a revisão do programa do partido.
A ela preside o militante nº 3,Francisco Balsemão,e dela fazem parte o presidente da distrital do Porto Agostinho Branquinho e da distrital de Santarém Carlos Coelho.
Ao que li,repito,a essa comissão serão posteriormente agregadas diversas personalidade conforme as areas temáticas.
Não questiono,minimamente,os perfis dos indigitados.
A todos reconheço capacidade,experiência,conhecimento da história do PSD,curriculum,para dela fazerem parte.
Questiono é os critérios:
Porque os presidentes do Porto e de Santarém e não os de Vila Real,Setubal,Beja,Guarda ou outra distrital qualquer ?
Porque presidentes de distritais e não personalidades com algum distanciamento da vida partidária em termos de cargos ?
Porque Balsemão ?
Que fez Balsemão pelo PSD nos ultimos vinte anos ?
Porque não se cometeu essa responsabilidade ao gabinete de estudos nacional ?
Será porque o Porto saiu desagradado do ultimo congresso do partido ?
Será porque alguém sentiu necessidade de compensar a maior distrital do país ?
Será porque Carlos Coelho "tem " de aparecer em tudo ?
Das campanhas eleitorais,á revisão estatutária,passando pela universidade de verão ?
Ou será porque,uma vez mais,a manutenção do poder interno em 2008 se sobrepões a tudo o mais ?
E já agora uma questão lateral:
Que é feito de Marques Mendes ?
Depois Falamos

Reflexão


Conhecimento sem Paixão seria Castrar a Inteligência

Como investigadores do conhecimento, não sejamos ingratos com os que mudaram por completo os pontos de vista do espírito humano; na aparência foi uma revolução inútil, sacrílega; mas já de si o querer ver de modo diverso dos outros, não é pouca disciplina e preparação do entendimento para a sua futura «objectividade», entendendo por esta palavra não a «contemplação desinteressada», que é um absurdo, senão a faculdade de dominar o pró e o contra, servindo-se de um e de outro para a interpretação dos fenómenos e das paixões. Acautelemo-nos pois, oh senhores filósofos!
Desta confabulação das ideias antigas acerca de um «assunto do conheciemnto puro, sem vontade, sem dor, sem tempo», defendamo-nos das moções contraditórias «razão pura», «espiritualidade absoluta», «conhecimento subsistente» que seria um ver subsistente em si próprio e sem órgão visual, ou um olho sem direcção, sem faculdades activas e interpretativas? Pois o mesmo sucede com o conhecimento: uma vista, e se é dirigida pela vontade, veremos melhor, teremos mais olhos, será mais completa a nossa «objectividade». Mas eliminar a vontade, suprimir inteiramente as paixões - supondo que isso fosse possível - seria castrar a inteligência.

Friedrich Nietzsche, in 'Genealogia da Moral'

terça-feira, julho 11, 2006

Zidane ?


Com este assunto não vale a pena perder muito tempo.
Zinedine Zidane foi um dos melhores jogadores do seu tempo.
No Bordéus,Juventus,Real Madrid e Selecção de França efectuou magnificas exibições,liderou,ganhou titulos e a todos encantou com o perfume do seu futebol.
Zidane não foi o melhor jogador do Alemanha 2006 !
Fez uma,duas,grandes exibições mas pode ser incluido num lote de vários jogadores que estiveram a esse nivel.
A lógica de equilibrio de poderes da Fifa tinha que ,depois de considerar Podolski (Alemanha) e Buffon (Italia) respectivamente melhor jogador jovem e melhor guarda redes,arranjar qualquer coisa para dar aos franceses.
Foi isto.
Ou seja,dos quatro semifinalistas,três tem direito a prémio individual.
Já todos percebemos quem são os "desgraçados" a quem não toca nada...
Só que o melhor jogador do mundial não pode terminar a sua participação no mesmo,ainda por cima jogando a final,dando uma cabeçada num adversário.
Respondendo,quando muito,a palavras e não a qualquer tipo de agressão prévia.
Como me dizia observadora atenta do mundial,então os critérios de fair play,simulação de faltas,etc que supostamente impediram Cristiano Ronaldo de ganhar o prémio de melhor jogador jovem,não se aplicam agora ?
Para a Fifa é mais grave um suposto "mergulho" para a piscina do que uma agressão brutal e totalmente injustificada ?
Ainda bem que o Mundial acabou.
Depois Falamos

segunda-feira, julho 10, 2006

Três Meses


Três meses completados hoje,178 postagens efectuadas, tanta coisa acontecida (e comentada) o "Depois Falamos" continua o rumo definido desde o seu inicio a 10 de abril.
Espaço de opinião,em liberdade,sem fronteiras nem soberanias,em que quem lê sabe quem escreve e quem escreve não sabe ,nem saberá nunca,todos os que lêem, é daí que vem,também,muita da motivação para ir expondo opiniões,mostrando fotografias e citando quem parece ter interesse para tal.
Muitas tem sido as pessoas amigas que aqui tem deixado comentários,outros fazem-nos chegar por mail,telefone ou pessoalmente,a todos agradeço o estimulo e as sugestões.
Como igualmente agradeço a todoa aqueles que aqui tem escrito e que não faço a minima ideia quem são !
Penso que tal,comentários de conhecidos e desconhecidos,se inserem perfeitamente no estilo do que deve ser um blog.
As causas que estiveram na criação deste blog a 10 de Abril mantém-se,pois,bem vivas e até reforçadas no que de mais essencial continham.
O Caminho,como sempre,é para a frente.
Rima e é verdade !
Depois Falamos

Já Era...

Esta é uma imagem que os adeptos do Vitória não voltarão a ver .
Infelizmente.
Na vertigem de loucura em que o clube parece estar mergulhado de há,pelo menos ,um ano a esta parte foi agora a vez de Saganowski fazer as malas e partir.
E quem parte não é um jogador qualquer dos muitos que na época passada,sem se saber como ,porquê ou através de quem,arribaram a Guimarães.
Trata-se de um dos melhores pontas de lança que passaram pelo clube nos ultimos anos,que sem atingir o rendimento do "mitico" Paulinho Cascavel ainda assim teve um desempenho brilhante.
Golos no campeonato,na Taça e na Taça Uefa,um redimento e um prifissionalismo exemplares colocaram-no,em apenas um ano,no rol dos jogadores mais queridos por uma massa associativa exigentissima mas que sabe reconhecer e aplaudir os que honram a camisola.
È o caso de Saganowski.
E é legitimo pensar a que nivel poderia ter chegado se em vez de actuar numa equipa que desceu á II Liga o tivesse feito num Vitória com outro perfil,outra ambição,outra equipa.
Como,por exemplo,o Vitória de Augusto Inácio que jogando toda a época em casa emprestada (Felgueiras)conseguiu ainda assim um 4º lugar no campeonato.
O que renderia Saganowski ao lado de Pedro Mendes,Nuno Assis,Djurdevic,Romeu,Palatsi e outros de quem só resta a saudade ?
Foi Saganowski.foi Benachour,foi Svard,foi Cléber,parece que vai Moreno.
O Vitória vai atacar(será que vai mesmo ?) a subida de divisão com um trio de pontas de lança de sonho: Fabio,que falhou no Gil Vicente e no Setubal,Bacari,de que quem se sabe ser filho de Bóbó e ter passagem discreta no Famalicão e Henrique dispensado pelo Braga !
A eles se juntam uns franceses desconhecidos e uns jogadores vindos do Mirandela,Estoril e Santa Clara,entre outros.
Vale que só se ilude quem quer.
Por mim,enquanto o presidente do Vitória for quem é,não tenho a minima ilusão.
Oxalá corra tudo bem.
Mas...
Depois Falamos

domingo, julho 09, 2006

Um Frete Expresso


Leio o jornal Expresso há trinta anos.
Faço-lhe a justiça de reconhecer que está cada vez pior !
Mas por força de hábito,por um lado,e também pela curiosidade de saber o que vai sendo por lá escrito por outro (é assim como ler os criticos de cinema para saber que filmes devo ver e que são geralmente os que eles ...não gostam) lá vou perdendo 10 minutos por sábado a folhear o dito cujo.
Esta semana chamou-me a atenção,não muito mas enfim,uma entrevista da dra Paula Teixeira da Cruz á revista Unica com chamada na capa do primeiro caderno.
A cinco dias das eleições para a distrital de Lisboa, em que a referida senhora é candidata,esta entrevista não tem nada de inocente.
A dra Paula T.Cruz é concerteza uma excelente advogada,uma digna presidente da assembleia municipal de Lisboa,esposa de um dos maiores banqueiros nacionais e extremosa mãe de familia.
Não tenho qualquer dúvida que fique claro.
Só que esta semana,aquilo que mais releva é o facto de ser candidata,com toda a legitimidade,a presidente da cpd de Lisboa do PSD.
E é nesse contexto que afirmo que o Expresso favorece claramente a sua candidatura em detrimento do outro candidato,Carlos Carreiras,a quem não são dadas oito páginas da revista e não sei quantas fotografias.
Dir-me -ao que são critérios editoriais; que sejam,mas a verdade é que os critérios editoriais do Expresso, no que ao PSD respeita, favorecem sempre,mas sempre mesmo,Marques Mendes e os seus apoiantes e prejudicam aqueles que se lhe opõe.
Bastará lembrar,entre muitos outros exemplos,a forma como em Pombal tratou a candidatura á liderança de Luis Filipe Menezes.
Quanto á entrevista em si,é a minha opinião,pareceu-me uma oportunidade generosamente oferecida e desastradamente perdida.
Retenho uma afirmação da entrevistada : "...a raça humana não é grande coisa...".
É uma afirmação marcante !
Nunca estive nesta CPN,mas admito que tendo-a integrado até há pouco tempo atrás,a dra Paula Teixeira da Cruz tenha sobre a matéria informação privilegiada...
Depois Falamos

Missão Cumprida.


Para Portugal acabou o Mundial da Alemanha.
E acabou com um excelente 4ª lugar,uma presença significativa entre os quatro melhores do mundo e a certeza de que qualquer um deles(Portugal,Alemanha,Itália ou França) podia ganhar o titulo.
Quando se chega a esta fase da prova,sem existir uma selecção claramente superior,qualquer uma delas podia ambicionar chegar ao patamar mais alto.
É a sorte do jogo,a grande defesa,o grande remate,as vezes erros arbitrais,uma exibição individual que desiquilibra,que fazem a diferença e decidem os campeões.
Ontem,no jogo para a apuramento do 3º lugar (jogo que alias nem devia existir !!!) ,foi exactamente isso,a sorete do jogo,que decidiu a favor da Alemanha.
Um golo fortuito,um auto golo e a sorte estava traçada.
Mas o que fica,alem da definiçao de 3º e 4º,é a memória de um bom jogo de futebol,boas exibições individuais,correcçao e desportivismo e um final em festa com cumprimentos efusivos entre todos.
Também não estavam lá os franceses...
Recordo especialmente a cordialidade entre Scolari e Klinsmann e muito especialmente este abraço bem disposto entre Figo e Kahn.
Dois "monstros" do futebol mundial que disputaram o ultimo jogo pelas respectivas selecções e,felizmente,nele deixaram a sua marca de qualidade; Figo com a assistência para o golo de Portugal e Kahn com um excelente punhado de intervençoes.
Ambos vão continuar as suas carreiras por mais algum tempo,mas não os voltaremos a ver com as camisolas das respectivas selecções.
É a vida. Mas custa...
Depois Falamos

sexta-feira, julho 07, 2006

Querida FIFA


A Fifa acaba de anunciar o alemão Lucas Podolski como o vencedor do prémio Gillette para o melhor jogador jovem do Mundial.
O outro candidato era Cristiano Ronaldo.
A escolha foi feita pelo comité técnico da Fifa,o mesmo que no dia em que Ricardo entrou para a história dos mundiais ao defender três penaltys escolheu um inglês para homem do jogo provavelemente em função da"lenha"que se fartou de distribuir...,e é um pouco contrária á votação de internautas de todo o mundo (ver resultado final abaixo) no site da própria fifa.
Enfim,se nos lembrarmos que Portugal andou quatro jogos ,sem sucesso,a pedir para regarem o relvado e isso só foi feito antes do jogo com a França,porque os franceses tambem pediram e dos quatro dirigentes da Fifa presentes no estádio antes do jogo...três eram franceses,isso ajuda a explicar porque razão as pequenas histórias tanto contribuem para a grande História.
Depois Falamos





Jogadores candidatos

Índice de jogadores
966513 Votos Resultados
Jogador Porcentagem da Votação Votos Individuais
Luis VALENCIA (ECU) 34% 331243
Cristiano RONALDO (POR) 25% 242198
Lionel MESSI (ARG) 12% 118837
Lukas PODOLSKI (GER) 6% 60800
Wayne ROONEY (ENG) 4% 46087
Chu-Young PARK (KOR) 2% 20338
Cesc FABREGAS (ESP) 2% 20195
Hossein KAABI (IRN) 2% 19584
Sergio RAMOS (ESP) 1% 15659
Andres GUARDADO (MEX) 1% 11375
Aaron LENNON (ENG) 1% 11153
Christian BENITEZ (ECU) 1% 9703
Asamoah GYAN (GHA) 0% 8642
Tranquillo BARNETTA (SUI) 0% 5487
Philippe SENDEROS (SUI) 0% 5239
Mehrzad MADANCHI (IRN) 0% 4658
Theo WALCOTT (ENG) 0% 4262
Guillermo OCHOA (MEX) 0% 4240
Ji Hoon BAEK (KOR) 0% 3346
Artem MILEVSKYI (UKR) 0% 2609
Jin Kyu KIM (KOR) 0% 1903
Marcell JANSEN (GER) 0% 1838
Valon BEHRAMI (SUI) 0% 1812
Ryan BABEL (NED) 0% 1726
Mark MILLIGAN (AUS) 0% 1678
Haminu DRAMAN (GHA) 0% 1661
Oscar USTARI (ARG) 0% 1591
Yassine CHIKAOUI (TUN) 0% 1542
Lukasz FABIANSKI (POL) 0% 1480
Luka MODRIC (CRO) 0% 1179
Scott CARSON (ENG) 0% 957
Assimiou TOURE (TOG) 0% 736
Hedwiges MADURO (NED) 0% 464
Johan DJOUROU (SUI) 0% 436
Hipolito MARIO (ANG) 0% 427
Jose MONTIEL (PAR) 0% 381
Dmytro CHIGRYNSKYI (UKR) 0% 312
Oleksandr IATSENKO (UKR) 0% 257
Bohdan SHUST (UKR) 0% 248
Blerim DZEMAILI (SUI) 0% 230


Copa do Mundo FIFA Alemanha 2006™

Citação


"A perseverança é mais eficaz do que a violência, e muitas coisas que, quando reunidas, são invencíveis, cedem a quem as enfrenta um pouco de cada vez "

Plutarco

quinta-feira, julho 06, 2006

Momentos Unicos


Até domingo é inevitável que o Mundial de futebol ainda concite algumas atenções,alguma discussão,mas é inequivoco que para nós portugueses o balão esvaziou.
É verdade que encheu muito,mas muito mais do que se esperava,mas fica aquela sensação de que se tem enchido mais um bocadinho podia...tocar o céu.
Fica a sensação,que sábado ainda pode ser melhorada,de uma excelente participação e de um dever,futebolistico,cumprido.
Ontem, no final do jogo,houve uma imagem televisiva particularmente marcante e que a foto ao lado bem ilustra.
Figo e Zidane,dois dos melhores jogadores mundiais da ultima década,encontraram-se pela ultima vez num relvado.
Zidade a um jogo do fim da carreira não voltará a encontrar Figo pela frente,e os abraços sentidos que trocaram,a permuta de camisolas com um simbolismo bem maior do que o habitual,atestam isso mesmo.
O fim de um ciclo.
Adversários a nivel de selecções e de clube durante muito tempo,partilharam contudo ao longo de quatro anos a camisola do Real Madrid e conseguiram grandes vitórias,grandes exibições,momentos de sonho.
Foram,aliás,os dois primeiros galácticos (e os melhores !) contratados para um Real Madrid que começou por ser de sonho e terminou num pesadelo.
Zidane deixa o futebol e Figo,provavelmente,começará por deixar a selecção para depois,também ele,abandonar a sua carreira.
Jogadores comos estes nunca deviam acabar !
É do seu talento,da sua magia,da sua classe que vive e se alimenta o sortilégio do futebol.
Que bem precisa de muitos como eles.
Figo e Zidane,durante mais de dez anos,contribuiram,e de que maneira,para a popularidade do futebol,dos clubes que representaram,das selecções que capitanearam.
Todos tivemos o previlégio de os ver jogar;todos devemos estar-lhes gratos pelos momentos inolvidáveis que nos proporcionaram.
Depois Falamos

Obrigado !


SELECÇÃO
DE
PORTUGAL



Obrigado por um grande Mundial.
Obrigado pela ida às meias finais.
Obrigado pelo brio,pela classe,pelo talento.
Obrigado pelo espirito de sacrificio.
Obrigado pelos grandes momentos.
Obrigado pelas emoções.
Obrigado pelos sonhos.
Obrigado por ,ao menos no futebol,estarmos nos quatro melhores do mundo.
Obrigado selecção de Portugal.
Dever Cumprido.
Depois Falamos

quarta-feira, julho 05, 2006

Allez Portugal











Já falta pouco !
Será um dos jogos mais importantes da selecção nacional nos ultimos 40 anos.
Mais própriamente desde a saga dos "Magriços".
De um lado uma selecção em fim de ciclo,é verdade,mas ainda recheada de grandes jogadores,cheios de experiência e com um palmarés invejável.
Do outro lado,uma selecção cujo curriculum está claramente abaixo do do seu opositor mas também da valia de jogadores que por ela passaram e cuja categoria individual merecia bem melhor.
Relembro aqui,entre muitos outros possiveis,os nomes de Joao Alves,Oliveira,Chalana,Jordão,Humberto Coelho,Fernando Gomes,Manuel Fernandes,Bento,Damas,Futre,Néné,Paulo Sousa,Rui Costa,Fernando Couto,os 2 Joao Pinto,Shéu,Sousa,Jaime Pacheco,Vitor Baia,sei lá são tantos os que nas ultimas dezenas de anos ficaram a dever algo a si próprios e á selecção.
Logo á noite a vitória de Portugal será também a vitória daqueles que nunca ganharam.
E que em muito casos não ganharam por causa da França,como em 1984 e 2000.
Acredito que um Portugal ao seu melhor nivel será perfeitamente capaz de vencer.
Se de um lado estão Zidane,Vieira,Makelele,Thuram,Barthez,Gallas,Ribery do outro apresentam-se Figo,Deco,Ricardo Carvalho,Ronaldo,Maniche,Miguel,Ricardo e restantes jogadores.
Não devemos temer comparações.
Esperemos que logo,no fim do jogo como na foto,Ricardo Carvalho mantenha o ar sereno e determinado e Patrick Vieira permaneça de boca aberta.
Será Bom !
Depois Falamos

Citação


"Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite "

Edgar Allan Poe

terça-feira, julho 04, 2006

Itália...



Pois é !

Foi mesmo á italiana.119 minutos de jogo jogado,oportunidades de um lado e do outro,e quando toda a gente no estádio e em frente ás televisões já só pensava nas grandes penalidades,uma bola perdida na área e...1-0.

Alemaes em desespero,contra ataque mortifero,á italiana,e ...2-0.

Tudo num minuto !

O ultimo minuto do prolongamento."Crueldade" bem á italiana,mas resultado justo.

Em 14 de Junho tinha escrito neste blog,após os primeiros jogos,que a Itália me tinha parecido a melhor equipa do mundial até então.

Consoante o andar da prova,e a evolução de Portugal,fui desejando que se chegassemos á final ela se disputasse com a Alemanha.Que mesmo jogando em casa me parecia menos dificil que a "Squadra azurra".

Porque esta é claramente melhor equipa.

Agora,com a Italia na final,para Portugal o caminho deve ser o mesmo;ganhar á França,evitar problemas com cartões e jogar a final ao seu melhor nivel.

Com um adversário que não terá nas bancadas o apoio da Alemanha,mas que em campo é mais forte,mais astuto,melhor equipa.

Primeiro...ganhar á França.

Depois Falamos

Reflexão





Os Convencidos da Vida

Todos os dias os encontro. Evito-os. Às vezes sou obrigado a escutá-los, a dialogar com eles. Já não me confrangem. Contam-me vitórias. Querem vencer, querem, convencidos, convencer. Vençam lá, à vontade. Sobretudo, vençam sem me chatear. Mas também os aturo por escrito. No livro, no jornal. Romancistas, poetas, ensaístas, críticos (de cinema, meu Deus, de cinema!). Será que voltaram os polígrafos? Voltaram, pois, e em força. Convencidos da vida há-os, afinal, por toda a parte, em todos (e por todos) os meios. Eles estão convictos da sua excelência, da excelência das suas obras e manobras (as obras justificam as manobras), de que podem ser, se ainda não são, os melhores, os mais em vista. Praticam, uns com os outros, nada de genuinamente indecente: apenas um espelhismo lisonjeador. Além de espectadores, o convencido precisa de irmãos-em-convencimento. Isolado, através de quem poderia continuar a convencer-se, a propagar-se?

Alexandre O'Neill, in "Uma Coisa em Forma de Assim"

Uma Cidade,Duas Bandeiras










A pouco mais de 24 horas de um jogo que vai parar o país,não deixa de ser curioso reflectir sobre o embandeiramento de Portugal.
De Norte a Sul,do litoral ao interior,não há terra por mais pequena que seja,na qual não se vejam nas janelas,varandas,telhados,etc, bandeiras de Portugal nuim inequivoco sinal de apoio á selecção nacional.
O fenómeno iniciou-se no Euro 2004,e pensou-se que seria passageiro,fruto do evento se realizar dentro de portas,mas não.
Veio para ficar.
Com uma novidade; se já no euro aqui ou ali se via isso,agora o fenómeno das bandeiras nas janelas dos carros assume proporções epidémicas.
O futebol conseguiu,honra lhe seja feita,o reencontro dos portugueses com um dos mais importantes simbolos nacionais ,a sua bandeira,e de uma forma que me parece duradoura.
Ao ponto,esse algo preocupante,de algumas crianças pensarem que a bandeira nacional é a bandeira da selecção,a exemplo das bandeiras dos clubes.
Importará,nessa matéria,não exagerar !
Mas se o fenómeno é nacional,em Guimarães tem uma especificidade muito própria.
Nas janelas e varandas,a bandeira nacional é na maioria dos casos acompanhada pela bandeira do Vitória numa curiosa mistura de amor á pátria,ao clube e ao futebol.
E afinal "Portugal é Guimarães,o resto são conquistas " !
Depois Falamos

segunda-feira, julho 03, 2006

Queridos Gauleses


Não,não me refiro ao Astérix,Obélix,Panoramix,Ideiafix,Cetaumatix,etc,etc e á sua pequena aldeia rodeada de romanos por todos os lados.
Esse gauleses tem piada,divertem-nos,fazem-nos rir e tem a enorme vantagem de serem de banda desenhada,confinados ao papel e não poderem de lá sair para nos chatear.
Refiro-me aos outros,aos franceses,arrogantes,vaidosos,convencidos que são os melhores do mundo e arredores e que por onde passam todos devem fazer vénias.
Apurados depois de vencerem uma caricatural selecção do Brasil,que mais parecia o "Gordos e Companhia",já ninguém suporta os adeptos e seguidores da tricolor.
Disturbios nas ruas a festejarem o triunfo,agressões a quem festejava outros triunfos,e a inabalável(deles) certeza de que estarão em Berlim no próximo domingo tornam-nos ainda mais insuportáveis do que os franceses já normalmente são.
A grande preocupação parece ser se vão jogar com a Alemanha ou a Itália.
Pois com uma delas vão,de certeza,mas no sábado em Estugarda !
Porque domingo,em Berlim,jogará Portugal com uma das outras duas.
E por uma razão simples; porque Portugal é melhor,tem uma equipa mais consistente,nada perde,pelo contrário,em valores individuais e está com uma motivação do tamanho do mundo.
E ao contrario desses eternos vencedores de guerras que outros ganharam (e não falo de futebol) os portugueses,selecção e adeptos,tem feito da humildade a sua grande arma.
Em 1984 e 2000 tivemos o pássaro na mão e deixamo-lo fugir de forma inglória.Á terceira tem vez.
A nossa vez !
E se não for no jogo jogado,caros gauleses,apareçam nos pontapés da marca de grande penalidade.
Teremos muito gosto em os ver por lá...
Oh Yes...
Depois Falamos