Páginas

sexta-feira, abril 11, 2025

Estratégia

Portanto caluniar, mentir, deturpar, exigir de forma contínua novas explicações sobre o que já estava mais que explicado, enxovalhar a pessoa, denegrir a empresa, alimentar suspeitas absurdas até ao patamar da canalhice, querer atirar a família para a badalhoquice que se previa naquela despropositada comissão de inquérito, pelos vistos tudo isso era estratégia politica do PS.
Que agora depois do rotundo falhanço de que ela se revestiu quer mudar de estratégia! 
Não por reconhecerem o erro de a terem adoptado mas apenas porque ela falhou. Pode um partido que envereda por estes invios caminhos governar Portugal?
Creio que não.
Porque para lá da falta de competência há muito conhecida falta-lhes a decência, a ética, o sentido de Estado necessários a isso.
Depois Falamos.

Alegria

As duas primeiras palavras prenunciam uma enorme alegria. 
As restantes aumentam a esperança de que essa alegria acontecerá. 
Esperemos que o mais depressa possível.
Porque o grupo Impresa, especialmente através do Expresso e da SIC, é de forma cada vez mais descarada e consequentemente menos isenta um autêntico "ponta de lança" dos interesses do PS no ataque ao governo, à AD, ao PSD e a Luís Montenegro.
Provavelmente saudosa dos tempos dos governos socialistas e das benesses então recebidas a Impresa não esconde a sua vontade de ver o PS ganhar eleições e Pedro Nuno Santos ser primeiro ministro.
Hoje este PS e este seu líder como no passado outros PS e outros líderes desse partido porque a Impresa de há muito que tem no PS o seu parceiro preferido.
Para orgãos de comunicação social que já foram de referência, muito em especial o Expresso, é um triste fim de percurso o ameaçarem terminar os seus dias como boletim de um partido político.
Necessidade a quanto obrigas...
Depois Falamos.

Nota: Posso dizem sem alegria mas com satisfação que o dr Balsemão já não me engana desde o tempo das "Opções Inadiáveis". Ostenta o titulo honorifico , mas falso, de ser o militante número um do PSD  (esse será sempre Francisco Sá Carneiro) mas toda a sua vida desde 1982 para cá tem sido a de um companheiro de estrada do PS.

quinta-feira, abril 10, 2025

Imparável

Pedro Nuno Santos está imparável. 
Dois debates e duas derrotas. 
Foi mais difícil ao Benfica derrotar o Tirsense do que a Rui Rocha pô-lo a dançar o verdadeiro vira minhoto. 
Provavelmente o pior líder de sempre do PS.
Depois Falamos.

Obsessão

Pergunto muito a sério se Pedro Nuno Santos não tem uma obsessão grave, e de foro psiquiátrico, em relação a Luis Montenegro? 
É que não sabe falar de outro assunto. 
E se desse ao menos falasse com conhecimento de causa mas nem isso. 
Uma pobreza atroz.
Depois Falamos.

19

O "Depois Falamos" faz hoje 19 anos.
Criado em 2006, num tempo em que os blogues estavam na moda e eram os grandes fóruns de discussão dos mais variados temas, conseguiu resistir ao passar do tempo e à aparição de outras redes sociais que rapidamente polarizaram a atenção das pessoas e tornaram os blogues absolutamente secundários.
Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok, etc, são hoje os espaços onde tudo acontece, onde tudo se discute e também, já agora, onde se ultrapassam todas os limites de bom senso, boa educação e o mais elementar urbanismo.
Pelos blogues, e continua a have-los extremamente interessantes diga-se de passagem, ficaram aqueles que gostam de escrever, de explanar ideias, de deixarem memórias para o futuro e que vão sendo capazes de resistirem à sedução da preguiça consubstanciada na escrita de textos curtissimos e/ou na publicação de fotografias e videos sem mais comentários.
Gostos não se discutem e por isso cada um está onde se sente bem e gosta de estar.
Por mim, que tenho presença no Facebook, Twitter, Instagram e Tik Tok ( e chega) continuo a escrever gostosamente no "Depois Falamos" que é um espaço de liberdade individual e de emissão de opinião de que não prescindi, não prescindo nem prescindirei enquanto andar pelas redes sociais.
Ao ponto de por vezes publicar nele textos que não publico nas outras redes.
Em 19 anos nele publiquei mais de 16.000 postagens, que tiveram mais de 30.000 comentários e o blogue teve até hoje quase quatro milhões de visualizações .
Ainda hoje tem umas centenas de visualizações diárias o que nos tempos que correm, em que os blogues estão longe do mediatismo do passado, tem de se considerar como bom.
E por tudo isso o "Depois Falamos" completando hoje os seus dezanove anos de vida  lá continuará a fazer o seu percurso tranquilamente permitindo ao autor escrever em liberdade o que muito bem lhe apetece com a enorme vantagem de não  ter de aturar o que por vezes se atura noutras redes sociais.
Depois Falamos.

quarta-feira, abril 09, 2025

Manicónio

Todos os dias chegam novidades tão extraordinárias quanto arrepiantes do manicómio em que a Casa Branca se tornou desde que o cadastrado louco para lá regressou.
Vivendo numa realidade paralela em que confunde desejos com realidades e achando-se um génio quando não passa de um imbecil o presidente dos EUA ( como é possível os americanos terem voltado a enfiar semelhante barrete?) está a levar o pais e o mundo para o cenário mais perigoso desde a II guerra mundial.
De mão dada com ditadores como Putin e Kim Jong Un, a cujos países não impôs tarifas, hostilizando continuamente os aliados de sempre como os países da União Europeia , tentando violar ( para ele apenas mais uma violação...) a Constituição para se eternizar no poder ( como Putin) e mostrando ambições sobre partes de outros países (outra vez como Putin) entre outras malfeitorias anunciadas ou em curso o criminoso Trump tornou-se num perigo para o mundo livre e num ídolo para ditadores e ditaduras que veem nele um " idiota útil " como nunca houve outro na História dos últimos séculos.
No fim algo vai acabar muito mal.
Ou o mundo ou Trump.
Por mim que seja Trump!
Depois Falamos.

Mestre

Aurélio Pereira, hoje desaparecido do mundo dos vivos mas para sempre na memória dos que gostam de futebol, sendo uma grande figura do Sporting é também uma grande figura do futebol português a quem este fica a dever muito. 
Duvido até que na história do futebol mundial tenha existido outro detector de talentos com a brilhante folha de serviços deste verdadeiro mestre na matéria. 
Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Paulo Futre, Ricardo Quaresma, Nani, Simão Sabrosa, João Moutinho , Rui Patrício são os destacados mas há muitos outros descobertos e moldados por mestre Aurélio. Bastará recordar a final do Euro 2016 em que Portugal utilizou dez jogadores com a sua marca. 
Este é verdadeiramente daqueles homens do futebol que lhe vai fazer muita falta.
Depois Falamos.

Penoso

Foi quase penoso ver um candidato a primeiro-ministro ser completamente derrotado num debate por uma demagoga e arrogante líder de um partido de extrema esquerda defensor de terroristas e de agendas ultra minoritárias.
Enredado nos seus conhecidos complexos de esquerda, provavelmente achando que ele próprio devia estar no BE, e mostrando dificuldades evidentes na defesa de posições históricas do PS como quanto á Europa e à NATO o líder socialista foi alvo de um fogo de barragem da bloquista que depois de arrasar o PS em tudo quanto pôde se mostrou disponível para um acordo pós eleitoral !!!
Até na hipocrisia Mariana Mortágua venceu.
Depois Falamos.

segunda-feira, abril 07, 2025

Debates

Não verei, seguramente, todos os debates destas legislativas nos três canais. 
Verei alguns, especialmente aqueles em que participem Luis Montenegro, André Ventura e Rui Rocha mas o que não verei de certeza é nenhum daqueles painéis que findo cada debate vem caritativamente explicar o que lá se passou como se os pobres dos telespectadores não percebessem sozinhos. 
Hoje assisti ao debate de Luis Montenegro com Paulo Raimundo. 
Defendendo posições muito diferentes em tudo mas num debate civilizado e em que considero ter havido respeito de parte a parte. 
Luis Montenegro esteve francamente bem e creio ter sido claro nas ideias e explicações enquanto Paulo Raimundo defendeu convictamente aquilo em que acredita pense-se o que se pensar sobre as suas posições. 
Mas há uma justiça que lhe faço. 
Contrariamente aos lideres da restante esquerda Paulo Raimundo debate sem má fé, sem hipocrisia e sem o cinismo de Mariana Mortágua, de Pedro Nuno Santos e de Rui Tavares. 
E isso fica-lhe bem.
Depois Falamos.

Nota: Vi, também, mas com menos interesse o debate de André Ventura com Inês Sousa Real. E com menos interesse porque a líder do PAN é absolutamente insuportável no seu imenso vazio de ideias. Uma nulidade mesmo.

Contrafacção

É um problema real que aflige os principais clubes porque cada camisola comprada na contrafacção é, em teoria, menos uma camisola oficial vendida pelos clubes. 
E naturalmente quanto maior fôr a dimensão do clube maior é a dimensão do problema. 
Daí que se compreenda que os clubes façam campanhas junto dos seus adeptos para comprarem produtos oficiais. 
Tem absoluta lógica. 
Mas depois há o reverso da medalha que é o gosto dos adeptos em irem para os estádios trajando a camisola do seu clube e constatarem que por ela enquanto produto oficial pagam 80 ou 90 euros ( e até mais nalguns casos) enquanto na contrafacção pagam 25 ou 30 euros por um produto praticamente igual. 
Numa família com quatro, cinco, seis adeptos a diferença de preços dá para pagar as cotas de alguns deles o ano todo! 
E por isso concordando em absoluto com a compra de produtos oficiais creio que a campanha mais eficaz que os clubes podem fazer para isso é venderem camisolas a preços adequados à realidade do país e à realidade da enorme maioria dos seus adeptos ao invés de continuarem a praticar os preços obscenos que são actualmente comuns a todos eles. 
Que sejam os clubes os primeiros a darem o exemplo no combate à contrafacção tomando decisões eficazes nesse sentido em vez de pedirem aos adeptos sacrifícios na compra de produtos que sendo afectivamente importantes estão muitíssimo longe de serem produtos de primeira necessidade para quem quer que seja.
Depois Falamos.

Irrefutável

Sondagem após sondagem, barómetro após barómetro, inquérito de opinião após inquérito de opinião é irrefutável que os portugueses preferem Luis Montenegro a Pedro Nuno Santos. 
Agora há que traduzir isso em votos de molde a que a AD possa ter uma maioria para governar com estabilidade durante toda a legislatura.
Depois Falamos.

Quinteto

Num mural brasileiro encontrei esta curiosa imagem daqueles que os autores consideram ser os 5 melhores jogadores de sempre. 
Pelé, Maradona, Messi e Cristiano Ronaldo sem qualquer dúvida. 
Mas pese embora a genialidade de Ronaldo "Fenómeno " no "meu" quinteto maravilha trocava-o por Johan Cruyff. 
Opiniões.
Depois Falamos.

sábado, abril 05, 2025

O Costume

Na próxima quarta feira o estádio "Cidade de Barcelos" receberá a primeira mão de uma das meias finais da Taça de Portugal opondo o Tirsense e o Benfica.
Este jogo encerra nele o que de melhor o futebol tem e em simultâneo o que de pior o futebol português também tem.
O melhor é o ter na meia final da prova uma equipa do Campeonato de Portugal (quarta divisão) que pese embora já ter disputado város vezes o campeonato maior e se encontrar há alguns anos bem longe dele conseguiu ainda assim a extraordinária proeza de estar presente nesta fase da competição.
Um autêntico "David" que sobreviveu no meio de vários "Golias".
O pior é evidentemente o jogo em vez de ser em Santo Tirso, onde tantas vezes o Tirsense recebeu o Benfica, ter sido desviado para Barcelos por razões que também são infelizmente habituais no nosso futebol mas que desvirtuam a verdade desportiva da competição.
Não sei se desta vez o argumento foi a receita, a lotação, a iluminação, os balneários, a transmissão televisiva ou qualquer outro mas sei que uma vez mais o clube "grande" terá a sua tarefa ainda mais facilitada porque o clube "pequeno" em vez de jogar em casa terá de jogar num estádio que à partida devia ser neutro mas em que os adeptos do adversário serão em número muito maior como ainda agora se comprovou num recente Gil Vicente ( e esse teoricamente jogava em casa mas...) vs Benfica em que os adeptos do visitante eram em bem maior número.
É este o futebol português que o senhor Proença queria representar no comité executivo da UEFA.
A troco, dizia ele, da defesa dos interesses e do prestigio do futebol português e também, já agora, dos 160.000 euros/ano que iria ganhar.
Mas isso não diz ele!
Um futebol em que há filhos e enteados, um futebol em que os interesses de uns poucos clubes são sempre defendidos mesmo que em detrimento de todos os outros e da verdade das competições.
Lamentável.
Acho que o Tirsense e os seus adeptos não mereciam esta desfeita.
Com a qual muito provavelmente os seus dirigentes concordaram priorizando a receita face à verdade desportiva.
Algo infelizmente é comum acontecer quando os três donos disto tudo tem de se deslocar a casa de clubes de escalões inferiores para a Taça de Portugal.
E até na primeira liga com a rábula Estádio do Algarve/ Estádio de S. Luis conforme o adversário do Farense.
Nada novo à superfície da Terra.
Depois Falamos.

Nota: Para a semana as previsões metereológicas apontam para a zona norte a grande probabilidade de chuva forte e temporais. Que terão inevitáveis efeitos no estado do relvado do estádio de Barcelos. Onde curiosamente na sexta feira, pouco menos de 48 horas depois do jogo de Taça que agravará as condições do relvado, se disputa um jogo da primeira liga que poderá ser prejudicado por um eventual pior estado da relva.
Mero detalhe quando os interesses de FPF, Benfica e dirigentes do Tirsense (mas esses apenas são defendidos face à salvaguarda dos dos outros dois) já foram privilegiados na quarta feira!

Rapper

De facto o PS de Pedro Nuno Santos é algo de inexplicável que não à luz de um radicalismo suicidário. Esta candidata, que como boa socialista se apressou a dar o dito por não dito quando percebeu a impopularidade do que dissera , significou o trocar na lista de Lisboa alguém de fortes convicções como o é Sérgio Sousa Pinto por uma oportunista de ocasião. 
Que na sua ladainha pseudo cantada não só se refere à Ucrânia e aos ucranianos de forma canalha como ainda manda " Cristo para o lixo" (sic). 
Uma Joacine Katar Moreira em versão rapper. 
E uma vergonha para o PS. 
Pelo menos para aquela parte do PS que ainda sabe o significado do termo vergonha!
Depois Falamos.




Oposição

Este cartoon representa perfeitamente a postura dos partidos de oposição quanto ao assunto Spinumviva.
Só não vêem a verdade, por cima do muro da ignorância, porque não querem e rejeitam todas as escadas ( explicações) que lhes permitiriam fazê-lo. 
Preferem continuar pela via da mentira e da calúnia porque lhes dá jeito. 
A18 de Maio há um muro à espera deles. 
Depois não se queixem...
Depois Falamos.

Candidata

É isto que o PS de Pedro Nuno Santos tem para oferecer ao país? 
Alguém que está para a guerra na Ucrânia como Ferro Rodrigues para o segredo de Justiça? 
De resto se a senhora é africana , e nada contra isso, porque se candidata ao parlamento de um país europeu? 
A deriva radical deste PS não só não conhece limites como se agrava a cada dia que passa como a formação das listas de deputados bem confirmou. 
Este PS não interessa a Portugal.
Depois Falamos.

quinta-feira, abril 03, 2025

Unipessoal

Não Pedro Proença!
O futebol português não saiu derrotado e muito menos perdemos todos.
Não queira transformar uma derrota unipessoal num desastre colectivo porque isso nem é justo nem é verdadeiro.
Foi você que perdeu!
Porque quando Portugal apresentou candidatos com outra credibilidade ao comité executivo da UEFA eles foram eleitos.
Você não só não foi eleito como ainda conseguiu ser o candidato com menos votos o que diz tudo do que pensa a UEFA a seu respeito.
A respeito do árbitro que durante anos arbitrava bem na Europa e era "jeitosinho" em Portugal consoante os interesses de alguns e sempre dentro do princípio de "fraco com os fortes e forte com os fracos".
Principio que depois foi a sua linha orientadora enquanto presidente da Liga onde ao invés de contribuir para a diminuição de assimetrias foi sempre um factor de agravamento das mesmas face à forma persistente como promoveu os interesses de três "filhos" e prejudicou os de umas dezenas de "enteados".
E que continua agora a ser a sua linha de rumo, enquanto presidente da FPF, como já teve oportunidade de se constatar no jantar de aniversário da instituição em que nem sequer disfarçou as habituais preferências.
Hoje neste mundo global tudo se sabe.
E por isso a UEFA não o quis no comité executivo.
Não foi ao futebol português mas sim ao candidato Pedro Proença.
Aquele que no próprio país em vez de defender o futebol todo defende apenas uma parte infíma dos clubes.
A UEFA também comete graves e enormes erros mas a rejeição de Pedro Proença foi uma excelente decisão.
Que oxalá seja percebida em Portugal na sua total dimensão.
Depois Falamos.

Tal & Qual

Fui sempre um leitor fiel do semanário Tal & Qual.
Quer na sua vida anterior quer depois de anos de suspensão da publicação ter sido "ressuscitado" pelo José Paulo Fafe, pelo Jorge Lemos Peixoto e por mais um pequeno núcleo de saudosistas (há saudosismos muito bons e este é um deles) da publicação e do espaço que ela ocupava no panorama da imprensa nacional.
E que se define em poucas palavras.
Jornalismo livre, isento, independente de qualquer poder e sem receio de incomodar quem quer que seja por mais poderoso que possa ser.
Concordo com tudo que o jornal publica e com todas as opiniões nele expressas?
Não.
E ás vezes até discordo muito.
Mas tenho a certeza que nele não há cartilheiros de qualquer poder nem a possibilidade de se fazerem fretes a A , B ou C pelo que as opiniões traduzem mesmo o pensamento livre de quem as escreve.
No Tal & Qual faz-se jornalismo na melhor acepção do termo.
E depois não é um jornal de Lisboa ou do Porto.
Tanto fala de assuntos passados nos grandes municipíos como faz uma capa dedicada a um  tema do concelho de Cabeceiras de Basto situado no interior do distrito de Braga.
E um jornal assim merece respeito e merece leitores.
Cada vez mais leitores porque é um dos derradeiros exemplos de como fazer bom jornalismo em Portugal.
Depois Falamos.

Óptimo

Um dia bom para o nosso futebol. 
Não só não foi eleito como foi o candidato menos votado. 
Na UEFA sabem bem quem é o personagem e melhor ainda a mentira que é o futebol em Portugal. Parabéns UEFA . 
Foi uma excelente decisão. 
Pode ser que ajude a cá se abrirem alguns olhos.
Depois Falamos.

Água

A liderança de Pedro Nuno Santos mete água por todo o lado. 
Listas rejeitadas, trocas de cabeças de lista à pressão e agora um dos melhores e mais credíveis militantes do PS a recusar ser deputado por não se rever naquela "tropa" que gira em torno de PNS. 
Isto promete...
Depois Falamos.

Regeneração

Antes de mais devo dizer o que para mim são duas verdades insofismáveis.
Uma é que o futebol português, face ao lodo em que está mergulhado há muitos anos, necessita de uma profunda regeneração para que deixe de ser a pouca vergonha que é e passe a ser uma modalidade credível, séria e sem a permanente suspeição que é a sua infeliz imagem de marca.
A segunda é que face aos candidatos que disputaram a FPF e os que vão disputar a LPFP essa regeneração é imposssível porque não tem o perfil necessário a isso a par de um percurso de todos eles que os identifica até ao tutano como homens do malfadado"sistema".
Foi assim com Pedro Proença e Nuno Lobo na FPF é assim com Reinaldo Teixeira e José Mendes na LPFP.
Pedro Proença como árbitro e presidente da Liga e Nuno Lobo como presidente da Associação de Futebol de Lisboa já se lhes conhecia o percurso e a forma como nos diversos palcos sempre defenderam os interesses dos mais fortes e subalternizaram os dos mais fracos.
Reinaldo Teixeira e Jose Mendes são mais do mesmo.
Um leva muitos anos ligado à A.F. Algarve e mais de uma década como coordenador e avaliador dos delegados da liga Portugal, cargo em que nomeava os delegados para os jogos e avaliava os seus desempenhos com influência decisiva na respectiva promoção ou despromoção, enquanto o outro entre diversos cargos ligados ao futebol exerce ainda o de presidente da mesa da assembleia geral da Liga no âmbito de cujas competências marcou a data das eleições para quando muito bem entendeu e poucos dias depois anunciou-se como candidato á presidência da mesma!
O que eticamente é pouco menos do que lamentável.
Acresce agora o facto de se saber que Reinaldo Teixeira e Rui Costa, presidente do Benfica, tiveram chorudos negócios em 2016, enquanto um já era coordenador dos delegados e o outro vice presidente da SAD do Benfica, o que gera um absoluto conflito de interesses, a impossibilidade de acreditar que caso eleito presidente da Liga exerça o cargo com a isenção necessária (já para não irmos pela via da especulação sobre a forma como terá exercido as funções de coordenador dos delegados em termos de isenção e independência) e prova uma vez mais que anda muita gente no futebol pelos negócios e não exclusivamente para servir a modalidade, os clubes e os orgãos dirigentes.
E se já antes da divulgação desta notícia achava que nenhum dos candidatos servia agora tenho a mais absoluta certeza do mesmo e a convicção que a regeneração do futebol português vai ficar uma vez mais adiada por culpa da maioria dos clubes que aceitam e embarcam nestas candidaturas que apenas visam manter o "status quo" ou seja os privilégios dos que sempre foram privilegiados.
O que em tempos pré negociação centralizada dos direitos televisivos é um completo suicídio!
Depois Falamos.

https://www.cmjornal.pt/desporto/futebol/detalhe/candidato-a-presidencia-da-liga-de-clubes-teve-negocios-com-rui-costa

https://rr.pt/bola-branca/noticia/porto/2025/04/02/eleicoes-na-liga-reinaldo-teixeira-tera-tido-negocios-com-rui-costa-em-2016/419979/

https://www.ojogo.pt/5253259905/fc-porto-e-os-alegados-negocios-de-reinaldo-teixeira-e-rui-costa-conflito-de-interesses-inaceitavel/

Campeão?

Com as competições europeias a entrarem na sua fase derradeira assume natural destaque a Liga do Campeões ou não fosse a mais importante prova de clubes a nível mundial por mais mundiais de clubes que a ganaciosa FIFA queira inventar.
Neste quadro de oito clubes presentes nos quartos de final em que estão os melhores desta edição da competição mas não os melhores da Europa (faltam pelo menos Liverpool e Manchester City) avulta o facto de apenas dois deles nunca terem vencido a competição.
São os casos de Arsenal e PSG que já disputaram finais nas nunca as venceram enquanto os restantes seis clubes, e alguns deles (especialmente o Real Madrid) por várias vezes, já ergueram o troféu.
E este ano quem será o vencedor?
Talvezseja melhor adiar a previsão quanto a isso para mais tarde e perspectivar para já as possíveis meias finais.
Olhando os acasalamentos e fazendo uma previsão quanto ás meias finais diria que nelas, palpite meu, marcarão presença Inter, Real Madrid, Barcelona e PSG pese embora o detalhe (mas nisto da UEFA e FIFA os detalhes contam e muito) de a final ser em... Munique.
A ver vamos.
Depois Falamos.

Liberdade

Os socialistas e seus satélites choram baba e ranho porque Nelma Pinto fez uma entrevista a Pedro Nuno Santos em que mostrou independência, isenção, competência, respeito pela deontologia e fez perguntas de que PNS não gostou. 
Não gostou porque não tem nada para dizer ao país que não seja falar da Spinumviva e das tricas internas do PS em que se percebe uma contestação em crescendo à sua frágil liderança. 
Mas Nelma Pinto não tem culpa disso. 
Fizesse Pedro Nuno Santos o seu trabalho de forma tão competente como a jornalista e escusava de se assistir a esta choradeira.
Idêntica à dos comunistas quando José Rodrigues dos Santos entrevistou Paulo Raimundo.
Socialistas e comunistas iguais na recusa de jornalismo livre e independente.
Algo que deve ficar para memória futura.
Depois Falamos.

Campanha

Embora formalmente a campanha eleitoral apenas comece no início de Maio em boa verdade todos sabemos que ela já decorre e com algum exagero (ou não) até se pode dizer que para alguns partidos de oposição até começou no dia seguinte às últimas legislativas.
Independentemente disso uma campanha eleitoral é sempre um momento nobre de vida democrática, como qualquer democrata bem sabe, e por isso não se pode nem se deve desvalorizar a sua importância porque para isso já lá estão os ditadores e os apreciadores de ditaduras que dizendo-se grandes defensores do povo detestam ter de o ouvir e mais ainda rer de dar-lhe explicações.
Portugal está pois em campanha eleitoral.
Altura para todos os partidos expressarem as suas ideias, apresentarem os seus programas, aventarem soluções para os problemas e assumirem com o povo os compromissos que muito bem entenderem e em função dos quais merecerão ou não o voto.
Sendo também tempo de o governo explicar o que fez e porque o fez tal como explicar porque deixou de fazer algumas coisas que se tinha comprometido a fazer e não conseguiu.
A isso chama-se prestar contas e é outro pilar essencial da vida democrática.
Para lá de revelar o merecido respeito pelos eleitores.
Veremos o que a presente campanha ainda nos trará mas até ao momento os indícios não são nada bons porque enquanto vejo o governo /AD a tentar falar do país praticamente toda a oposição, com a honrosa excepção da Iniciativa Liberal, apenas fala do primeiro ministro e de um tema que ainda não conseguiram perceber que foi uma intentona rotundamente falhada.
Tal como as sondagens bem demonstram
Mas cada um será responsável, e terá a respectiva votação, em função do caminho que escolheu.
Depois Falamos.

Bandido


Já se previa que este mandato de Trump fosse um pesadelo.
Traição à Ucrânia, atitude putinesca quanto á Gronelândia, aubserviência a Putin, ataques à Justiça, tarifas comerciais, deportação de imigrantes, perdão a criminosos que assaltaram o Capitólio na tentativa de golpe de estado patrocinada por ele próprio e por aí fora tudo são etapas de uma presidência tão aberrante quanto perigosa para o mundo.
Mas dele pode esperar-se sempre pior.
Já se sabia que, como qualquer outro bandido, lhe está  no sangue não respeitar as leis e por isso é um criminoso condenado por dezenas de crimes
Mas agora pelos vistos nem a própria Constituição respeita e quer passar por cima dela para tal como o seu mentor Putin se poder perpetuar no poder.
Nunca como com este patife os EUA tiveram a sua democracia, uma das mais antigas do mundo , em tamanho perigo.
Infelizmente com inevitáveis repercussões no resto do mundo.
Depois Falamos.