Páginas

sábado, fevereiro 21, 2015

O Nosso 14

Não há muito mais a adiantar, depois do que escrevi na análise do jogo, sobre o conjunto de equívocos que terão impedido o Vitória de sair de Paços de Ferreira com um triunfo que esteve ao seu alcance e que não chocaria com a verdade dos 90 minutos.
O plantel está mais fraco, já o sabemos, mas mesmo assim o conjunto de soluções ao dispor de Rui Vitória permitem mais do que aquilo que a equipa tem dado.
"Bastará" apostar nos jogadores "certos".
Individualmente:
Assis: Não teve uma noite feliz. O primeiro golo é muito de sua responsabilidade, não por ter escorregado mas porque a saída pareceu precipitada, e no segundo desfez bem o cruzamento mas não teve sorte no ressalto da bola. No resto teve a segurança habitual.
Bruno Gaspar: Um jogo de grande coragem e espírito de sacrifício. Diminuído desde os primeiros minutos por uma lesão no ombro fez das tripas coração e nunca fraquejou.
Josué: Uma exibição com grande sentido prático e sem complicar. No primeiro golo parecia estar em condições de neutralizar a jogada mas a saída precipitada de Assis consumou o evitável.
João Afonso: Já escrevi anteriormente que me parece num momento menos bom de forma. O lance nos instantes iniciais apenas o confirmou. Depois recompôs-se e não comprometeu. Mas aquele centro da defesa está a "pedir" alguma experiência.
Breno: Cumpriu sem comprometer. Continua o processo de adaptação.
Bouba: Lutou muito sem regatear esforços. Não se lhe podia pedir mais neste jogo mas ele ainda fez um golo pleno de oportunidade.
André: Um "mouro" de trabalho no meio campo e o regresso aos golos convertendo um penalti.
Bernard: O estado do relvado não indiciava um jogo muito propício para as suas caracteristicas. Não foi! Substituído sem surpresa.
Otávio: Titular surpresa em nada justificou a escolha. Como ele temos vários na equipa B. E se considerarmos que a sua titularidade significou a ida de Alex para o banco a surpresa ainda é maior.
Ivo Rodrigues: Outra titularidade surpreendente e outra exibição longe de preencher os padrões mínimos para quem é considerado reforço.
Tomané: O melhor vitoriano na noite de ontem. Lutador, generoso, foi uma dor de cabeça para a defensiva pacense. Merecia o golo.
Cafu: primeira opção de RV a sua entrada revelou-se acertada pela capacidade de luta que deu à equipa e pela forma como contagia os colegas com a garra que põe em todas as jogadas.
Sami: Entrou a substituir Ivo e pode dizer-se que não estranhou o relvado alagado, as más condições atmosféricas, nem a impossibilidade de jogar futebol de boa qualidade. Exibição ao nível das protagonizadas nas duas jornadas anteriores. Não esteve lá!
Valente: Esperava-se que fosse titular até porque as más condições do relvado apontavam para um futebol mais directo e aí a sua "ratice" na área podia ser decisiva. Foi ultima opção mas ainda "agitou" o jogo com o seu inconformismo sem que,contudo, tivesse oportunidade de visar a baliza.
Douglas, Moreno, Zitouni e Alex não foram utilizados.
Cinco jornadas da segunda volta e apenas três pontos em quinze possíveis são um alerta poderoso para a necessidade de mudar algumas coisas na equipa e na forma de jogar.
E uma delas será avaliar, com profundidade, se os três emprestados do FCP estão a dar ao plantel aquilo que seria legitimo esperar ou se pelo contrário apenas estão a minar a coesão do balneário pelo privilégio de "chegarem, verem e ...jogarem".
É que até ao momento nenhum deles mostrou o rendimento exigível a quem quer ser titular da equipa A do Vitória.
E todos três já o foram.
Depois Falamos

17 comentários:

  1. Caro Luís Cirilo.

    Em primeiro lugar permita-me felicitar o seu vitória pela vitória contra o Benfica no basquetebol. Hoje estivemos abaixo do que podemos render o o vitória esteve bem.

    Em relaçäo aos emprestados pelo porto já pensou que o facto de eles jogarem deve ser uma imposição do porto?

    ResponderEliminar
  2. Caro cards:
    Claro...quando o SLB perde é porque esteve abaixo do normal. Mérito do adversário é coisa muito relativa. A verdade é,felizmente,outra. O Vitória jogou muito melhor e ganhou com todo a justiça. Quanto aos jogadores do Porto não sei em que condições estão no Vitória. Sei que não justificaram,até agora, o epiteto de reforços.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9:36 p.m.

    Já vai a 6, Cirilo?

    ResponderEliminar
  4. Caro Luis cirilo, releia a minha segunda frase 'Hoje estivemos abaixo do que podemos render e o vitória esteve bem', em nenhum momento faltei ao respeito ao vitória pois escrevi que estiveram bem.
    Quanto ao facto do benfica ter estado abaixo do normal é verdade pois foi o jogo em que menos pontos marcou esta época, incluindo jogos da euro challange, e foi o jogo do campeonato onde sofreu mais pontos na primeira parte. Portanto o que eu escrevi está certo uma equipa que esteve abaixo do que pode render e outra esteve bem.
    Na primeira volta ganhamos por 20 e tal pontos porque estivemos bem e o vitória abaixo do que pode render. não contesto a vitória do vitória pois ela foi evidente jogou melhor e venceu com mérito.

    ResponderEliminar
  5. Caro cards:
    O que importa é que os nossos clubes estão a disputar o titulo. E espero que o Vitória o ganhe

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo:
    Não percebi

    ResponderEliminar
  7. José Duarte1:21 p.m.

    Caro Luis Cirilo. Percebi o comentário do Anónimo que perguntou: "Já vai a 6?". Quis dizer que o Vitória já vai a 6 pontos do Braga.
    A mim, tanto me faz que vamos a 6 como a 15, o que é preciso é segurar o 5º. lugar... e também pugnar para que na final da Taça de Portugal o Braga alinhe contra o Sporting de Lisboa - no caso de cairmos para o 6º. lugar da classificação geral.
    De resto, a "gracinha" do anónimo vai ao encontro do reparo que um dia Jesualdo (então treinador arsenalista)fez:"É preciso acabar com a ideia dos adeptos que se comprazem só com o facto de ficarmos um lugar acima do rival de Guimarães".

    ResponderEliminar
  8. Caro Luis Cirilo,

    Sim, o mais importante é o facto dos nosso clubes estarem a disputar o título.
    certamente deverão ser os finalistas e aí o Benfica é favorito pois em Teoria ninguém em portugal vence três jogos ao Benfica num play-off.
    É mais fácil o Benfica perder um jogo numa final da António Pratas, Supertaça, Taça Hugo dos Santos, Ou Taça de Potugal do que uma final de play-off pois num jogo tudo pode acontecer.
    O importante é o Benfica aprender com o jogo de ontem para que conquiste o tetra campeonato como eu espero.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8:59 a.m.

    José Duarte,

    Quando o "rival de Guimarães" ocupa o último lugar europeu e quando o objectivo da época do SC Braga é precisamente o regresso às competições europeias, é perfeitamente natural que os adeptos arsenalistas estejam felizes por abrirem um fosso de 6 pontos para o "rival de Guimarães". Ou não? Até porque o 4º classificado entra directamente no playoff da Liga Europa, saltando a 3ª pré-eliminatória, que o 5º terá de jogar. E ainda há a Taça de Portugal que pode baralhar estas contas todas...

    Mais do resto, há muito que o ponto de referência dos adeptos do SC Braga é o Sp. Lisboa. E houve anos (recentes) em que mesmo esses não serviam de ponto de referência, tal a vantagem pontual conseguida para eles.

    ResponderEliminar
  10. O Douglas é melhor do que o Assis.
    Este em pequenos pormenores tira-nos pontos.
    Enquanto que o Douglas, em pequenos pormenores dava-nos pontos.
    Uma pequena diferença...
    O Rui Vitória está a ser teimoso. Para prejuízo do nosso Vitória!

    Quanto ao início de 2ª volta péssimo, obviamente que a ausência de um jogador como o Hernâni não é indiferente.
    Nem a entrada destes novos "reforços"...

    Por este andar, daqui a pouco vemos a Europa por um canudo!

    ResponderEliminar
  11. Caro José Duarte:
    Deve ter sido isso. O meu "Google Tradutor" é que está com algumas dificuldades em traduzir de certas linguas para português!
    Claro que o essencial é ficarmos num lugar que dê acesso à Liga Europa mas também acho que no actual quadro do nosso futebol a nossa "obrigação" é ficarmos pelo menos no quarto lugar. Um "sonho" que Janeiro parece ter desfeito.
    Caro cards:
    A ver vamos. Espero que o Vitória ganhe o titulo. Será um enorme favôr ao basquetebol e ao próprio desporto português. Porque significará o triunfo do desporto sobre o dinheiro obsceno.
    Caro Anónimo:
    Que os arsenalistas (nem nos cognomes conseguem ser originais) estejam felizes eu compreendo. Quanto ao terem o SCP como referência é bom que não esqueçam a visita guiada que Godinho Lopes fez a António Salvador na sala de troféus do Sporting...Só para lhe dar a noção das realidades.
    Caro Mr Karvalhovsky:
    Infelizmente, por força do desastrado mercado de Janeiro,em vez de olharmos para cima com ambição estamos a olhar para baixo com preocupação.
    Quanto ás teimosias de RV fosse só essa(e eu nem acho que seja teimosia mas sim um critério que se tem revelado correcto) que refere e estaríamos despreocupados.

    ResponderEliminar
  12. caro luis Cirilo, eu espero que o vencedor seja novamente o Benfica pois é um clube com muita tradição no basquetebol. Espero que o vencedor seja um campeão justo que seja a melhor equipa.

    PS. O nosso orçamento apesar de see o mais alto da liga está longe de ser milionário.

    ResponderEliminar
  13. Caro cards:
    A competitividade e o interesse de qualquer modalidade alimentam-se com a alternância de campeões e não com a vitória sempre do mesmo. Porque por este caminho qualquer dia o SLB joga sozinho.
    Quanto ao orçamento se acha que 1,5 milhões (dez vezes mais que o orçamento do 2º classificado) não é um orçamento milionário numa modalidade sem receitas então não sei o que seja para si um orçamento milionário

    ResponderEliminar
  14. Anónimo4:47 p.m.

    Caro Gonçalo Campos,

    Com esta direcção não vamos lá. Se ainda fosse como em alguns países sul americanos que têm um campeonato na 1ª volta e outro na 2ª, ainda seria possível sonhar com qualquer coisa até Dezembro, mas a partir daí a desgraça é garantida. Quando vejo o Sami de Rei ao peito, até fico com náuseas...

    ResponderEliminar
  15. Caro Anónimo:
    Não vi neste post nenhum comentário assinado por um Gonçalo Campos e por isso não sei a quem se dirige. Deve ter sido lapso.
    Quanto ao resto acho que tem razão. Porque para nós , nos ultimos anos, primeira e segunda volta tem sido coisas bem diferentes

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5:03 p.m.

    Tem razão Cirilo, às vezes baralho-me com os nomes.

    Quanto à questão de seguir o modelo sul americano, teria outro problema: na 2ª volta provavelmente desceríamos de divisão...

    ResponderEliminar
  17. Caro Anónimo:
    Sim corríamos esse risco.
    Mais vale a Liga continuar assim

    ResponderEliminar