Páginas

segunda-feira, novembro 24, 2014

O Nosso 14

Fizeram tudo para ganhar.
Com garra, coração, talento e esforço.
Jogando, em boa parte do jogo, bom futebol e reduzindo o adversário à vulgaridade.
Mas há dias assim...
Individualmente:
Assis: Sofreu dois golos sem culpa e ainda terá evitado mais três.Uma excelente exibição de um guarda redes com com jogos em continuidade tem mostrado o seu valor.
Bruno Gaspar: Um jogo de grande intensidade em que procurou apoiar o ataque. A defender ...algumas dificuldades.
Josué: Fez um bom jogo sem grandes problemas para resolver. A substituição ter-se-à devido ao "amarelo" mas não sei se foi boa opção. O seu bom jogo de cabeça podia ter ajudado nos últimos minutos.
João Afonso: Tal como Josué não teve grandes ( mas com Éder quem tem ?) problemas embora aqui ou ali tenha denotado alguma precipitação . A atacar bem procurou o golo mas não era dia.
Traoré: Não fez um grande jogo muito por força das cautelas defensivas a que Pardo o obrigou. E não podendo atacar como gosta o seu jogo perde dimensão. Saiu numa substituição natural.
Bouba: Um dos melhores vitorianos uma vez mais. Bem a defender, bem a sair para o ataque com processos simples, é um jogador essencial nesta equipa. O seu recuo para central,depois da saída de Josué, abriu uma clareira na nossa intermediaria que bem cara nos podia ter saído se o Braga tivesse aproveitado melhor esse espaço. Felizmente, e com muito mérito de Assis, isso não aconteceu.
André: Empenho e vontade inegáveis. Mas o jogo não lhe "saiu" particularmente bem. Por vezes parecia algo perdido em terrenos que não lhe são habituais. No penalti uma execução perfeita.
Bernard: Vai a caminho de ser um grande jogador. Mas que, até pela juventude, tem de ser defendido. E isso passa por retirá-lo do jogo quando,como ontem a partir dos 60/65 minutos, se encontra cansado. E o cansaço fê-lo perder discernimento, começou a refugiar-se em jogadas individuais em que parecia querer fazer tudo sozinho, e as consequentes perdas de bola deram origem a perigosos ataques adversários. Enquanto esteve bem..."tivemo-lo" em muito bom plano.
Hernâni: De longe a "estrela" maior do jogo de ontem. Grandes jogadas, grandes dribles,passes de encantar um gama de recursos que torna o seu futebol espectacular. Muito "castigado" com faltas (perante a tolerância do apitador) nunca se atemorizou e fez 90 minutos de alto nível.
Tomané: Continua a sacrificar-se como ponta de lança fixo quando as suas caracteristicas apontam para jogar mais solto caindo dos flancos no meio a secundar um avançado mais em ponta. Luta bravamente, não regateia esforços, sai esgotado mas não se tira todo o partido das suas qualidades.
Alex: Fez um bom jogo. Quer nas jogadas de ataque quer quando recuou para lateral após a saída de Traoré. Nos lances de bola parada dividiu com Bernard um série de cruzamentos perigosos. Se noutros jogos ser o primeiro a sair se tem justificado ontem ,se calhar, nem devia ter saído.
Álvez: Está com falta de jogo como se notou em alguns pormenores. Lutou muito mas teve muito poucas oportunidades de visar a baliza. Acho que a equipa ganharia mais com ele a ponta de lança e Tomané mais solto.
Crivellaro: Mereceu uma oportunidade mas longe das zonas onde podia ser mais eficaz. Jogador eximio no ultimo passe e no remate forte e colocado jogou muito longe da área adversária e dos pontas de lança. Acabou quase a lateral esquerdo depois da saída de Alex.
Ricardo Gomes: Ultima tentativa de chegar ao empate percebeu-se a intenção da sua entrada. Alto,forte,com bom jogo de cabeça podia dar maior poder de "fogo" na área bracarense. Teve um remate perigoso mas ligeiramente ao lado.
Miguel Oliveira, Plange, Cafu e Gui não foram utilizados.
Depois Falamos.

P.S. Não posso deixar de dizer que tive saudades de...Barrientos.
Mas isso são outros contos...

26 comentários:

  1. Anónimo3:16 p.m.

    Caro Cirilo, no seu texto tive a oportunidade de ler uma questão muitíssimo interessante. A questão foi a seguinte "mas com Éder quem tem [problemas]?". Não deixa de ter a sua graça, quando um vitoriano tenta colocar o valor de Éder em causa, não fosse o Vitória a vítima preferida do melhor ponta-de-lança português da actualidade. Os 4 golos que marcou ao Vitória (2 deles em pleno D. Afonso Henriques) já valeram ao SC Braga 6 pontos na Liga Portuguesa. No jogo de ontem, esteve muito perto de voltar a marcar à sua vítima de eleição (correcção: a sua vítima de eleição chama-se Douglas e não Assis), mas Bruno Gaspar, em esforço, conseguiu adiar o 0-1. Mas mesmo não tendo conseguido fazer o que tão bem sabe [marcar ao Vitória] foi preponderante, ao ganhar o lance que Rafa resolveu e depois a impôr toda a sua raça, recuperando a bola no lance que Pardo acabaria por finalizar.

    Mais irónica que a sua questão, só a recente campanha do clube de Carnide que decidiu usar Júlio César, o dos 7-1, a provocar alemães...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4:05 p.m.

    Lá está o nosso blogger a bater no Éder, só para bater. Ontem, o Éder foi só o melhor do jogador do Braga, como pode confirmar em alguma da imprensa especializada. Criou 2 situações de finalização de golo (um remate de cabeça salvo por um defesa na linha e outro remate com o pé direito que rasou o poste). Além disso, "só" estev3 na origem dos dois golos bracarenses: passes para o Rafa e para o Pardo fazerem os golos.
    Preocupe-se com o seu Tomané, que nos tratamos do nosso Éder.
    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo:
    Sim...eu sei...o nosso futebol tem uma gravissima crise de pontas de lança. E este,coitado, que só vai á selecção por favor tem um recorde digno do Guiness: 16 internacionalizações e nem um golo para amostra. Serve para tabela e bem bom.
    Não me admira que em Braga gostem dele. Qualquer barrete com aquela camisola vos parece um bom jogador.Critérios pouco exigentes.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4:11 p.m.

    Quando vi o título "o nosso 14" pensei que se referia aos 11 jogadores + o trio de arbitragem... Foram 14 contra 10, a partir do minuto 70. É que ao Duarte e aos dois bandeirinhas só lhes faltou chutar literalmente para a baliza do Braga. Amarelos à fartura e sem critério, um penalty na 1ª parte sobre o Micael e mais a eventual falta sobre o Hernani fora da áea ter sida transformada num penalty são factos suficientes para classificar a arbitragem de muito fraca. Mas assim dá ainda mais gosto ganhar em Guimarães.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4:15 p.m.

    Partindo da avaliação feita de cada jogador pelo site Transfermarkt, são quase 28 os milhões de euros que separam as duas equipas. Se no plano desportivo o Vitória de Guimarães vai levando alguma vantagem sobre o Braga esta temporada, por força do segundo lugar ocupado no campeonato, aos olhos do mercado, os bracarenses, que seguem no quinto posto, ainda continuam em vantagem em relação aos vimaranenses.

    A avaliação realizada a cada jogador por parte do site Transfermarkt, constata-se que a diferença entre os onzes que Rui Vitória e Sérgio Conceição apresentaram ontem de início é de quase 28 milhões de euros. O dos vitorianos está avaliado em 9,3 milhões, o do SCBraga em 37,2 milhões. O jogador Éder (7 milhões) é o mais valioso do SCBraga e André André (2,5) é visto como o mais valioso do Vitória. No dia 7 há mais, pode ser que o Éder faça mais uma gracinha!

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo:
    Não desespere. Pode ser que ainda tenha cura.
    Caro Anónimo:
    Eu também gosto do reino da fantasia. Mas só o da Disney.
    O Éder vale 7 milhões? Então não são 23? será que ontem desvalorizou 16 milhões?

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. é curioso ter ouvido o SC dizer que o árbitro prejudicou o braga.
    Num jogo em que o vitória fez 10 faltas e o braga 23, (e se víssemos ao pormenor, as do braga eram mesmo para deitar abaixo), qual a surpresa de terem sido varridos a cartões? para mim só pecaram por defeito.
    Em relação a faltas e a penaltis, é engraçado ver como os nossos rivais se esquecem do controle de bola com a mão, pelo Eder no lance do 2º golo, ou num lance de penalti nítido que o árbitro perdoou ao braga, por mão na bola.

    Vamos ver daqui a 15 dias se esclarecemos devidamente todas as dúvidas

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:55 a.m.

    Nem a ganhar lhes passa a azia... Quando o Vitória ganha vou aos blogs Vitorianos... Éder??? Só o vemos tantas vezes em campo porque o Jorge Mendes está desesperadinho para o despachar sem ter prejuízo! Quanto à análise do Sr Luís Cirilo, mais uma vez, excelente. Foi a mesma impressão com que fiquei após o jogo. Falta-nos um ponta de lança, problema crónico pela falta de dinheiro; são os mais caros... Com esta defesa, e este meio campo a jogar bem, uma ajuda lá na frente fazia deste Vitória um candidato à Champions. Isto sem contar com o mercado de inverno...

    Neste jogo faltou alguma intensidade e concentração a alguns jogadores, talvez da juventude e alguma falta de experiência. É pena que abandonem o Vitória antes da maturidade. Alguns, se ficassem mais 1 ano ou 2, valeriam muito mais e teriam oferta de melhores contratos... Tantos casos tivemos devido à necessidade de realizar vendas. Temo que alguns jovens do Vitória se iludam, como aconteceu com Ricardo e Tiago Rodrigues. Ir para o Porto porque paga mais, compreendo, mas para ficar na equipa B, sem possibilidade de subir aos AA não compreendo. No Vitória eram grandes jogadores, destacavam-se na equipa, eram acarinhados pela massa associativa. No Porto jogam num estádio regional para um público que só vai porque não tem mais nada para fazer. O Olival só enche com os rivais, o resto para eles é entretenimento. E é neste campeonato de entretém que se perdem os nossos atletas, porque se tivessem um pouco mais de autoconfiança ficavam mais uma temporada no Vitória e iam para Inglaterra, Espanha ou Itália ganhar 4 ou 5 vezes mais do que ganham no Porto... É triste serem tão mal aconselhados pelos seus empresários... O 3 'grandes' só contratam no Vitória para eliminar adversários, destruindo-nos as equipas. É mais que evidente; o Porto destrui-nos a equipa em 2013 e não ganhou nada com as contratações. O Paulo Oliveira foi para o Sporting fazer o que vimos há algumas semanas atrás. Destacava-se na equipa do Vitória, no Sporting nem se nota que lá está; comprovam-no os dois golos sofridos de cabeça... É triste que façam tão má gestão das carreiras...

    ResponderEliminar
  10. Caro luso:
    O treinador SC herdou do jogador SC o que ele tinha de pior. A arruaceirice.
    Infelizmente o enorme talento do jogador ainda não se viu no treinador

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:25 a.m.

    Caro Rui Cordeiro da Silva, destas 15 equipas escolha aquela que nos dará uma “goleada épica” na próxima eliminatória da Taça de Portugal: Benfica, Sporting, Marítimo, Paços de Ferreira, Rio Ave, Belenenses, Gil Vicente, Nacional, Penafiel, Chaves, Famalicão, Oriental, Freamunde, Vizela, Santa Maria. Saudações Bracarenses!

    ResponderEliminar
  12. Caro Anónimo(das 10.55m):
    A questão central do seu comentário (e partilho da sua opinião) é o facto de os jovens jogadores não poderem entusiasmar-se com "cantos de sereia" e sairem do clube demasiado cedo. Porque ficando cá mais tempo ganham menos, é verdade, mas em contrapartida aumentam exponencialmente as suas hipóteses de triunfarem nos clubes para onde vão. É o caso de Ricardo e de Paulo Oliveira por exemplo já que de Tiago Rodrigues nem vale a pena falar.
    Por isso espero que jogadores, SAD e empresários tenham a paciência necessária a permnitir que quando sairem daqui saiam já como jogadores feitos e não como jovens talentos prometedores. E isso aplica-se a Hernani, Bernard, Tomané, etc.
    Caro Anónimo:
    Por mim pode sair qualquer um.
    Se o Braga jogar como em Guimarães, e o árbitro for um bocadinho melhor que o Duarte Gomes , qualquer um desses clubes o pode eliminar

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2:45 p.m.

    "Jogando, em boa parte do jogo, bom futebol e reduzindo o adversário à vulgaridade."

    "Assis: Sofreu dois golos sem culpa e ainda terá evitado mais três.Uma excelente exibição de um guarda redes (...)"

    Cirilo, importa-se de me explicar como é que um adversário reduzido à vulgaridade, consegue, ainda assim, proporcionar uma excelente exibição a um guarda-redes que, não tendo culpa nos dois golos sofridos, ainda evita mais três? Será que a vulgaridade é suficiente para bater um Vitória que tem no guarda-redes o salvador de uma goleada?

    Um abraço, fico a aguardar pelo seu esclarecimento.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo3:12 p.m.

    Caro Luis Cirilo, se nestes 15 clubes estivesse o Mafra, aí é que eu teria medo, porque será? Nem com o Duarte Gomes ou António Garrido nos safavamos!

    ResponderEliminar
  15. Nao concordo na apreciação que fez ao B.Gaspar, pois esteve diretamente ligado aos 2 golos do Braga.
    No primeiro, teve a oportunidade de "aliviar" não o fez o que levou à perda da bola dando inicio à jogada que deu o 1º golo, além do mais (e apesar do excelente pormenor do Rafa) demorou a reagir e Rafa teve tempo para colocar a bola onde bem quis dem nenhuma oposição.
    No 2º foi "comido" infantilmente pelo Pardo já dentro da aerea.

    A juntar a isso, perdeu 2/3 bolas na saída para o ataque que poderiam causar danos maiores.

    É bom quando um jogador está cheio de confiança para "sair a jogar", mas tem que perceber que há alturas em que simplesmente à que tirar a bola dali.

    ResponderEliminar
  16. Caro Anónimo:
    É normal que quando uma equipa dá um banho de bola a outra mas injustamente, e com colaboração do apitador, se vê a perder tente atacar de forma intensa e isso cria espaços para o contra ataque da equipa que apenas quer defender por todas as formas e feitios.
    Foi o que aconteceu. Nomeadamente nos ultimos vinte minutos de jogo.
    Caro Anónimo:
    Em contrapartida com o Soares Dias a arbitrar todos os jogos até podiam ganhar a Champions.
    Caro Luís Costa:
    Estou parcialmente de acordo consigo. E por isso referi que a defender teve dificuldades. E teve. Tal como outros da nossa equipa é ainda um jovem em fase final de formação. E isso paga-se.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo8:47 p.m.

    Cirilo, nas 3 defesas milagrosas do Assis que refere, não se inclui, deduzo, a "defesa" de Bruno Gaspar em cima da linha de golo, logo ao 2º minuto. Logo, juntando os 2 golos, às 3 defesas de Assis, que menciona, a esse lance de Éder ao 2º minuto e à escandalosa grande penalidade que ficou por assinalar sobre Rúben Micael, quer-me parecer que a vulgaridade andou sempre a cheirar o golo. Bastante mais vezes que os do "banho de bola", até!...

    ResponderEliminar
  18. O caro Cirilo tem que lhes perdoar, porque há quem não consiga compreender como é que o clubezeco de palmeira, com tanto investimento do Jorge Mendes, continua a levar banhos de bola como o de domingo. Jogos contra equipas bem montadas que só não resultam em derrotas expressivas, por manifesta fortuna e pela indispensável intervenção dos pontas-de-lança de apito na boca.

    ResponderEliminar
  19. Caro Anónimo:
    Se não percebeu o que escrevi não conte comigo para lhe voltar a explicar. Para outra vez saia do sofá e vá ao estádio. Talvez perceba melhor.
    Caro JRV:
    eles estão a caminho de voltarem à sua verdadeira dimensão. Basta ver os resultados financeiros da SAD deles.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo12:04 p.m.

    Caro Cirilo,

    Gostaria de lhe pedir o favor de comentar os seguintes números:

    Tomané: 1014 mins - 2 golos (1 golo a cada 507 mins)
    Alvez: 358mins - 3 golos (1 golo a cada 120 mins)
    Éder: 875 mins - 5 golos (1 golo a cada 175 mins)
    Zé Luis: 216 mins - 3 golos (1 golo a cada 72 mins)

    Desde já agradeço. Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Caro Anónimo:
    Comento com todo o gosto.
    Como sabe o futebol é um desporto de equipa.
    A equipa do Vitória em dez jornadas marcou vinte golos à média exacta de dois golos por jogo.
    O Sporting de Braga marcou 15 à média de 1,5 por jogo.
    O Vitória está em segundo e o Braga em quinto.
    Entendeu?

    ResponderEliminar
  22. Anónimo11:38 a.m.

    Caro Cirilo, permita-me que actualize o seu comentário anterior:

    Como sabe o futebol é um desporto de equipa.
    A equipa do Vitória SC em catorze jornadas marcou 22 golos à média de 1,5 golos por jogo.
    O SC Braga marcou 25 à média de 1,8 por jogo.
    O Braga está em terceiro e nos quartos-de-final da Taça de Portugal e o Vitória em quarto e fora da Taça, eliminado pelo Braga... em casa!

    Mas o futebol também é apimentado por duelos individuais e aí Éder tem 5 golos no campeonato e 1 na Taça de Portugal, num total de 1319 minutos jogados, enquanto que Tomané tem 2 golos no campeonato, num total de 1323 minutos jogados.

    Entendeu? Um abraço e bom Natal.

    ResponderEliminar
  23. Caro Anónimo:
    Esqueceu-se de dois detalhes:
    Dividir o valor do orçamento de cada clube pelos pontos obtidos. E aí verá que com muito menos conseguimos o mesmo. E este é assunto que não morre por aqui.
    O outro detalhe é o "colo" de que o SCB tem beneficiado desde o início da época. Talvez pelas afinidades com o SLB.
    Entendeu?
    E outra coisa:
    Se o Tomané tem apenas dois golos o Álvez tem quatro e com muito menos minutos que esse portento do Éder.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo4:53 p.m.

    Cirilo,

    Existe de facto uma afinidade crescente com o SLB, dá um gozo enorme vencer-lhes, e isso é coisa que temos feito muito bem, felizmente. Mesmo prejudicados pelas arbitragens, como vem sendo regra, aliás. Ao contrário do seu Vitória que precisou de um penalty-fantasma e de um golo mal anulado para derrotar os vizinhos Cónegos, a título de exemplo.

    Ainda bem que foi buscar Álvez, porque assim permite-me ir buscar o nosso suplente: Zé Luis.

    Zé Luis - 3 golos em 216 minutos
    Álvez - 4 golos em 398 minutos

    Já dizia o seu concorrente partidário "é só fazer as contas".

    Só um comentário final. Aprecio bastante quando os vitorianos vão buscar as questões do orçamento. Primeiro porque é a prova derradeira de que já não há muito por onde agarrar para argumentar e depois porque durante muitos anos tiveram orçamentos bastante superiores ao SC Braga, mas isso nunca veio à baila quando andavam à nossa frente no campeonato (ainda nem havia Sport TV na altura). Será que posso usar o argumento dos orçamentos para me gabar de ter ganho duas vezes ao líder do campeonato?

    Entendeu agora?

    Um abraço e um bom Natal!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo4:57 p.m.

    Ainda em relação ao comentário anterior, não se trata de uma questão de querer desvalorizar os atletas. Apesar de Tomané ser fraquinho, Álvez parece-me ser um bom ponta-de-lança. Mas veja-se o exemplo Moussa Maazou...

    ResponderEliminar
  26. Caro Anónimo:
    Nada há a fazer.
    O vosso complexo de inferioridade alastra...
    Tudo serve para tentarem mostrar uma superioridade que não existe.
    Já viu o ridiculo de num Braga-Vitória estarem 12.000 pessoas (e 1500 eram de Guimarães) no vosso imenso estádio?
    E com borlas a granel.

    ResponderEliminar