Páginas

terça-feira, outubro 01, 2013

Autárquicas(4) - Guimarães

André Coelho Lima disse-me, por mais que uma vez e ainda as eleições vinham longe,que para ele ganhar era ter mais um voto que o PS porque não acreditava em vitórias morais.
É uma atitude séria e que contrasta com a daqueles que ganham sempre mesmo quando são arrasados nas urnas.
A coligação "Juntos por Guimarães" não ganhou as eleições.
Perdeu-as!
Mas fez um resultado muitíssimo animador e que indica claramente um caminho para o futuro.
Ganhou um vereador ao PS que tem agora,embora mantenha a maioria absoluta, apenas mais um eleito que o conjunto da oposição.
Contribuiu decisivamente, creio que pela primeira vez desde 1989,para que na assembleia municipal a oposição tenha mais eleitos que o PS e logo quando os socialistas candidataram como cabeça de lista o presidente cessante António Magalhães.
É certo que com a inerência dos presidentes de junta o PS recupera a maioria mas tem um significado claro tê-la perdido entre os eleitos.
No conjunto das freguesias, e sem ser exaustivo na análise, a coligação ganhou as da cidade e obteve vitórias importantes em várias áreas do concelho como Silvares, Mesão Frio, S.João de Ponte(creio que pela primeira vez),S.Torcato,Atães e Rendufe entre outras.
É certo que também perdeu freguesias importantes e emblemáticas como Ronfe ou Nespereira mas isso faz parte do deve/haver das eleições.
Há, contudo, uma vitória da coligação que é absolutamente emblemática pelo que representa no presente e pelo que pode significar para o futuro.
S.Jorge de Selho(Pevidém).
Uma freguesia que sempre foi dominada pela CDU, e a espaços pelo PS, e onde a coligação obteve uma magnifica vitória relegando o PS para uma votação residual.
É a prova de que com os candidatos certos e o discurso adequado não há freguesias do concelho que não possam ser ganhas por mais que tradicionalmente votem á esquerda.
Até porque em S.Jorge de Selho a coligação ganhou as três eleições.
Câmara, Assembleia,Junta de Freguesia.
A grande lacuna eleitoral do PSD sempre foi, ao longo dos anos, o sul do concelho face a um eleitorado tradicionalmente de esquerda.
S.Jorge de Selho, Gondar, Lordelo, Moreira de Cónegos, Guardizela, Serzedelo.
Há quatro anos,nesta ultima, já se provara que não era forçoso que fosse sempre assim e voltou a não ser agora.
Mas S.Jorge de Selho é de facto um enorme factor de esperança para o futuro.
André Coelho Lima terá de fazer em Guimarães aquilo que Ricardo Rio fez com sucesso em Braga.
Insistir.
Não desanimar.
E acredito que  a seu tempo os vimaranenses lhe darão a vitória.
Provavelmente ais depressa do que os bracarenses a deram a Ricardo Rio.
Depois Falamos


8 comentários:

  1. Filipa5:13 p.m.

    Tenho a certeza que esta primeira candidatura do André à câmara vai funcionar como uma semente.
    Certo que temos um concelho socialista mas sejamos verdadeiros: os eleitores socialistas votam de olhos fechados no PS independentemente do candidato! Podia ser António Magalhães, Domingos Bragança ou um penedo com olhos. É triste mas é assim.
    O trabalho da coligação tem de continuar pois está no bom caminho.
    O povo tem de se habituar à cara, ao discurso, à coerência para dar a confiança de trocar o seu voto.
    A cada derrota o PSD tem vindo a trocar o candidato e as pessoas acabam por não se identificar. Isso acabou. O André assim o disse: "eu não desisto de Guimarães". Pois nós não desistimos do André.
    Quem se deu ao trabalho de comparar as propostas e a visão, não ficou com dúvidas. Temos é de chegar a mais pessoas, levar mais e melhor informação, trabalhar durante os próximos 4 anos sem descansar porque a cidade merece este empenho, merece uma oportunidade de ter alguém com as capacidades do André, merece mudar.
    Fica aqui o desabafo da desilusão e enorme surpresa em relação a Ronfe, e o regozijo de Serzedelo e Pevidém.
    Serzedelo manteve e reforçou a junta com um independente que nestas eleições teve o apoio da coligação Juntos por Guimarães mas de realçar é o facto dessa freguesia, pela primeira vez, ter dado vitória à direita para a câmara.
    Pevidém foi ainda mais surpreendente ao passar da CDU para a coligação, com votação expressiva no André para a câmara! Permitam-me recordar que não deixa de ser uma chapada de luva branca a Amadeu Portilha que disse que Pevidém não iria esquecer, referindo-se pejorativamente à Coelima e à bagagem que o nome Coelho Lima transporta. Arrogância proporcional à ignorância. Pelos vistos Pevidém não esqueceu.

    ResponderEliminar
  2. Cara Filipa, diga-me por favor onde e quando disse que Pevidem não ia esquecer.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:13 p.m.

    A mim só me deixa penas as várias multinacionais que iam assentar arraiais no nosso concelho e assim vão para outro lado.
    LOL.
    A vitória do PS peca por escassa face às propostas populistas, irrealistas e infantis da coligação.
    Com uma campanha tão fraquinha como esta da coligação, não dar uma abada ainda maior é quase uma derrota para o PS !

    ResponderEliminar
  4. Pois...é por causa de imbecis, como este anónimo, que o concelho (e não a cidade) de Guimarães está. Na união de freguesias Serzedo/Calvos ganhou o ps (quem havia de ser!?) com maioria. No fim das eleições já havia discussão entre eles por causa da distribuição dos "tachos" (a verdadeira essência do socialismo). Espero que o André não desista e que continue esta luta com a mesma perseverança demonstrada nestes últimos anos, para erradicarmos de vez,o ar bafiento que se respira em Santa Clara.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:08 a.m.

    Talvez esta "boca" seja uma asneira, mas um dia destes, Amadeu Portilha será o futuro presidente de todos os vimaranenses.
    Acredite quem quiser.
    E depois, serão mais 25 anos de PS na Câmara...

    Parrameko

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1:37 a.m.

    E triste ainda haver gente que ri da própria ignorância. O PS perdeu eleitores, o PSD ganhou eleitores. Vamos ficar à espera que o PS do Dr Bragança, juntamente com a sua equipa, consiga dinamizar o emprego ou a captação de investimento como tem feito até agora. Não me levem a mal se eu puxar de uma cadeira e me sentar porque esperar de pé por um rasgo de bom senso e de visão de futuro por parte do PS de Guimarães (salvo raríssimas excepções) é capaz de ser cansativo.

    ResponderEliminar
  7. Filipa3:17 p.m.

    Disse-o aquando da notícia que André Coelho Lima se iria candidatar à CMG, se não me engano numa visita qualquer a Pevidém. Perdoe-me se, não sendo propriamente uma fã, não faço um inventário do que diz. Compreendo, no entanto, que questione.
    A verdade é que muito se comentou esta afirmação entre os pevidenses.

    ResponderEliminar
  8. Cara Filipa:
    Creio que o André deverá encontrar nestes resultados o alento para continuar um caminho que tem todas as condições para o levar a um grande triunfo em 2017.
    A diferença eram 20.000 votos. Agora são 10.000. Com quatro anos de trabalho acredito que em 2017 os vimaranenses dar-lhe-ão a sua opportunidade.
    Pevidém foi,com todo o respeito pelas outras, a vitória mais saborosa. Porque deu cabo do mito de que o PSD não conseguia entrar no eleitorado de esquerda.
    Consegue!
    Caro Anónimo:
    Deixe lá. para abada já basta a da sua idiotice.
    Caro José Paulo:
    estou certo que "Juntos por Guimarães" sob a liderança do André venceremos em 2017.
    Caro Anónimo:
    Importa agora é que cada um faça o trabalho para que foi mandatado. E que o PSD/CDS continuem o seu caminho de construção de uma alternativa

    ResponderEliminar