Páginas

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Valha-nos Deus...

Devo dizer, à laia de introito, que ao contrário da maioria dos vitorianos (e dos academistas em sentido contrário) tenho alguma simpatia pela Académica.
Pese embora a minha "relação" com a "Briosa" ser má!
O primeiro jogo que me lembro de ver do Vitória, fora de casa, foi em Coimbra por volta de 1967 ou 1968.
Ao intervalo estava 1-1 e no final perdemos por 7-1 !!!
Logo aí constatei que ser vitoriano implica algum sofrimento...
Depois ao longo dos anos,e no tempo em frequentei a universidade de Coimbra especialmente,vi bastantes jogos do Vitória naquela cidade.
Não me lembro de lá no estádio alguma vez ter presenciado um triunfo.
Só pela televisão e muito poucos.
Isto para dizer que lamento que o actual estado das relações entre os clubes, e as massas associativas, seja mau por causa do famigerado "caso N'Dinga" ocorrido 25 anos atrás e que já devia estar morto e enterrado.
Até porque construído e alimentado em volta de uma mistificação; a de que a Académica descera devido a esse caso.
Não.
Desceu porque em campo não obteve os pontos necessários a garantir a manutenção.
Foi por tudo isto que soube com surpresa, e indo ao assunto deste post,que os academistas teriam solicitado o empréstimo de Faouzi.
Mas se isso me surpreendeu a resposta do Vitória então faz qualquer vitoriano ficar de boca aberta tal o conteúdo da mesma.
Segundo o sempre bem informado "Guimarães Digital"a recusa vitoriana assentou em dois motivos:
Um merece aplauso e radica no facto de da parte da Académica terem existido vários comportamentos acintosos para com o Vitória de que o preço dos bilhetes para a ultima jornada foi apenas mais um exemplo.
Mas o outro,francamente,é deplorável.
Segundo a fonte vitoriana citada no "Guimarães Digital"( e que prefiro nem supor quem seja...)o outro motivo da recusa foi o Vitória não querer reforçar um...adversário directo !
Como ?
A Académica um adversário directo?
Desde quando?
Que pobreza!
Depois Falamos

25 comentários:

  1. Pedro Dias10:08 p.m.

    wake up and smell the coffee!

    caro luis cirilo

    mas este post é propaganda eleitoral para ir "aquecendo" os adeptos (já esfriados) ou então realmente vive numa realidade bastante distorcida

    ResponderEliminar
  2. José Machado10:45 p.m.

    A Académica, quer queiramos quer não, no actual contexto, ou seja versão 011/012, tem praticamente as mesmas armas que o Vitória.
    Em termos de plantel, acredito que a coisa está "ela por ela", portanto, reconheço que as possibilidades dos dois emblemas esteja muito próximos.
    Logo, e por muito que nos custe, a AAC, luta pelos mesmos objectivos que o Vitória.
    Basta olhar para o desenrolar da 1ª volta da Liga.

    ResponderEliminar
  3. Eu até partilho da tua opinião, LC.
    De facto, considerar a Académica como um adversário directo só demonstra a falta de ambição de quem nos "dirige".
    De qualquer modo, se nos lembrarmos que, não ainda há muito tempo, o Feirense também assim foi considerado, até estamos a melhorar, não é verdade?...

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro:
    Não percebi o teor do seu comentário. Porque não estou em campanha eleitoral nem vivo numa realidade distorcida.
    Caro José Machado:
    Tem razão.
    E o problema é exactamente esse.
    Não o ter razão mas a razão que tem.

    ResponderEliminar
  5. Que me lembre, o último dos dois que desceu de divisão foi o Vitória, Luís.

    Depois, o campeonato ainda não acabou.

    Terceiro: jogas com quem nas meias-finais da Taça, este ano?

    Quarto: dá as voltas que quiseres, mas a Instituição AAC será sempre única e mais antiga.

    Um abraço amigo (e depois falamos...) :)

    ResponderEliminar
  6. Ih, ih, ih, ih! (som de risinho maroto).
    Entendo pouco de futebol -só sei que são 22 atrás da bola- e deploro as fofocas, intrigas e outras coisas, fora de campo.

    Se o Cirilo não tem razão( aqui zangamo-nos sempre): a Académica è a maior, no resto dou-lhe razão. Isto de se ganharem/perderem campeonatos na secretaria é uma vergonha. E mal entendidos de 25 anos, há só uma culpa! O sistema judicial -interno, do futebol, e externo, o da nação- não funciona.

    Aliás não é só no futebol, o país está semi-paralizado por causa do sistema judicial canhoto*.

    *Direito é o CONTRÁRIO de canhoto!

    ResponderEliminar
  7. Caro consócio,

    Em 16 jogos, o Vitória está em 6º e o clube de que fala está em 7º. Um tem 20 pontos e o outro 19. Em golos marcados e sofridos está 22/19 para 18/20.

    Se isto não é ser adversário directo será o quê? O que conta para o presente campeonato são os pontos que nele se conquistarem e não o histórico de classificações passadas.

    Um pouco de realismo e de pés no chão é o minimo que espero de um anunciado candidato à presidência do Vitória.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. A posição do Vitória SC neste ponto, foi a mais correta.
    Esta é a minha opinião.
    Lamento, que no caso do Custódio, a direção do VSC não tenha tido a mesma postura.
    Hoje, considerar a Académica como adversário do VSC é algo que não me faz confusão, porque é a pura e dura realidade que vivemos.
    Entendo onde quer chegar, mas, este ano, estamos para aqui virados.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2:21 p.m.

    Boa tarde, Sr. Luis Cirilo.

    Posso depreender que considera esta Direção, TOFA ELA, pelos actos referidos, uma pobreza, certo?

    Não é que eu discorde, antes pelo contrário, mas andam aí uns rumores que para a sua candidatura que o Sr. foi "pescar" para a sua equipa, um dos elementos lampiões do atual elenco diretivo do VSC.

    Há algum fundo de verdade nestes rumores?

    Agradeço que responde direta e objetivamente, por favor.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2:24 p.m.

    Não era no sentido de manter o anonimato, foi antes precipitação.

    Faltava assinar o post sobre o "recrutamento" de um elemento da atual direção para a sua lista...

    Cumprimentos Vitorianos,
    Amadeu

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1:07 p.m.

    Dr. Cirilo, como Vitoriano atento aos candidatos aconselho-o a deixar-se de populismos baratos a custa de uma guerrilha com a Académica, que em boa verdade a nos Vitorianos nos passa completamente ao lado ! Isso e coisa deles por causa do N'Dinga.
    Objectivamente a Académica e um adversário directo, só o sr. nao consegue ver.
    Se quer fomentar guerrinhas fomente-as com os de lá da Morreira, pessoal que por sinal você até aprecia, admira e segue como exemplo. Comece por deixar de lado essa ideia peregrina de trazer o bracarense assumido e militante Luís Freitas Lobo para dirigir o futebol do nosso clube !
    Também gostava de saber até que ponto e verdade a questão colocada pelo Amadeu sobre o benfiquista. Que se fala por aí...

    ResponderEliminar
  12. Caro Miguel:
    O Vitória de que falo é o do passado e do futuro em que a Académica nunca será adversário directo.
    No presente até o Aves o é.
    Caro Gonçalo:
    Este ano estas na meia final da taça mas ainda não chegaste á final.Ao contrário do que aconteceu ao Vitória na época passada embora à custa de equipas fraquitas.
    Quanto ao resto basta comparares o numero de presenças na I divisão e nas competições europ+eias para constatares que o Vitóra é e sempre será maior que a Académica.
    Cara il:
    Não há desculpa,ainda que pretexto judicial,para justificar o injustificável. A Briosa não é comparável ao Vitória. Somos bem maiores.
    Caro Paulo:
    O que se espera de um candidato à presidência do Vitória é que respeite o passado,entenda o presente e projecte o futuro.
    Mal andaria se olhasse para uma classificação à 17ª jornada de um campeonato e a considerasse como referência fosse para o que fosse.
    Caro Diogo:
    Olhemos para o futuro.
    Caro Amadeu:
    Respondo com todo o gosto.
    Deixando o alerta de que não nomeei nenhum porta voz para falar por mim.
    Não fiz nenhum convite,ainda,para a lista que tenciono apresentar.
    Quando o fizer não convidarei nenhum membro da actual direcção.
    Nem ninguém que não seja 100% vitoriano.
    Acho que mais claro não posso ser.
    Caro Anónimo:
    Ao que o Amadeu perguntei já respondi.
    O resto que pergunta e afirma é de tal forma disparatado que nem respondo.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:33 p.m.

    Obrigado caro LC, fico muito mais descansado. E agradeço a franqueza.

    Desejo muito que as suas palavras se traduzam nos actos que os Vitorianos tanto anseiam.

    Força Vitoriano,
    Força Vitória!

    Como diz o Afonso (http://atetu-afonso.blogspot.com/2012/01/faltam_29.html): Faltam 3 dias, daqui a meia hora faltam 2.

    Estou mesmo ansioso.

    Amadeu

    ResponderEliminar
  14. Caro Amadeu:
    Não tem que agradecer.
    É obrigação minha falar verdade a sócios e adeptos.
    Fá-lo-ei sempre.
    Ainda quem nem sempre as verdades sejam agradáveis.

    ResponderEliminar
  15. Caro Cirilo não conheço o caso que refere. Mas penso que a pendência DEVERIA ter sido resolvida aplicando a lei.
    Não sei se nada foi feito, ou se houve justiça canhota. De qualquer modo o caso -para si, e provavelmente para muitos outros- não foi resolvido, daí a mágoa. E compreendo perfeitamente a sua revolta -embora o caso que me afecta, não fosse no futebol.

    E continuo a pensar que a Briosa é a melhor :) -o preto é a cor do luxo antigo...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo10:23 a.m.

    Caro Cirilo, Valha-nos Deus digo eu. Para surpresa minha acabo de ler no Jogo Oon-line que o Vitória cedeu FAOUZI por empréstimo á Académica até final da época. O que hoje é verdade amanhã é mentira. E pelos vistos outros estão com a guia de marcha. Ao que o nosso clube chegou. O dia 31 de janeiro á amanhã e até hoje o Milo ainda nao apareceu com a "Salvação" financeira para o buraco que ele mesmo criou. Será que a Académica vai pagar 15 milhões pelo empréstimo do marroquino?

    ResponderEliminar
  17. Miguel Pedro11:39 p.m.

    pronto...para o sr. cirilo o que interessa é o troféu assiduidade, porque andou mais vezes na 1ª do que a académica, isso é grandeza de quê? chamo a isso ainda mais incompetência e olhos tapados

    ResponderEliminar
  18. Cara il:
    A mim o que revolta é que passados tantos anos ainda haja gente agarrada aquilo. E inventando falsos motivos para a descida de divisão da Académmica.
    Caro Anónimo:
    A ida de Faouzi para a Académica é um péssimo sinal sobre o real estado das finanças do Vitória.
    Péssimo mesmo!

    ResponderEliminar
  19. Caro Miguel Pedro:
    De facto há um item em que a Académica parece ser imbativel.
    A presunção de alguns dos seus adeptos.
    Acha que ter mais participações na 1ª liga é sinal de incompetência? e de olhos tapados?
    Pelos vistos bom é jogar na 2ª divisão onde a Académica tem de facto um palmarés muito mais rico que o Vitória.
    Bom proveito.
    P.S. Podia falar-lhe de número de sócios,de média de assistências,de ecletismo ou de participações europeias.
    Mas não vale a pena.
    Isso é conversa de primeira.
    E você,pelos vistos,gosta é de segunda.
    Contratem mais Faouzis que pode ser que voltem para o lugar em que você se sente feliz...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5:31 p.m.

    acho que percebo o que o adepto da académica quer dizer...temos mais presenças na 1ª divisão mas a académica ainda consegue ter mais troféus do que nós

    ResponderEliminar
  21. Caro Anónimo:
    Tem uma taça de Portugal ganha em 1939.À 73 anos!
    De resto não há comparação possivel.
    O Vitória é maior e melhor.

    ResponderEliminar
  22. o grande2:33 a.m.

    Tal como o caro LC, também eu recordo os tempos que, pela mão do meu pai, ia a Coimbra ver o Vitoria no Calhabé, com a habitual paragem na Mealhada..
    Esses ainda eram tempos em que o futebol era das famílias, as pessoas eram ± civilizadas e o Vitória era o Vitória.
    Recordo que as relações entre nós e os conimbricenses eram de salutar.

    Mas parece que, por causa de um carimbo que nunca ninguém viu, o mundo mudou.
    Um devaneio de um lunático, que chegou posteriormente a envergonhar Portugal aos comandos da nossa selecção, parece que transformou o VSC na causa de todos os males de uma académica, que ja foi académico, e que sempre beneficiou do facto de ter formado, na sua Universidade, figuras influentes que, com os seus lobies, trouxeram-na de volta à primeira divisão e aí a têm ajudado a manter.

    Não vou discutir grandeza entre os dois clubes, pois não há assunto a discutir. Está claro para quem tenha alguma inteligência e saiba fazer contas. Nem precisam contar com a nossa Supertaça...

    Apercebi-me definitivamente do ódio unilateral que se criou naquele simpático e belo burgo, quando no último jogo que lá vi, a 1/2 final da taça do ano passado, o nosso clube foi apresentado pelo speaker da AAC como "o adversário que vem da cidade espanhola de Guimarães". Tanto mudou o mundo que nem em Coimbra se sabe geografia...nem História...
    Depois falamos...

    ResponderEliminar
  23. Caro Anónimo:
    Subscrevo inteiramente o seu post.
    Realçando o facto de nessa 1/2 final do ano passado tendo estado lá não ter ouvido essas imbecilidades proferidas por um imbecil com a complacência de outros imbecis. Aliás acho que LPFP e FPF tem de regulamentar a actividade dos speakers sob pena de se tornarem(nos casos em que lho permitem)autenticos incentivadores da violência no futebol. São vários os casos conhecidos de limites claramente ultrapassados

    ResponderEliminar
  24. o grande8:17 p.m.

    Olá, LC.
    O post foi assinado como "o grande" e não "Anónimo".
    Não é bem a mesma coisa, já que, desta forma, é possível identificar as minhas intervenções no seu blog, não revelando a identidade que, como disse em anterior intervenção, interessa-me manter devido ao facto de ser jornalista.

    ResponderEliminar
  25. Caro o grande:
    Ok. Entendido

    ResponderEliminar