Páginas

terça-feira, setembro 13, 2011

Patriotismo

Nasci em Guimarães.
No velho hospital da misericórdia virado para o Castelo.
Sou adepto fanático do Vitória Sport Clube e seguidor da selecção nacional de futebol pelos estádios deste país nascido ,como eu,em Guimarães.
Apoio entusiasticamente todas as representações desportivas nacionais independentemente da modalidade e da importância da competição.
Tenho orgulho em ser vimaranense e português.
Pago os meus impostos há mais de trinta anos.
Faço os meus descontos para a segurança social.
Voto em todas as eleições como é meu dever.
Fiz dezasseis meses de serviço militar obrigatório a que não fugi.
Cumpro as leis do meu país.
É essa a minha contribuição para o patriotismo!
Que considero suficiente.
Por isso escusam de me vir com tiradas patrióticas a propósito de competições de futebol em que participam clubes portugueses.
Especialmente um cuja falange de simpatizantes se devia confinar á cidade em que está sediado mas cujo crónico atraso cultural do país leva a ter simpatizantes um pouco por todo o lado.
Que de português,pelo menos a nível de jogadores,não tem quase nada.
Por isso estamos conversados quanto a patriotismo futebolistico.
Sou pelo Vitória e por Portugal.
A partir daí por quem me apetece.
Barcelona, Atlético de Bilbau,Liverpool,Newcastle,Nápoles.
Amanhã,com imenso gosto,pelo Manchester United.
Também em nome de um europeiismo de que não me demito.
Depois Falamos

23 comentários:

  1. Anónimo12:08 a.m.

    Muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:13 a.m.

    Muito bem!
    Não nasci em Guimarães e não vivo em Guimarães há 18 anos.
    As selecções, não tendo jogadores vimaranenses ou vitorianos, nada me dizem.
    Sou UNICAMENTE VITORIANO.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:24 a.m.

    Por mim. não sou tão mauzinho.
    Quero apenas que ganhe o melhor, e de preferência por muitos.

    E já agora que o melhor seja o MU!

    ResponderEliminar
  4. Caro Libertas:
    Eu as selecções apoio independentemente de terem ou não jogadores vitorianos ou nascidos em Guimarães.
    Claro que as naturalizações que estão na moda podem fazer-me repensar isso.
    Porque quero apoiar uma selecção não um escrete.
    Caro Anónimo:
    De acordo

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8:01 a.m.

    Adepto ferrenho do Vitória também torço pelas selecções de Portugal, mas cujas derrotas não me afectam ao contrário das do Vitória. Por Guimarães e Vitória sempre.

    ResponderEliminar
  6. Sic Gloria Transit Mundi8:45 a.m.

    Sou do Vitória e ponto final!

    E o meu patriotismo termina na selecção nacional, seja ela de futebol, voleibol, andebol, atletismo ou chincalhão!

    Para mim, o país começa em Guimarães, na minha cidade, na minha freguesia, na minha rua!
    Tal como diz o cachecol que muitos vitorianos têm "Portugal é Guimarães e o resto são conquistas"!

    Por isso, deixo o patriotismo bacoco para os "paineleiros" da TV...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9:37 a.m.

    isso é que é falar! se todos tivessem esta forma de pensar (como eu aliás!) todo o país estaria bem melhor.

    ResponderEliminar
  8. Muito Bom,

    Viva Portugal

    e afinal MU deve jogar com mais jogadores portugueses que o Benfas

    ResponderEliminar
  9. Se todos apoiassem o clube da sua cidade ou região, de certeza que não iriam existir tantas desigualdades nas equipas do campeonato Português!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12:06 p.m.

    revejo-me totalmente na sua definição de patriotismo.
    É sensata e racional.
    Meter clubes de futebol no patriotismo cheira a bafio, a estado novo e á ditadura salazarista.
    Especialmente se for o benfica que sempre foi o clube do regime ditatorial

    ResponderEliminar
  11. O caldo azedou mesmo. Mas depois de ler umas notícias sobre o jogo -que o Cirilo dizia ser um caso de polícia- tenho de concordar com as queixas dos vitorianos. Caramba, aquilo parecem certos 'sítios' do PSD e do país em geral -é só batota descarada.

    Ninguém ensinou nada quando eles eram pequenos? Outro dia, um filho de amigos fazia batota ao jogo da bisca. E não parava, nada o demovia. Até que lhe dissemos que quem ganhAva a fazer batota, pagava a despesa no café. Ainda tentou dizer que não tinha dinheiro, mas nós fizemos um contrato que o dono do estAbelecimento: punha no rol dos fiados e o 'puto' pagava quando pudesse ir lavar a loiça.
    O Leonardo tem 5 anos e nunca mais fez batota!

    Se existisse um sistema de justiça, os putos mal formados acabavam logo com o chico-espertismo -infelizmente não há controle. Até o BdP deixou 'passar' o BPN e os empréstimos a descobertos da CGD a 'amigos' do regime para assaltarem o BCP. E quem paga? NÓS!

    ResponderEliminar
  12. Completamente de acordo contigo! Não é o facto de ser uma equipa portuguesa a jogar que me fará "torcer" por essa mesma equipa. Eu torço por quem terei mais simpatia. Por isso mesmo, é que, por exemplo, se o Porto jogar contra o Real Madrid, eu puxo pelo Real; se o Sporting jogasse com o Chelsea (coisa difícil, mas pronto...), estaria do lado dos rapazes de azul; e se - nunca se sabe o dia de amanhã! - o Vitória de Guimarães enfrentasse o da Bahía, o meu coração estava do lado de lá do Atlântico. Ah e para que não restem dúvidas: se para ganhar o campeonato o Benfica precisasse de derrotar a Académica, eu ai estaria definitivamente e sem qualquer margem para dúvidas do lado da Briosa! Abraço :-), ZP

    ResponderEliminar
  13. E sobre a selecção, só uma ressalva: desde que o Carlos Queirós não seja o seleccionador...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1:27 p.m.

    É no minimo "sui generis" o seu discurso. O tal clube que o senhor fala, deve estar confinado à sua cidade no que diz respeito a adeptos. Clubes como o MU, LIV., etc, etc, esses, esses já podem ter adeptos ou simpatizantes em Guimarães!
    Curioso,não!!

    ResponderEliminar
  15. A.Simões2:09 p.m.

    Patriotismo,claro por isso apoio o MU,a unica equipe que vai ter Portugueses em campo.

    ResponderEliminar
  16. Caro ANónimo:
    Pelo Vitória sempre sem duvida.
    Mas por Portugal também.
    Caro Sic:
    Ora nem mais.
    Caro Anónimo:
    Pode crer.
    Caro LP:
    Basta um.
    Porque contra o Vitória jogaram com 14 estrangeiros.
    Caro Ricardo:
    100% de acordo.
    Cara Gabriela:
    Foi o clube do regime ditatotrial e continua a ser o do regime democrático.

    ResponderEliminar
  17. Espero que nunca teremos em Portugal clubes « patrioticos » como este ! Isto vem a propósito do ultimo comentário do “blog” 'Gabriela Gomes).


    Armée Patriotique Rwandaise Fotball Club
    Rw anda | Kigali | Date de création 1993
    Informations Générales
    Nom APR FC
    Association -
    Année de Création 1993
    Président Brigadeiro. General Alex Kagame - Presidente da Républica !

    Ville Kigali (Créer Kigali)
    Pays Rwanda
    Web http://www.aprfc.com
    Réseaux sociaux
    E-mail -
    Equipementier Adidas
    Sponsors -

    ResponderEliminar
  18. Cara il:
    A generalização da batota é um problema nacional.
    Só que no futebol nota-se mais por causa do mediatismo que lhe está inerente.
    Caro Zé Paulo:
    Compreendemo-nos bem.
    O que já não é novidade.
    Quanto á selecção estou naturalmente de acordo.
    Caro Anónimo:
    É preciso perceber as ironias ou acha que em Guimarães há adeptos de outro clube que não o Vitória?
    Este "apoio" ao MU é apenas uma demonstração do quanto rejeitamos os esquemas de favorecimento ao SLB de há muitos anos a esta parte.
    Caro A.Simões.
    Exacto.
    Caro Freitas Pereira:
    TAmbém espero que não se chegue a esse extremo. Porque nem AMérico Tomás foi tão longe com o Belenenses.

    ResponderEliminar
  19. Vasto debate, Caro Amigo. Mas tem razão : seria necessário, antes de mais, que todos os jogadores fossem Portugueses, vivam como os Portugueses, paguem impostos em Portugal quando são milionários.

    Mas creio que se existe um desporto apátrida é realmente o futebol. Nacionaliza os jogadores para”fazer mais nacional, mas não é!

    Quando começa a valsa do “mercato” ai se vê o “patriotismo” dos jogadores e dos “mercadores” !

    Quando joguei na Amorosa com a camisola do Sindicato dos Caixeiros (!) ninguém me veio comprar!

    ResponderEliminar
  20. Caro Freitas Pereira:
    Acho que o essencial é dar ao futebol a importância que ele te,m e nada mais.
    Eu adoro ver futebol e adoro o nosso Vitória.
    Mas acho que em Portugal se dá,desde sempre,demasiada importÂncia ao fenómeno talvez por interesse politico.
    Da ditadura e da democracia.
    Por isso não aceito a questão do patriotismo ligado a disputas clubisticas.
    E mesmo nas selecções, com toda esta politica de naturalizações na ânsia de ganhar a qualquer preço,se pode começar a pôr em causa a questão.
    Quanto ao meu amigo não ter sido contratado seguramente foi por os "olheiros"/"mercadores" desse tempo andarem muito distraidos

    ResponderEliminar
  21. Anónimo4:18 p.m.

    eu sou, se possível, 110% vitoriano, torço só pelo Vitória.
    Em jogos nacionais, normalmente gosto que o Benfica perca, o mesmo para Porto e Sporting.

    Mas em jogos internacionais, que raio, um clube português é um clube português, e se esse clube português vencer, faz com que o Vitória, ainda que indiretamente, e por via de jogar na mesma Liga, colha uma pequena parte desses louros.

    Só por isso, e apesar de tudo, preferirei logo a vitória do benfica sobre o Manchester.
    Afinal o Benfica que, bem ou mal, nos venceu, se for esmagado pelo MU, implicará que também o Vitória "é esmagado"

    Se o Benfica vencer, é porque o MU não conseguiu fazer melhor que nós.


    Espero ter explicado o critério que me faz apoiar os clubes portugueses.

    Há uma ressalva claro. Quando digo portugueses, excluo os marroquinos.

    ResponderEliminar
  22. Sou filho de pais emigrantes, nascido e criado em terras de hostilidade racial, como tal tenho um sentimento diferente do significado "Patriotismo" que os restantes Vitorianos.

    Não moro em Guimarães, nem sequer lá trabalho, por isso mesmo o significado "Vitoriano" tem para mim o mesmo sentimento de "Patriotismo" que tinha em moço pequeno.

    Infelizmente o sentimento de "Patriotismo" no Futebol vem sendo alterado devido a questões puramente economicistas e com isso se subverte o proprio dialecto e identidade.

    Julgo que é necessario que quem manda no futebol acabar com tais pecados, porque se continuar assim veremos a formação dos clubes a serem originários de mil e um países e como consequencia as selecções serem mais parecidas com uma Cimeira da ONU ou NATO.

    ResponderEliminar
  23. Caro Anónimo:
    Compreendo o seu ponto de vista.
    Mas a verdade é que não consigo ver o "meu" Vitória ser escandalosamente roubado na LUz e três dias depois ainda desejar que o receptador do roubo(três pontos)ganhe a outro adversário.
    Sinceramente acho que o patriotismo devemos guardá-lo para coisas mais sérias que o futebol português.
    Caro Afonso:
    Estou de acordo.
    E acho que a FPF e a LPFP(porque não o próprio governo?)deviam tomar sérias medidas nessa matéria.
    Sabendo,sem ingenuidades,que há muitaq gente nos clubes que gosta das coisas assim por causa das famigeradas comissões.
    O ponto a que isto cheou leva a que o Benfica,que durante muitos anos só teve jogadores portugueses,tenha alinhado com onze estrangeiros no jogo com o Vitória.
    E depois ainda entraram mais três.

    ResponderEliminar